Doze recomendações para melhorar o desempenho da nuvem


 

 

 

 

 

 

Então sua empresa decidiu finalmente usar “a nuvem” para aproveitar todas as suas vantagens? Esse é um passo que certamente lhe permitirá diminuir custos e aproveitar características como a elasticidade da capacidade de processamento e armazenamento, bem como dos aplicativos Confira 12 recomendações para melhorar o desempenho da nuvem.

Mais do que uma tendência, trabalhar na nuvem potencializará a inovação e a colaboração na sua empresa e, além disso, lhe proporcionará a capacidade de atender à demanda gerada pelo aumento do número de dispositivos conectados, já que a nuvem permite às empresas aumentar ou diminuir a capacidade dos seus serviços com rapidez para contemplar as condições variáveis do mercado.

Outro motivo para mudar para a nuvem é que essa mudança pode ser feita em pouco tempo, pois, em vez de montar toda a infraestrutura necessária para as suas operações, você precisa apenas escolher a empresa e pagar pelo serviço.

Vamos a 12 Recomendações para melhorar o desempenho da nuvem:

Tendências de adoção da nuvem

De acordo com estudo realizado pela Intel Security com 1,2 mil tomadores de decisões, a migração para a nuvem é uma jornada vista como uma das principais dificuldades e prioridades.

O estudo mostra que 80% dos orçamentos de TI serão destinados à computação na nuvem e aos serviços incluídos; os tomadores de decisões devem escolher entre 43 serviços na nuvem que são utilizados, em média. Além disso, 79% das empresas planejam investir em Segurança como Serviço.

Além disso, 40% dos entrevistados já processam ou armazenam dados sigilosos na nuvem. E 72% deles indicam que o cumprimento das políticas de segurança dos dispositivos para a nuvem é sua maior preocupação e muitos mencionam a ausência de visibilidade como seu maior problema operacional.

Sugestões para que sua migração para a nuvem seja segura

Acreditamos que assuntos semelhantes aos levantados na pesquisa tiram o sossego dos tomadores de decisão e, por isso, apresentamos algumas orientações de segurança que, sem dúvida, serão muito úteis:

  1. Entenda quais sistemas e aplicativos estão presentes no seu ambiente.
  2. Mantenha as redes e sistemas/aplicativos seguros, configurados, com as correções de segurança instaladas e atualizadas.
  3. Instale defesas contra malware e outras ameaças.
  4. Mantenha a visibilidade do que está acontecendo ao seu redor.
  5. Inclua informação contra ameaças e outras defesas contra ataques previstos.
  6. Mantenha-se pronto para reagir rapidamente quando for necessário.
  7. Inclua a orquestração de políticas em todos os seus sistemas e administre-as para garantir o cumprimento das leis e normas.

Recomendações para melhorar o desempenho da nuvem

Usar a computação em nuvem é, atualmente, uma vantagem competitiva essencial para muitas empresas, porque as ajuda a conseguir o melhor desempenho da sua infraestrutura, diminui os custos de TI, além de utilizar de maneira mais fácil e eficaz os aplicativos essenciais para suas atividades, o que possibilita que a empresa se concentre na inovação.

Levar as operações de negócios para a nuvem privada não deverá ser uma tarefa difícil nem complexa se optar por trabalhar com fornecedores que tenham experiência e conhecimento, e que ajudem a escolher um caminho rápido e simples – bem como analisar corretamente os benefícios de um provedor em nuvem.

Para conseguir os benefícios da melhoria do desempenho dos aplicativos, do aumento da confiabilidade e da redução de custos de TI, as empresas devem examinar as seguintes recomendações.

  1. Escolha uma plataforma de nuvem privada que lhe prepare para o crescimento futuro e lhe apoie juntamente a todas as partes interessadas na sua empresa, transformando a área de TI num parceiro.
  2. Mantenha em funcionamento seus aplicativos corporativos mais importantes. Beneficie-se do parceiro de nuvem privada adequado. As empresas de sucesso conseguem mais confiabilidade e economizam ao diminuir o tempo de inatividade dos seus aplicativos mais importantes. 
  3. Melhore a gestão dos aplicativos. As principais organizações aproveitam os melhores recursos de gestão da nuvem privada para compreender o desempenho dos seus aplicativos mais importantes, evitando dessa maneira problemas que provoquem perda de receitas. 
  4. Coloque sua organização numa posição que a permita se beneficiar das tecnologias futuras. Executar seu aplicativo numa nuvem privada criará uma base sólida para explorar melhorias e novos recursos na sua infraestrutura de aplicativos fundamentais. E com a construção de uma base de infraestrutura sólida fundamentada em soluções de nuvem privada, as organizações podem aproveitar as melhores e mais recentes tecnologias, desembolsando poucos recursos, ou até mesmo, nada. 
  5. Concentre-se nos requisitos mais importantes dos aplicativos. Trabalhando com um fornecedor de rede privada, as maiores organizações podem se livrar de muitas das complexidades e tarefas cotidianas que a execução de aplicativos essenciais exige. Elas também se beneficiam do fato de que, para cumprir os Contratos de Nível de Serviço (SLAs) exigidos, o fornecedor trabalhará com empenho para manter a eficiência e diminuir o tempo de inatividade, entre outros problemas. 

Para saber mais sobre como se beneficiar do uso da nuvem em sua organização, obtendo a melhor relação custo-benefício, sugerimos a leitura do artigo:

Saiba como é possível economizar com cloud computing

Boa leitura!

FONTE: CIO 


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…