As estratégias para adoção da nuvem híbrida


A computação em nuvem já é uma unanimidade no que diz respeito ao compartilhamento e armazenamento democrático e seguro dos dados.

Diante de um mercado concorrido e exigente, soluções que têm como base a cloud computing podem ser a escolha ideal para alavancar os processos em termos de escalabilidade e flexibilidade operacional.

O aumento da eficiência de todos os processos internos de trabalho, a partir da coordenação dos dados em nuvem, é um dos principais atrativos que leva as empresas a adotarem esse recurso.

Uma união conveniente entre nuvem pública e privada. É assim que podemos, via de regra, definir o que é a nuvem híbrida. Trata-se de uma plataforma que conjuga ações restritas a um certo grupo enquanto outras ferramentas ficam publicamente acessíveis.

A solução da nuvem híbrida é capaz de extrair o melhor dos dois universos – a private cloud e a public cloud. Dessa forma, é possível aproveitar a flexibilidade da nuvem pública e o alto índice de segurança dos sistemas de nuvem privados.

Para unir o útil ao agradável, como se diz popularmente, antes é preciso verificar a compatibilidade da solução híbrida com diferentes tipos de equipamento. É graças à ideia de software de código aberto que as empresas conseguem construir sua plataforma de cloud da forma que desejarem.

Quais as vantagens da nuvem híbrida?

Em primeiro lugar, a nuvem híbrida tem destaque enquanto solução para gestão e armazenamento dos dados por ser uma ótima ferramenta de controle. É possível unificar todo o monitoramento de dados a partir de uma estrutura multifacetada.

Abaixo, vamos destacar alguns pontos positivos dessa tecnologia que pode alavancar ainda mais os resultados do seu negócio. Veja a seguir:

Multiuso

Ao utilizar a nuvem híbrida como recurso, é possível manter públicas as aplicações para trocar dados com parceiros comerciais ao mesmo tempo que recursos que envolvem dados de terceiros ou questões legais podem ser trabalhados em um ambiente mais privativo e isolado, o que aumenta o grau de segurança das informações.

Ambiente unificado

A gestão a partir de uma plataforma unificada vem a representar uma grande vantagem competitiva. As regras de segurança podem ser aplicadas com maior agilidade, a comunicação e o compartilhamento de dados entre os times envolvidos no processo ganha em agilidade e o controle centralizado sobre as informações contribui para a confiabilidade do negócio.

Flexibilidade

Dinâmica e flexibilidade das rotinas de trabalho empresariais. Cada vez mais, isso é um aspecto imprescindível para a expansão dos negócios de empresas em qualquer segmento do mercado.

Diante dessa prerrogativa, a nuvem híbrida permite a adoção de novos modelos de negócio e, ao mesmo tempo, maximiza os benefícios do ambiente de compartilhamento que caracteriza a cloud computing.

As equipes de TI vem tentando se reinventar a partir das transformações digitais. A flexibilização das estratégias, por sua vez, vem se tornando uma constante no mercado corporativo. E é a partir de um ambiente unificado e flexível, como a nuvem híbrida, que as empresas podem migrar o seu controle para um sistema mais confiável.

Conheça a ADTsys e saiba mais sobre orquestração dos serviços em nuvem.


Conteúdos que você pode gostar também: