Como a Arquitetura em Cloud Computing colabora para o sucesso de sua empresa


 

 

 

 

 

 

Migrar dados, sistemas e aplicações para a Arquitetura em Cloud Computing já deixou de ser uma tendência para se tornar uma necessidade no cenário de tecnologia. 

Tanto que mesmo as empresas que ainda não aderiram a esse movimento já planejam o uso de cloud computing nos próximos anos, uma vez que a escolha se justifica pela segurança, direito à privacidade e custo benefício. 

Outras vantagens competitivas a respeito da Arquitetura em Nuvem são redução de custos e mais segurança de dados, sendo muito importante, inclusive, para que as empresas estejam em conformidade com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. 

A computação em nuvem permite a execução de cargas de trabalho remoto pela Internet a partir, fazendo uso de um dos modelos de nuvem existentes – nuvem pública, privada ou a nuvem híbrida. 

Entre os principais fornecedores de cloud computing no mercado atualmente, temos: Amazon Web Services (AWS), Google Cloud Platform, IBM Cloud, Microsoft Azure e Oracle Cloud – todos eles, parceiros da ADTsys. 

Continue a leitura e descubra como a Arquitetura em Cloud Computing pode colaborar para o sucesso de sua empresa. 

Conceito de Arquitetura em Cloud Computing 

A ideia de Arquitetura em Nuvem pressupõe a noção sobre ambiente e o desenho de todo o mecanismo do cloud, exigindo a participação de profissionais especializados e aptos a realizar um estudo das necessidades reais da companhia para elaborar o planejamento prévio da arquitetura antes do início de uma jornada em cloud. 

Planejar bem a Arquitetura em Nuvem vai trazer praticidade e agilidade a toda a operaçãofacilitando a manipulação de dados em diferentes camadas na rede, agilizando o compartilhamento de ativos, entre outros benefícios que acabam acarretando em maior segurança e redução dos custos. 

Inovação, economia, praticidade. É o que esperamos da Arquitetura em Cloud Computing. Mas do que de fato isto se trata? A arquitetura que envolve a nuvem se sustenta a partir de três pilares, como veremos a seguir! 

SaaS 

Software como Serviço é o primeiro pilar da arquitetura em nuvem. Isso possibilita que softwares possam ser acessados a partir de uma ferramenta web a qualquer hora, em qualquer lugar, mediante um login e senha. 

O ponto positivo aqui é a praticidade e a disponibilidade com relação ao conteúdo, sem abrir mão da segurança e governança dos dados. 

PaaS 

Plataforma como Serviço. Essa modalidade é de interesse, sobretudo, de clientes que desejam migrar seus dados de sistemas já existentes para a nuvem. 

Tem ligação direta com SaaS, uma vez que se apresenta como plataforma de hospedagem e serviço para tudo que será oferecido na forma de software. 

IaaS 

É o modelo que engloba – e permite a existência – dos outros dois num modelo rápido, enxuto e eficiente. O conceito é substituir o plano de infraestrutura atual por um serviço em nuvem terceirizado, o que elimina custos com hardwares físicos e gera flexibilidade para o negócio. 

Investir em IaaS é sinônimo de apostar em um ambiente dinâmico, flexível e fácil de avaliar e comandar. 

Arquitetura em Nuvem: evite erros! 

Planejamento e prevenção. Dessa forma é possível minimizar os erros no processo de implantar um ambiente em nuvem. E nada melhor do que se conscientizar previamente sobre o que pode dar errado para ficar atento aos mínimos detalhes durante a jornada cloud. 

Confira alguns erros que podem comprometem o planejamento em nuvem: 

  • Falhas de segurança; 
  • Direcionamento inadequado de recursos;  
  • Gestão inadequada de usuários; 
  • Suporte sem a devida qualidade;  
  • Solução inadequada para as demandas da empresa 

Em relação às soluções inadequadas na Arquitetura em Nuvem, que podem gerar prejuízos para a organização, sugerimos a leitura de nosso artigo que mostra como o investimento inteligente em cloud reduz custos! 

Lembramos ainda, que essas falhas podem colocar em risco não só a implantação, como a manutenção da nuvem. 

Principais benefícios da Arquitetura em Cloud Computing 

Caprichar ao planejar a Arquitetura em Nuvem pode ser um cuidado importante na hora de determinar o sucesso de uma empresa. Maior flexibilidade, eficiência e agilidade: a nuvem pode trazer tudo isso a sua empresa se bem implantada e utilizada. 

A seguir vamos enumerar os principais benefícios de se investir em cloud computing. 

  1. Flexibilidade

Pensar a Arquitetura em Cloud  Computing permite que, mesmo à distância, a equipe desenvolva as demandas pertinentes a projetos e siga apresentando resultados com eficiência. Tudo isso propondo modelos de trabalho funcionais e colaborativos. 

Sobretudo no atual cenário de pandemia, o trabalho home office e o ensino à distância são exemplos da importância que uma boa estrutura de suporte de dados tem no cotidiano dos usuários. 

flexibilidade se aplica também à variedade de soluções e arranjos possíveis de se fazer com a nuvem. É possível modificar capacidade de armazenamento, e outras ferramentas, conforme as necessidades da empresa requerente. 

  1. Redução de Custos

É preciso entender a Arquitetura em Cloud Computing como um grande investimento. Quando comparada aos gastos com licenças, atualizações e manutenção de infraestrutura, as taxas de uso de plataformas em nuvem saem bem mais em conta. 

Além disso, ao modernizar e agilizar processos, tornando-os mais ágeis e produtivos, a empresa também obtém excelente economia – claro que, para isso, é preciso contar com profissionais que entendam as necessidades e elaborem um projeto sob medida! 

  1. Integração de dados

A nuvem facilita o acesso e o compartilhamento aos dados. Uma vez que reúne tudo de forma centralizada, cria um modus operandi facilmente reproduzido para todos os usuários terem acesso aos conteúdos. 

Essa centralização não deixa os dados suscetíveis, uma vez que o acesso só é concluído mediante um login e senha específico de cada usuário – e cuja distribuição é controlada por um administrador em questão. 

Além disso, também agiliza e aperfeiçoa a comunicação entre todos os colaboradores, promovendo maior integração entre as equipes. 

 

Quando é a hora certa para investir na Arquitetura em Cloud Computing? Existem indicativos que apontam para esse caminho, onde uma melhor estruturação dos serviços em nuvem proporcionará melhores retornos ao seu negócio. 

Busca mais inovação nas suas ações? Precisa cortar custos e otimizar gastos? Sofre com metodologias arcaicas e arrisca a integridade do negócio?  

Se a resposta a estes questionamentos for afirmativa, provavelmente, esta é uma boa hora de repensar os rumos estratégicos da sua empresa, buscando apoio de uma empresa especializada para a jornada em cloud, como a ADTsys! 

Fale com nossos especialistas para saber mais sobre os serviços que oferecemos aplicados à Arquitetura em Cloud Computing. 

Aproveite para ler nosso eBook exclusivo e gratuito sobre como planejar essa jornada – clique e acesse: 

 

 ACESSAR EBOOK 


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…