Criptografia de armazenamento em nuvem: muito mais segurança digital


 

 

 

 

 

Criptografia de armazenamento em nuvem: A revolução digital que culminou na ascensão da nuvem como ferramenta proporciona inúmeros benefícios, entre eles obter economia e estar em conformidade com normas regulatórias. Mas não foi o bastante para cessar os ataques de cibercriminosos. 

Apesar da segurança avançada e novos mecanismos voltados à privacidade e governança de dados, a nuvem pode ser suscetível a ataques tão elaborados quanto as soluções em nuvem atuais. 

Por isso a importância da criptografia de armazenamento em nuvem, complementando rotinas de proteção – como os backups rotineiros que a nuvem provém, salvando dados de forma segmentada e com acesso controlado – e elevando o nível de segurança digital contra vazamento de dados, invasões no ambiente online, tentativas de hackeamento, etc. 

Confira a seguir mais informações sobre o tema e garanta maior segurança ao seu ambiente. 

Porque cloud é tão importante para o sucesso organizacional 

Antes de falarmos sobre o funcionamento e benefícios da criptografia de armazenamento em nuvem, é bom ressaltar que são muitos os motivos que têm colocado o cloud computing como elemento essencial para o sucesso de todo negócio – não importa o segmento e porte.  

Começando pela redução de custos, em função de maior controle dos ativos e do aproveitamento inteligente dos recursos proporcionados pela nuvem, além do acesso a medidas de suporte, manutenção e segurança que custariam muito mais caro com armazenamento local – para citar alguns itens fundamentais que proporcionam economia quando se adota cloud computing. 

Minimizar falhas que levam à perda de dados é outra vantagem obtida com o serviço de backup na nuvem como serviço. Eles também garantem que uma cópia de dados organizacionais esteja segura e recuperável, mesmo no caso do sistema ser atacado ou danificado. 

Para finalizar esta lista resumida de facilidades proporcionadas pelo cloud, ressaltamos que ela permite acesso e troca de informações de modo remoto, às pessoas autorizadas, de qualquer lugar e em qualquer horário. Graças a essa possibilidade, inclusive, grande parte das organizações puderam adotar o home office e manter as portas abertas mesmo diante da crise provocada pela Covid-19. 

Entenda mais sobre criptografia dos dados em nuvem 

Uma das maneiras mais eficazes de manter os ativos que estão online protegidos de qualquer acesso não autorizado é fazendo uso da criptografia de armazenamento em nuvem. 

A criptografia de dados em nuvem eleva o nível de proteção de suas informações, bem como possibilita que sejam usadas apenas com os propósitos que devem estar descritos na política de privacidade da empresa. Assim, somente pessoas autorizadas podem ter acesso aos dados e ativos na nuvem, mantendo o sigilo e a privacidade dos ativos mais valiosos da empresa. 

A criptografia, basicamente, oculta e protege dados ou ativos online com base em algoritmos – criados a partir de chaves de segurança e combinações feitas com cálculos matemáticos, sendo os dados codificados em bits. 

Para permitir acesso aos dados, as chaves de criptografia só funcionam com a combinação correta, o que leva a uma maior proteção sobre os dados, seja em repouso ou em trânsito no ambiente de nuvem.  

Essa cobertura dupla oferecida pela criptografia de dados em nuvem resguarda os dados durante qualquer acesso, transferência e também durante o armazenamento. 

Vale lembrar, contudo, que a criptografia de dados exige uma maior capacidade de processamento por parte de todo o sistema, exigindo um investimento à altura. Por isso, para garantir o uso correto dos recursos, o ideal é contar com especialistas – como a equipe da ADTsys. 

Principais vantagens da criptografia de armazenamento em nuvem 

A seguir vamos pontuar os principais benefícios de fazer uso desse tipo de proteção ao seu ambiente. 

  1. Maior segurança

A tecnologia por trás da criptografia de armazenamento em nuvem é muito segura. Graças a esse nível de codificação de dados, até mesmo em casos de vazamento e invasões, as informações permanecem seguros. 

Isso porque, mesmo invadindo o ambiente online, os cibercriminosos vão sofrer sem acesso aos conteúdos. Na prática, significa que não vão conseguir codificá-los para acessar as informações integralmente e, assim, o mais provável é que busquem outro alvo, cuja proteção seja possível de ser burlada. 

  1. Garante privacidade em ativos valiosos da empresa

Ainda que a utilização de cloud computing pressuponha certa horizontalidade em termos de acesso, existem documentos que devem ser restritos apenas a determinados membros de uma organização. 

Questões mais estratégicas, ativos valiosos e informações muito confidenciais podem permanecer codificadas graças à criptografia de armazenamento em nuvem. Assim, mesmo entrando no ambiente online, os usuários não conseguem acesso direto a determinados documentos. 

A criptografia em nuvem, de fato, assegura maior proteção para os dados empresariais. 

  1. Ajuda na conformidade com as principais legislações vigentes

Em questão de privacidade, segurança e governança, a criptografia de armazenamento em nuvem garante as melhores soluções, ajudando a adaptação das empresas às novas exigências legais com relação à movimentação de dados, como exemplo a LGPD, em vigor de forma definitiva no Brasil. 

Essa facilidade ocorre porque mantém os dados devidamente protegidos – sobre o assunto, sugerimos a leitura de nosso artigo Saiba como cloud computing ajuda na adequação à LGPD. 

 

Quer saber mais sobre a jornada que envolve a computação em nuvem e todas as vantagens criptografia de armazenamento em nuvem para sua empresa? Converse com os especialistas da ADTsys e torne esse processo muito mais simples, eficiente e econômico – clique já e saiba mais: 

Fale com nossos especialistas! 


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…