De acordo com estudos que atestam a evolução de cloud computing nos últimos anos, a nuvem já era uma tendência cada vez mais aderida pelas empresas.
Tanto que especialistas, mesmo antes do cenário atual, provocado pela Covid-19, já afirmavam que organizações que ainda não haviam aderido a esses recursos, precisariam fazê-lo por uma questão de sobrevivência.
No entanto, os recentes acontecimentos inaugurados em meio à pandemia aceleraram esse ritmo de migração para cloud em muitas empresas.
As normas de distanciamento impostas para evitar o contágio, levou as empresas a intensificarem suas estratégias digitais, bem como usar o trabalho remoto para manter as atividades organizacionais em funcionamento e garantir a sobrevivência da companhia – sobre esse tema, leia artigo que mostra como manter a rede segura mesmo em home office.
É inegável que, nesse momento, a tecnologia em nuvem e todas as suas facilidades – como o compartilhamento e acesso a arquivos remotamente – são imprescindíveis às organizações que desejam se manter competitivas no mercado, superando os desafios do momento atual.
Mas, é essencial que os recursos sejam utilizados de modo adequado às necessidades de cada organização. Por isso, se a sua empresa optou por uma migração para cloud sem efetuar o devido planejamento ou se você deseja certificar-se de estar adotando a melhor estratégia em cloud para sua companhia, saiba o que deve ser feito para aproveitar ao máximo as facilidades da nuvem.

Passo a passo para o sucesso na migração para cloud

Aproveitar serviços online e adaptar seu negócio aproveitando a migração para nuvem são questões diferentes, isso porque reunir a equipe de trabalho em uma conferência por vídeo, por exemplo, não significa tirar todo o proveito que a computação em nuvem tem a oferecer.
É preciso planejar para que os investimentos em uma estrutura em nuvem possam trazer os resultados desejados, entre eles maior produtividade e economia. Aliás, segundo estudo, 61% das empresas que buscam a migração para cloud, optam por essa tecnologia exatamente em função da economia que ela vai gerar para seu negócio.
Veja no passo a passo a seguir como aperfeiçoar sua migração para cloud, garantindo as facilidades que seu negócio precisa, hoje e sempre!

1. Faça um planejamento!

A migração de sucesso começa com um planejamento prévio e, nesse quesito, contar com o suporte de profissionais especializados é um grande diferencial para a migração para cloud.
Vale lembrar que uma empresa especializada trabalha com esse serviço diariamente, estando totalmente atualizada em relação às melhores soluções – bem diferente de quem só precisa pensar no assunto esporadicamente.

2. Salve seus dados

Dados corrompidos representam um grande temor para as empresas e há motivos para isso. Perder dados pessoais ou sigilosos, pode significar perda de negócios, complicações legais, problemas com a imagem da companhia e, em casos mais extremos, até mesmo gerar fechamento de empresas.
Por isso, recorrer ao backup em nuvem e salvar os dados em outra plataforma é o mais aconselhável durante a migração para cloud. Dessa forma, é possível preservar as informações em outro repositório, garantindo que estarão a salvo caso algum problema aconteça durante o processo.

3. Tome ciência do processo

É fundamental ter uma ideia da duração completa do processo e também dos estágios da migração para cloud.
Dos primeiros testes, à migração, passando pelo controle dos dados e pelo acompanhamento geral, o processo demanda um certo tempo. Por isso, planeje com antecedência para garantir que as demandas da empresa não sejam afetadas pela demora na migração.
Aqui, novamente, contar com profissionais capacitados é um grande diferencial, não só na organização, como na execução de todo o processo de migração. Com base na experiência, profissionais experientes podem, inclusive, diminuir o tempo de migração fazendo adaptações que não comprometam a qualidade do trabalho e dos resultados obtidos.
Além disso, poderão lhe dar uma estimativa com razoável precisão de todo o tempo que envolverá a migração para cloud.

Dicas extras para a migração para cloud

A migração para cloud, exige algumas providências importantes para evitar problemas. A primeira delas é o treinamento da equipe para que todos possam acessar dados sem comprometer a produtividade e segurança digital.
Além desse cuidado, é essencial:
  • Saiba o que deve ficar para trás, já que nem todos os aplicativos podem ou devem ser incluídos na migração;
  • Priorize a interação, começando pelos aplicativos mais importantes ao negócio. Assim será possível melhorar a produtividade e eficiência, sem abrir mão da proteção digital;
  • Verifique sua conexão porque acesso lento é um grande obstáculo à migração para cloud;
  • Teste e prossiga, migrando os dados e testando – um departamento de cada vez.
Muitas empresas foram forçadas a uma migração para cloud de uma hora para outra, talvez sem efetuar o planejamento necessário que levará a benefícios como redução de custos e maior produtividade – ou mesmo, precisam ter certeza de estar utilizando todo o potencial que a nuvem tem a oferecer, garantindo o melhor retorno possível ao seu investimento.

Seja qual for o caso de sua organização, conte com a ADTsys e sua equipe de especialistas em cloud para obter mais segurança, eficácia e economia à sua empresa. Fale com o nosso time e saiba como podemos te ajudar.