Porque escolher o parceiro certo para jornada em nuvem é tão importante


 

 

 

São muitas as razões que tornaram a computação em nuvem essencial para as organizações modernas.

Em busca de maior agilidade e produtividade, custos reduzidos e acesso a dados de qualquer local (e horário) – essencial para o trabalho em home office, que se tornou comum com o surgimento da Covid-19 ou para o combate à pandemia -, as empresas têm na cloud computing a ferramenta  ideal para atingir os objetivos e obter melhores resultados.

Contudo, para a jornada em nuvem ter o sucesso esperado, escolher o parceiro certo é essencial. Siga na leitura e saiba o porquê.

Cloud Computing: promovendo uma revolução nas organizações

Basta considerar apenas alguns atributos da nuvem, como confiabilidade, escalabilidade e economia, para entender porque a cloud computing promover uma revolução nas organizações.

Publicado em abril/2020, o relatório State of the Cloud da RightScale, da Flexera (empresa que oferece software de gerenciamento), entrevistou 750 tomadores de decisões e usuários globais de cloud, buscando entender os desafios da jornada em nuvem. Vejamos as principais informações obtidas com essa pesquisa.

Um dos pontos destacados diz respeito ao impacto da Covid-19 sobre o uso de cloud computing, quando 59% das empresas afirmaram que o uso da nuvem excedeu os planos anteriores à pandemia.

E tudo indica que continuará excedendo, em função das mudanças que essa crise trará para a rotina organizacional. Sobre esse assunto, aliás, sugerimos a leitura do artigo que mostra o impacto da Covid-19 no mercado de cloud.

Quase todos os entrevistados (93%) revelaram que têm uma estratégia para várias nuvens, enquanto mais da metade descreveu seu uso da nuvem como avançado. 

Um ponto negativo verificado no estudo, diz respeito aos gastos com cloud computing. Segundo as empresas participantes, o orçamento para jornada em nuvem ficou cerca de 23% acima do previsto inicialmente – apenas os gastos com segurança digital superam o valor empregado em cloud.

A boa notícia é que o desperdício de recursos pode ser estancado com o apoio de especialistas em jornada em nuvem. Ao oferecer um investimento inteligente em cloud, será possível atingir a tão almejada e necessária redução de custos.

Com o parceiro certo, a jornada em nuvem traz melhores resultados

Muitas empresas resolvem migrar para cloud tendo apenas uma vaga ideia do que é realmente necessário para atender as necessidades de seu negócio. Em alguns casos, o funcionamento, benefícios e até o custo ficam pouco claros e a empresa acaba embarcando em uma proposta que pode não ser a ideal para sua realidade – e, não raramente, acaba perdendo dinheiro nesse processo.

Além do mais, a migração em cloud não é apenas um desafio tecnológico. É preciso que os colaboradores da empresa compreendam o processo, entendendo os riscos e custos da segurança digital associados à migração para cloud – essa educação é ponto chave para resultados positivos.

Por isso, a melhor maneira de evitar problemas é contar com o parceiro certo para que a jornada em nuvem seja personalizada e ofereça os resultados que a organização necessita para crescer.

Além da parte técnica, essa parceria desempenha o importante papel de intermediação entre a cloud computing e o usuário final.

Entre os equívocos que podem ser evitados com a ajuda de especialistas em jornada em nuvem, podemos destacar:

 

  • Superestimar as necessidades organizacionais ou manter os recursos não utilizados da nuvem em funcionamento, tornando os custos em cloud maior do que o previsto;
  • Não acompanhar as constantes alterações voltadas às necessidade dos recursos virtuais – um bom exemplo disso é a pandemia da Covid-19 que exigiu mais recursos em nuvem. Sem uma boa gestão, pode haver excesso ou falta dos recursos, gerando gastos desnecessários;
  •  Acúmulo de funções para a equipe de TI que precisa dividir seu tempo com a jornada em nuvem, muitas vezes sem o conhecimento específico para isso, quando poderia se dedicar a outras tarefas mais condizentes com seu preparo profissional.

 Mas como encontrar o parceiro ideal para que sua migração seja simplificada e positiva? Confira a seguir alguns itens essenciais a serem observados:

 

  1. Apresentar boa reputação no mercado
  2. Oferecer suporte técnico 24X7
  3. Ter experiência comprovada na jornada em nuvem
  4. Ser focado nas necessidades da sua empresa, apresentando uma proposta personalizada
  5. Seguir as regras de conformidade – a Lei Geral de Proteção de Dados penalizará organizações que descumprirem suas regras

 Cada empresa é única em seus processos, em sua cultura e, exatamente por isso, só é possível bons resultados com uma jornada em nuvem que considere as particularidades de cada negócio.

Não aceite apenas promessas. Escolha um parceiro que tenha experiência e real capacidade de analisar suas características, caso contrário ao invés de comemorar os ganhos, você terá que investir seu tempo na resolução de problemas.

Na ADTsys a migração para nuvem envolve um processo minucioso, que começa com o estudo das suas necessidades, passando para construção de uma arquitetura específica, migração do seu ambiente para nuvem, automação de processos baseados em DevOps, passando por cloud Híbrida, Analytics e Inteligência Artificial. 

Dessa forma, nossos especialistas estão aptos para fazer toda a jornada de Cloud e sustentação através de operação 24×07. Para finalizar o processo, a orquestração entre nuvens permite a customização das soluções de acordo com as suas necessidades, oferecendo mais eficiência, velocidade e direcionamento para os seus investimentos.  

Fale agora mesmo com nossos especialistas e garanta que sua jornada em nuvem tenha a melhor performance e o menor custo!


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…