Qual o impacto da Covid-19 no mercado de computação em nuvem?


 

 

 

 

 

 

O Impacto da Covid-19 na computação em nuvem: Mesmo antes da instauração da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o trabalho remoto já vinha sendo adotado em muitas organizações que aproveitavam as facilidades tecnológicas, especialmente a computação em nuvem, para experimentações que mantivessem a produtividade e, ainda, pudessem oferecer aos colaboradores benefícios – como evitar locomoção entre sua casa e o trabalho.

Com a Covid-19, essa lógica, que era explorada ocasionalmente por algumas organizações, virou a nova etiqueta de trabalho para grande parte das companhias, já que o isolamento social é a principal recomendação contra a propagação do vírus.

Essa mudança vem gerando impacto na computação em nuvem e neste artigo vamos apresentar os principais pontos nesse sentido, de acordo com o relatório da MarketsandMarkets, recentemente divulgado. Siga na leitura e descubra!

Impacto da Covid-19 na computação em nuvem: Superando o desafio do Home Office com cloud computing

Muitas empresas tiveram que “desligar” temporariamente suas sedes e passar a organizar o trabalho à distância. Essa atuação em home office exigiu uma nova postura e cuidados para garantir acesso aos dados necessários para execução das tarefas à distância, bem como lidar com a troca de informações na rede, sem abrir mão da proteção digital.

E como garantir a eficácia do trabalho  e a qualidade das construções coletivas em tempos de home office, considerando que boa parte das demandas nas empresas continua exigindo um trabalho em equipe, mesmo com cada um na sua casa?

Novamente as ferramentas proporcionadas pelo uso de cloud computing têm se mostrado essenciais. Podemos destacar, nesse sentido, os serviços de videoconferência e soluções que permitem assinatura de documentos remotamente ou que colaboradores salvem e transfiram arquivos para a equipe espalhada em várias localizações.

 

Impacto da Covid-19 na computação em nuvem

É inegável que a quarentena provocada pelo novo coronavírus fortaleceu a internet de modo geral, e em especial a computação em nuvem.

Mais do que nunca, as pessoas dependem do acesso virtual para trabalhar, estudar e manter relacionamentos. Ele também tem sido essencial para obter itens necessários para o dia a dia, para o entretenimento e para informação – por isso, é essencial a proteção digital que evita ataques cibernéticos.

Obviamente, essa nova ordem vem gerando impacto na computação em nuvem e a  MarketsandMarkets realizou um estudo para entender melhor esse fato e orientar as organizações para os passos futuros.

De acordo com esse levantamento, empresas que já difundiam o conceito de cloud computing saíram na frente neste novo cenário de adaptação. E, graças à tecnologia em nuvem, têm conseguido minimizar os efeitos da retração da economia nos negócios. 

O estudo ainda preconiza que, nos próximos três anos, a totalidade da mão de obra das empresas esteja envolvida por esse cenário digital. Aplicativos de vídeo conferência como Zoom ou Skype, e até mesmo o Drive e o Dropbox, para compartilhamento de arquivos, serão a nova praxe, permitindo integração de equipes que atuam em locais diversos.

O aumento vertiginoso de usuários na rede, ainda segundo o estudo, aumenta a demanda por soluções digitais, como vendas através de e-commerces, ou cursos e aulas via streaming – transmissão digital. Até as escolas, que sempre apostaram no discurso presencial, viram-se obrigadas a optar por uma nova realidade para seguir lecionando.

O relatório acredita que não será apenas durante a pandemia que o panorama de trabalho se manterá digitalizado. Daqui para frente, muitas empresas poderão optar por esse modelo, seja para reduzir custos diante de um iminente período de recessão da economia ou ir em busca de uma nova organização do trabalho.

É evidente que estamos diante de uma alteração profunda em nossa rotina pessoal e organizacional onde a tecnologia, em especial a computação em nuvem, tem papel fundamental e precisa ser bem planejada para oferecer os melhores resultados e levar à redução de custos.

Em muitos casos, no entanto, a migração para nuvem pode ser um desafio para a empresa, tanto pelos custos envolvidos nessa decisão quanto pela necessidade de ter um planejamento personalizado que atenda as necessidades de cada negócio.

Tendo tudo isso em vista, contar com mão de obra especializada nesse momento é fundamental para realizar a migração de forma segura, eficiente e sem gastos excessivos. 

A ADTsys conta com uma equipe de profissionais qualificados que vai ajudar sua empresa a utilizar todo o potencial da computação nuvem, preservando a segurança digital e sem desperdício de recursos. 

 

Converse com nossos especialistas e descubra a melhor forma de manter sua empresa em funcionamento, mesmo em períodos complexos.

FALAR COM ESPECIALISTAS


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…