Veja 4 razões para usar o backup na nuvem como serviço


A pandemia, provocada pelo novo Coronavírus, fez com que o trabalho remoto, que já despontava como tendência ou solução para algumas organizações, fosse uma nova praxe para driblar os efeitos do isolamento e adaptar uma nova rotina profissional.

Diante da necessidade e implantação do trabalho remoto, cada indivíduo tornou-se uma célula separada da empresa. E com múltiplos acessos a documentos, a partir de diferentes computadores, em diferentes localizações, tornou-se imprescindível a criação de um acervo de dados em servidores virtuais. 

A computação em nuvem, especialmente, foi uma tecnologia muito impactada por esse momento social que vivemos. Tanto que prognósticos de especialistas apontam que, nos próximos anos, a maior parte das operações de grandes empresas que conhecemos hoje seja definitivamente amparada por esse tipo de serviço.

E por uma questão de praticidade e segurança, o backup em nuvem precisou ser incorporado por muitas empresas. Mesmo porque, ao lado das muitas facilidades, o novo comportamento de trabalho, que leva as empresas para dentro das residências de seus colaboradores, pode favorecer novas ameaças.

Pela importância desse serviço, neste artigo vamos enumerar cinco razões principais para contar com o backup em nuvem como um serviço útil para sua empresa. Siga na leitura!

 

  1. Backup em nuvem pode ser solução contra ameaças

 

Uma avaliação do SecDev Group, que já reportamos aqui em nosso blog, mostrou que a ocorrência de ataques cibernéticos aumentou mais de 400% no último mês de fevereiro, estando esse aumento associado à pandemia do novo coronavírus.

Mais usuários na rede, novos negócios se formando e uma economia digital ainda mais fortalecida foram fatores bastante atraentes para a prática de crimes cibernéticos como invasões, sequestro de dados, entre outros.

A prática do home office sem a segurança adequada é um dos fatores que pode resultar em uma maior exposição. Por isso o backup em nuvem é uma medida que todos os usuários devem tomar, independente de estarem trabalhando com acesso a documentos em rede ou no próprio computador.

 

  1. Migração de dados pode representar redução de custos

 

Migrar seus dados e ativos pessoais para nuvem pode representar uma grande redução de custos a médio e longo prazo. 

Ainda que possa representar um investimento inicial para a empresa, a computação em nuvem como mecanismo de segurança proporciona uma redução contínua de gastos, seja em providências atreladas à TI ou na correção de problemas e acontecimentos – que são reduzidos drasticamente a partir da adoção da nuvem, aliás.

 

  1. Estratégia e Facilidade

 

Com a automatização do backup de dados, diretamente ligado à nuvem, a empresa pode definir novos focos estratégicos, tirando do radar maiores preocupações com relação à segurança das informações.

Além do armazenamento seguro, o backup em nuvem também traz facilidade no acesso a esses dados, já que o acervo fica resguardado – e pode ser consultado mediante senha e login particulares.

 

  1. Serviço democrático em prol da segurança

 

Já ficou comprovado que a computação em nuvem é um serviço democrático, uma vez que não é útil e aplicável apenas a grandes empresas, que possuem uma mega logística de operação.  

Além do mais, não existe nenhum setor que possa abrir mão dos benefícios gerado pelo uso de ferramentas tecnológicas, como a nuvem – o setor de saúde, vale destacar, vem usando tecnologias para combater a Covid-19 com sucesso! E, exatamente por isso, nenhum tipo de organização está fora da mira dos cibercriminosos!

Mas a nuvem é um recurso que também pode ser usado por qualquer pessoa ou indivíduo. Todos merecem – e devem – aproveitar os benefícios da computação em nuvem!

As vantagens do cloud computing são inúmeras e toda organização que deseja alavancar seus negócios, deve priorizar a adoção dessa tecnologia que combina muito com o novo normal, surgido após a crise do novo coronavírus. 

Contudo, realizar a gestão e a operação desses serviços em nuvem, incluindo o backup na nuvem, requer uma bagagem agregada. Por isso, contar com profissionais especializados é garantia de sucesso.

 

A ADTsys oferece projetos sob medida visando ampliar a proteção dos dados organizacionais, sobretudo de empresas que acreditam no potencial do digital como vetor de transformação de um negócio. 

Quer conhecer mais e saber como o backup na nuvem pode agregar valor à sua empresa? Fale com nossos especialistas agora mesmo!


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…