ADTsys participa de webinar sobre plataformas em nuvem


O webinar Escolhendo Plataformas em Nuvem foi o terceiro de uma série de eventos voltados a discutir os desafios da implantação de cloud computing. E a ADTsys marcou presença – saiba mais!

 

acessar

Atuando no mercado da computação há mais de dez anos, antes mesmo dos grandes players do mercado de cloud entrarem no país, a ADTsys foi uma das empresas que participou do webinar “Escolhendo plataformas em nuvem”.

Organizado pela ASSERTI (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação), o bate-papo ocorreu virtualmente em live transmitida no Youtube. Com a presença de grandes profissionais e empresas do setor, a participação da ADTsys, representada por seu CEO, Pascoal Baldasso, que compartilhou sua experiência com os participantes.

Acompanhe os principais tópicos abordados pelo CEO da ADTsys no webinar e saiba como as plataformas em nuvem podem alavancar sua empresa, quando bem planejada e implementada.

 Cloud: simplesmente essencial 

Independente de porte e segmento, toda empresa precisa adotar o cloud computing – mais do que necessidade, é uma questão de sobrevivência. Trata-se de um mercado em expansão já que, segundo a Gartner, cerca de 80% dos sistemas legados – os mais pesados, como os de instituições financeiras – ainda precisam efetivar essa migração.

Segundo Pascoal Baldasso, CEO da ADTsys, quando uma empresa manifesta o desejo de migrar para a nuvem, antes de mais nada, deve refletir sobre seus objetivos no futuro porque ter clareza desse fator é fundamental no decorrer de todo o processo. Dessa forma, é possível fazer um planejamento que comporte suas metas e possa ser executado sem atropelos.

Na ADTsys sempre partimos de uma provocação para saber o que as empresas têm como objetivo ao ir para a cloud. Quando a empresa nos dá essa resposta, isso muda todo o conceito de projeto. De como prestamos o serviço, da escolha do provedor, e outros aspectos ligados até mesmo à arquitetura”, comentou.

Outro ponto destacado no webinar é sobre o peso da computação em nuvem para a companhia. Para algumas é sobrevivência – ou migra para cloud ou fecha as portas -, para outras é uma estratégia pensada para médio ou longo prazo ou, ainda, é um recurso importante para atingir novos mercados, por exemplo. 

Ao buscar as melhores escolhas para trabalhar em nuvem, é preciso se atentar para ver se os prestadores de serviços de nuvem estão alinhados às propostas de valor da empresa. O que é possível, de fato, agregar ao negócio do cliente? Essas respostas precisam de respostas!

Custos em cloud, uma equação complexa – mas possível!

A tecnologia existe e é capaz de gerar soluções para praticamente todos os itens de uma negócio. Contudo, assim como o desempenho da nuvem, o custo é um fator que precisa ser bem avaliado, mas não é impeditivo para nenhuma organização abrir mão desse recurso.

Baldasso afirma que existem vários caminhos para a nuvem e cada empresa precisa construir o seu, conforme seu modelo de negócio, suas necessidades e objetivos – o que impactará diretamente no custo.

Para exemplificar, uma empresa pode migrar 80% de seu sistema para nuvem, deixando os 20% fora do pacote da migração. Esse modelo híbrido, feito por profissionais, consegue tirar o máximo dos recursos e a melhor relação custo-benefício da nuvem e da estrutura convencional.

Como consequência, há uma redução inteligente de custos, sem afetar a qualidade da operação da empresa. Por isso, Baldasso aposta no mercado híbrido como modelo para acomodar e comportar as tecnologias e necessidades estratégicas do negócio.

O desafio de preparar profissionais para cloud

Um dos questionamentos dos internautas foi sobre o nível de preparo dos profissionais de tecnologia para atuar na computação em nuvem. O CEO da ADTsys acredita que as universidades não consegue preparar profissionais com nível de conhecimento necessário.

Em número reduzido, profissionais já preparados costumam estar empregados em grandes companhias e ligados a projetos de longa duração. Ou seja, há falta desses colaboradores.

A forma que a ADTsys encontrou para superar esse obstáculo é formar os profissionais que tenham capacidade para programar, que conheçam muito bem a estrutura e que estejam aptos a fazer a interação entre infraestrutura e desenvolvimento – o famoso DevOps, que equilibra o processo e melhora os resultados em nuvem.

Segundo Pascoal, ao longo de sua existência, a ADTsys já preparou mais de 200 profissionais com esse perfil, o que tem sido essencial para atender seus clientes com a qualidade desejada, agregando valor ao negócio.

ADTsys, excelência em computação em nuvem

Atualmente, empresas que estão dedicadas à transformação digital, invariavelmente, estão muito próximas de fazerem isso em cloud. No entanto, a questão não é quais os players que fazem isso bem no mercado, mas sim quais os proveitos que se pode tirar desta ou daquela alternativa.

Em resumo, a cloud pode significar inúmeros benefícios à empresa. Desde uma maior agilidade na análise de dados, com um BI automatizado e inteligente, até a busca por maior segurança em um provedor de nuvem, ou escalabilidade para o sistema como um todo.

Mas ter clareza dos objetivos facilita – e muito – o cumprimento da jornada de migração para a nuvem. “Toda empresa consegue migrar para cloud se ela tiver isso como desejo ou como meta de negócio”, avalia Baldasso.

E, claro, é preciso contar com uma empresa especializada em computação em nuvem, capaz de orientar adequadamente quanto ao projeto ideal em nuvem para cada realidade corporativa – do planejamento à gestão eficiente. Assim, além da qualidade desejada, será possível um investimento inteligente em nuvem.

Confira na íntegra o webinar.

acessar

E, para saber mais sobre migração em nuvem com qualidade e redução de custos, fale com os especialistas da ADTsys.


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…