Saiba como é possível economizar com cloud computing


Em se tratando de gestão de negócios, a redução de custos sempre é pauta nos debates e reuniões sobre o orçamento e os investimentos da empresa. E, mesmo diante da dinâmica competitiva do mercado e do cenário pulsante de inovações tecnológicas, é possível economizar em tempos de transformação digital.

Hoje em dia, as empresas que têm se destacado no mercado são aquelas que otimizam seus custos e conseguem grandes resultados com pouco investimento. Isso vale para todas as áreas. E, em tempos de total influência dos meios digitais, a redução dos gastos se aplica também ao setor de TI.

Seja por conta do momento econômico e a sombra da crise, ou por ainda estar em estágio de crescimento e sem o budget necessário para investir, a verdade é que o dinheiro está escasso na maior parte das empresas e a ordem é economizar para minimizar eventuais perdas.

Com essa limitação, o risco é que as empresas caiam no ostracismo e acabem desatualizadas no cenário da inovação. Porém, a impressão de que é necessário grande investimento para se aprimorar a infraestrutura não se passa de um mito. Existem uma série de ferramentas que podem ajudar a gestão do seu negócio nesse momento de transformação digital sem comprometer o orçamento.

O custo benefício do cloud computing para o setor de TI

Antes, migrar para o cloud computing ainda gerava certa dúvida. Mas, tamanhas as mudanças implantadas pela tecnologia dentro das empresas que fazer essa transformação se tornou necessidade.

A nuvem, enquanto serviço de armazenamento remoto, permitiu outro comportamento à equipe de TI. Agora, ficou muito mais seguro e ágil compartilhar e armazenar dados, que podem ser acessados por toda a equipe de forma remota, independente do dispositivo ou lugar.

Contar com suporte do cloud computing, hoje em dia, vale mais a pena do que depender de estruturas físicas para o armazenamento de dados em rede. Assim, é possível reduzir os gastos com infraestrutura, energia e mão de obra, já que não é necessário manter um centro físico para a realização das operações. Toda a logística é transportada para o ambiente digital.

Abaixo vamos pontuar alguns impactos positivos do cloud computing para a gestão da TI  e da empresa no geral. Veja a seguir:

Elimina custos com infraestrutura local

A partir da migração para cloud computing, não é mais necessário arcar com custos de infraestrutura (hardware, servidores físicos, máquinas, etc); energia (gasta-se energia elétrica considerável para manter tanto maquinário ligado); mão-de-obra (a estrutura física automaticamente requer manutenção); espaço (dependendo da quantidade de informações a serem armazenadas), entre outros.

Mesmo se a empresa optar pela nuvem híbrida, os gastos, ainda assim, serão reduzidos.

Oferece soluções de acordo com as possibilidades do negócio

As diversas soluções de cloud computing disponíveis no mercado apresentam modelos e planos de adesão que vão de acordo com as necessidades do negócio. O esquema de pagar pelo uso é outro fator que ajuda na redução de custos dentro do orçamento da empresa. As cobranças, nesse modelo, são realizadas conforme surge a demanda por serviços das plataformas cloud.

Criação de um acervo único de dados

Centralizar o controle das informações. Esse também é outro fator que agiliza processos e reduz gastos dentro da gestão empresarial. Ao escolher por uma única plataforma em nuvem, é possível cortar custos com hospedagem em diferentes servidores. Assim, também é possível diminuir os gastos para garantir a segurança da informação.

Reduz gastos com mão de obra

Uma infraestrutura local requer profissionais qualificados para monitorá-la e garantir o pleno funcionamento. Além disso, a rotina da mão de obra requer o recrutamento e treinamento de novos colaborados para dar conta da gestão.

Ao encarar a jornada de migrar para cloud computing, não é preciso se preocupar com toda a logística de contratação e treinamento, nem onerar o orçamento com pagamentos irrelevantes. O provedor dos serviços de cloud é quem cuida de toda a gestão e monitora o sistema, garantindo completo alinhamento com os objetivos e possibilidades da empresa.

A possibilidade de terceirizar o serviço de gestão em cloud barateia o custo e serve como uma boa estratégia para muitas empresas que desejam crescer e ainda não acumulam o know-how necessário para fazer a própria gestão.

Neste cenário, a ADTsys conta com especialistas que oferecem qualquer tipo de solução para garantir suporte completo na migração para cloud. Nossa prática de desenvolvimento de soluções em nuvem envolve algumas etapas como planejamento, construção, testes de integração, operação, sustentação até o aperfeiçoamento do seu software. Conheça nossos serviços!

Quer aprender tudo sobre computação em nuvem? Baixe o e-book “O papel do Cloud Computing e DevOps na Transformação Digital“!

 

 


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…