Como facilitar a gestão de TI com a orquestração em nuvem?


Como facilitar a gestão de TI com a orquestração em nuvem? À medida que as organizações empregam cada vez mais estratégias com multicloud, os requisitos de gerenciamento só se tornam mais complexos – o que torna a orquestração em nuvem algo essencial.

Afinal, trabalhar com várias nuvens faz sentido nos negócios por vários motivos:

  • Serviços específicos por carga de trabalho;
  • Melhoria na redundância e na disponibilidade de dados;
  • Reduz riscos quando se trata com um único fornecedor de cloud.

Contar com uma orquestração em nuvem pode amplificar esses benefícios para sua empresa. Como um componente natural das implantações de TI híbridas, a orquestração multicloud permite que as organizações explorem os benefícios exclusivos oferecidos pelas nuvens privadas, públicas e comunitárias, evitando os aspectos negativos de cada uma delas.

Entenda melhor a importância da orquestração em nuvem e descubra os itens essenciais para contar com uma plataforma eficaz entenda como facilitar a gestão de TI com a orquestração em nuvem a seguir.

Itens essenciais para encontrar a plataforma certa de orquestração em nuvem

Existem inúmeros fatores a serem considerados para uma implantação bem-sucedida de ambientes com várias nuvens.

Fazer parcerias com provedores de serviços em nuvem líderes do setor ajuda a garantir uma implantação otimizada – mas contar com uma plataforma de orquestração em nuvem é a chave do sucesso.

Ao escolher a plataforma que melhor atende à sua empresa, observe os seguintes pontos:

Painel simplificado

Uma plataforma eficaz de orquestração em nuvem deve oferecer uma abordagem prática para gerenciar um ambiente com várias nuvens. Algoritmos de aprendizado de máquina e recursos de orquestração de contêiner podem contribuir para criar uma solução que garante o gerenciamento de um único painel em todas as instâncias de nuvem pública, privada e híbrida.

Visualização completa

O painel da plataforma deve ainda permitir que os administradores visualizem todos os sistemas de TI, bancos de dados e todo o inventário de pilha de aplicativos em todos os servidores em uma única tela.

Dessa forma sua empresa conta com visibilidade total da capacidade de operação, uso, custo, usuários e muito mais.

Economia

Cada vez mais o gerenciamento da infraestrutura de TI tem apostado em estratégias com várias nuvens – o que certamente implica no aumento no volume de investimentos no setor.

Mas quando sua empresa conta com uma integração completa e controle abrangente de todas as instâncias da nuvem, isso ajuda a aliviar a complexidade – e os custos, em tempo e dinheiro – do gerenciamento de um ambiente com várias nuvens.

Padronização de políticas

A orquestração em nuvem através de uma plataforma também fornece a capacidade de padronizar políticas em nuvens híbridas, eliminando a necessidade de escrever scripts específicos para cada nuvem.

Recursos de aprendizado de máquina permitem ainda que os administradores eliminem facilmente instâncias não usadas, movam cargas de trabalho para nuvens de custo mais baixo, ajustem a memória ou a alocação de capacidade e até criem programações de energia para controlar os custos de forma mais eficiente.

Antecipação e correção de problemas

As plataformas de orquestração em nuvem permitem encontrar e corrigir problemas em VMs e contêineres em um número mais amplo de nuvens locais e públicas.

Além disso, os usuários podem mapear facilmente as cargas de trabalho para a infraestrutura certa.

Segurança

Simplificar a segurança e a conformidade normativa em várias instâncias de nuvem é uma das grandes vantagens de contar com uma plataforma de orquestração em nuvem.

Cada instância de nuvem provisionada pode contar com logs de sistema, banco de dados e aplicativos que permitem que os administradores analisem e solucionem problemas quase em tempo real.

ROI e impacto nos negócios da orquestração em nuvem

Durante a interrupção da AWS, que durou quatro horas, uma empresa que monitora problemas de desempenho da Internet em todo o mundo apontou que 54 dos 100 maiores varejistas da Internet foram impactados com uma queda de 20% no desempenho. Um dos grandes prejudicados aqui no Brasil foi o Mercado Livre.

Mas empresas cujos sites contavam com fornecedores diversos serviços de nuvem – como Apple e Walmart – conseguiram manter suas operações com relativa tranquilidade.

Desde então, muitas empresas têm apostado numa abordagem multicloud para evitar a perda de dados e o tempo de inatividade, além de buscar suporte a aplicativos diferentes – e resilientes.

Esse episódio é um bom exemplo da importância de contar com uma plataforma de orquestração de nuvem robusta e confiável, como o CloudHit. Ele proporciona a oportunidade de coordenar diversas soluções em uma plataforma única. A plataforma orquestra seus ambientes para facilitar a gestão de nuvens múltiplas de sua empresa.

Agora você já sabe como facilitar a gestão de TI com a orquestração em nuvem.


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…