Porque DevOps: Conceito ganhando espaço:

Como já falamos em outros textos aqui no blog, DevOps é a fusão de duas práticas – o desenvolvimento e a operação. 

Cada vez mais difundido no setor de TI, o Conceito DevOps vem ganhando espaço ao passo que as empresas buscam cada vez mais ampliar a produtividade e eficiência – sem perder a qualidade. 

Apostar na cultura DevOps é facilitar também a colaboração e a integração entre diferentes setores do time ou da empresa. Dessa forma, é possível encurtar os tempos de produção e entregar resultados cada vez melhores de modo mais ágil. 

Acompanhe e saiba porque esse conceito vem conquistando as organizações que desejam melhores resultados, colocando o Brasil entre os países que mais adotam essa prática. 

Afinal, do que se trata o DevOps? 

O mundo em constante transformação, sobretudo aplicado ao setor de TI, exige dos profissionais uma capacidade de adaptação e renovação constante para encarar os desafios. 

Nesse contexto, DevOps pressupõe um conjunto de práticas que incentiva a integração contínua entre os setores de desenvolvimento e operação na criação de softwares. A ideia é simples, mas de execução complexa quando tratamos de pessoas. 

Mas o que mudou com o surgimento dessa metodologia cujo termo vem da união de parte das palavras em inglês Development e Operations? 

Basicamente, as equipes de operação e desenvolvimento deverão colaborar mutuamente, conquistando flexibilidade na execução de tarefas e maior disponibilidade da empresa em cumprir as demandas do mercado. 

Na época do pensamento ágil, o DevOps representa uma grande ruptura com os métodos tradicionais de encarar as demandas do setor de TI. Mas renovar é sinônimo de oferecer maior gama de serviços e manter a empresa competitiva frente ao mercado. 

DevOps estimula o trabalho cooperativo 

Esqueça a ideia ultrapassada sobre corporativismo. Hoje, o cooperativismo importa mais! Sobretudo quando falamos a respeito do DevOps 

Para que esse tipo de metodologia funcione, é imprescindível que diferentes setores da empresa atuem em colaboração e que haja uma mudança de cultura que privilegie o trabalho em equipe e colaboração interpessoal. 

Tanto na forma como os colaboradores encaram o processo, quanto das próprias pessoas a encararem os desafios considerando uma maior integração e colaboração, permitindo construir grandes projetos em comunhão com o outro. Isto é DevOps! 

Defina um objetivo comum e conclame a todos para trabalharem em prol dessa conquista. Seja transparente e horizontal ao expor metas e reflexões, incentivando todos a trabalharem em favor de um bem comum. 

Não pense que porque a automação é essencial no DevOps que o fator humano passa a ser menos importante. Pelo contrário. Quem toma decisões ainda são os profissionais. 

Como implementar DevOps em sua empresa 

Pensar na estruturação da metodologia DevOps exige, além de planejamento, tecnologia e boas ferramentas, uma mudança de mindset organizacional – como já falamos. 

Colocar todos os colaboradores e participantes do processo na mesma sintonia é um desafio imenso, por isso, abaixo vamos pontuar algumas dicas que podem ajudar a utilizar DevOps nas empresas. 

  1. Estabeleça um plano a longo prazo
    Aqui você deve pensar em como a equipe vai atuar durante os próximos 12 a 18 meses. 
  1. Analise seus processos atuais de trabalho
    Peça ajuda da equipe para examinar possíveis falhas e riscos.  
  1. Convoque a participação de todos! 
    Como os processos poderiam ser melhorados? O que deixamos a desejar enquanto conjunto? Diferentes pontos de vista importam muito nessa hora!  
  1. Descubra quem, dentre os colaboradores, está disposto a desenvolver novas habilidades e encarar desafios. 
  1. Incentive o intercâmbio entre as equipes
    Profissionais multifuncionais podem estar em diferentes partes da operação focados em aprimorar os resultados. 
  1. Estimule uma rotina de aprendizado e prática sempre que aplicar um programa de treinamento dentro da empresa, seja com os envolvidos em DevOps ou não. 

DevOps colabora para o sucesso de sua empresa 

cultura DevOps traz diversos benefícios a todo o processo, colaborando para que a organização atinja suas metas, tenha melhores resultados, aumente seus lucros e até reforce a imagem positiva da marca no mercado. Acompanhe 

Não menos importante é a otimização de tempo. Menos tempo com retrabalho e correções significa mais tempo para aplicar em estudos e novos projetos, beneficiando toda a empresa e os próprios colaboradores! 

  1. Maior eficiência

A maior colaboração, e o foco nos processos de trabalho, permite pescar inconsistências e erros ainda na fase de produção, diminuindo a margem de erros do produto final. Também proporciona menores taxas de retrabalho, menor índice de falhas, maior capacidade de implantação de sistemas e diminuição do tempo de execução dos processos, elevando o nível de desempenho de TI – em outras palavras, eleva o desempenho! 

  1. Acelera o processo de inovação

O intercâmbio entre diferentes áreas, bem como a somatória de pontos de vista, tende a criar um processo de criação rico e complexo – ambiente propício para inovação. Assim, o Conceito DevOps vem ganhando espaço pois favorece a colocação de novos produtos no mercado com eficácia e rapidez, diminui a incidência de falhas em lançamentos, enxuga prazos para executar correções e outras conveniências. 

  1. Melhor comunicação e cooperação

Promove integração entre as equipes ajudando a aprimorar capacidades interpessoais e, outro ponto importante, pessoas que trabalham com metodologia DevOps têm o dobro de chances de recomendar a empresa para outra pessoa trabalhar – é a imagem da empresa reforçada! 

  1. Redução de Custos

Menos erros, entrega respeitando os prazos e planejamento cumprido! Isso tudo é sinal de redução de custos – uma das maiores buscas das empresas atualmente. 

ADTsys oferece DevOps sob demanda 

Na ADTsys, o DevOps é visto como uma mudança de cultura! 

Aproveitamos as melhores tecnologias do mercado para oferecer às empresas um serviço feito para atender sua demanda – sem abrir mão de uma entrega ágil, eficiente e automatizada!  

Nosso serviço de DevOps dá conta de automatizar tudo que uma equipe inteira levaria horas para fazer. Fazemos suporte à parametrização de aplicações, utilização de repositórios e os melhores recursos. 

Para citar algumas vantagens desse serviço, destacamos que a infraestrutura ganha em agilidade e eficiência, com implementação de novos ambientes ágil, permitindo fazer mais, em menor tempo e com menos pessoas envolvidas. 

Enquanto isso, o desenvolvimento pode criar APPs mais rápidos e seguros, efetuar testes e ter feedbacks ágeis em todas as fases. 

Temos como premissa agilizar e facilitar o trabalho de DevOps, desenvolvendo pacotes de serviço personalizados dependendo da necessidade de cada empresa.  

Entre em contato com nossos especialistas e saiba como usar o DevOps para a evolução de seus negócios: 

 

FALAR COM ESPECIALISTAS EM DEVOPS