Relação e vantagens da Inteligência Artificial e Cloud Computing


Sem dúvida alguma inteligência artificial e cloud computing transformaram a humanidade, tanto nas relações de consumo quanto em seus hábitos sociais e profissionais.  

Grande parte das pessoas usufruem dessas tecnologias, seja separadamente ou integradas, sem nem ao menos perceber o quanto elas influenciam em suas rotinas diárias, sejam elas profissionais, de consumo, sociais e/ou entretenimento. 

Para as empresas, a relação entre IA e CC resulta em vantagens competitivas que aceleram processos, procedimentos e colocam o negócio no mesmo patamar que os grandes players do mercado, tornando-os estrategicamente competitivos e tecnologicamente bem estruturados. 

Você sabe como a relação entre essas tecnologias funciona? Entende os benefícios desta união? Continue a leitura e descubra! 

Inteligência Artificial e Cloud Computing: Entenda a relação entre essas tecnologias 

Apesar de estarmos em 2021, para muitas pessoas a inteligência artificial ainda é coisa do futuro. Estamos mais acostumados com o cloud computing, afinal, atualmente toda pessoa que utiliza um smartphone está diretamente ligada com a nuvem e muitos usuários já utilizam os aplicativos sincronizados e armazenam dados fora de seus dispositivos.  

A IA passa despercebida, pois é extremamente utilizada pelas equipes de TI disponibilizando análises e padrões de comportamento e, para o usuário, somente os resultados da atuação desta tecnologia é notado.  

No entanto, o relacionamento entre inteligência artificial e cloud computing pode evoluir os negócios em questões de produtividade e eficiência.  

Este upgrade tecnológico, oriundo da relação entre IA e CC, causa uma verdadeira revolução nas empresas, pois a partir dela é possível criar uma Smart Cloud atrelada com recursos de machine learning.  

A nuvem inteligente, ou, se preferir, IA da nuvem, geralmente assume duas vertentes: Plataformas de cloud machine learning e serviços de nuvem em IA. 

Isso quer dizer que essa união aumenta ainda mais a capacidade das equipes de TI de explorar potencialidades para os negócios, já que entrega uma base robusta, bem refinada, assertiva e ilimitada (devido à nuvem) de dados para os profissionais tratarem e usufruírem de maneira estratégica.  

Além disso, a relação entre inteligência artificial e cloud computing impacta os negócios, pois permitem a identificação e alocação automática de transações, detecção de anomalias e o desenvolvimento contínuo de soluções preditivas. 

Tem dúvidas sobre como operar com cloud computing? Confira o Guia da ADTsys “Cloud Computing: eficiência e economia para sua empresa”. 

 

Como a computação em nuvem pode potencializar as soluções baseadas em Inteligência Artificial e vice-versa? 

Vivemos a era pós transformação digital onde o imediatismo é uma característica comum entre empresas e clientes.  

 

A integração entre inteligência artificial e cloud computing promove o desenvolvimento ágil de soluções garantindo a manutenção da eficiência dos processos e minimizando a taxa de erros, fatores essenciais para entregas rápidas e assertivas, ou seja, o que empresas e clientes buscam.  

 

Integrar equipes é outra potencialização da união entre inteligência artificial e cloud computing. Para os times que operam em DevOps, o CC possibilita que as informações tenham total compartilhamento (gerenciado de acordo com a hierarquia dos usuários na rede) de dados entre setores, auxiliando o trabalho dos times e facilitando a troca de informações. 

 

A IA permite manejos grandes de dados e o cloud computing maximiza a segurança da informação, desta forma é possível lidar com volumes enormes de dados de maneira programada a analisá-los adequadamente.  

Em alguns casos, a integração permite que tudo isso seja feito sem interferência humana, permitindo ao profissional de TI operar com as informações “garimpadas” e filtradas de acordo com as necessidades de cada negócio. 

Outro fator de grande relevância, é a possibilidade da automação inteligente graças à inteligência artificial.  

Desta forma, a utilização da nuvem é simplificada, pois a automação por IA realiza tarefas por meio de algoritmos preditivos previamente estabelecidos, tornando as ações mais específicas e analíticas.  

Assim, um ambiente de smart cloud é criado e os colaboradores podem trabalhar com mais eficiência, produtividade e segurança digital, tanto das informações tratadas como da exatidão dos processos e procedimentos estruturados com base em IA. 

Desfrute dos benefícios da união entre inteligência artificial e cloud computing com a ajuda da ADTsys 

Como você pode ver, a relação entre IA e CC pode ser extremamente benéfica para a manutenção, longevidade e capacidade de uma empresa concorrer de igual para igual com grandes corporações 

No entanto, essa união não é algo que pode ser feito de maneira simplificada e muito menos por equipes não especializadas no assunto.  

É fundamental contar com parcerias estratégicas para não perder tempo e dinheiro, dois dos ativos mais importantes de uma organização, com iniciativas falhas e sem planejamento adequado. 

A ADTsys é especialista em Cloud Computing e há tempos vem integrando IA para atuar em todas as etapas da jornada de sua empresa proporcionando mais segurança, eficiência e economia aos seus clientes. 

Converse com um de nossos especialistas e saiba como podemos te beneficiar com a relação entre inteligência artificial e cloud computing, e todas as vantagens dessa união.


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…