Tendências em cloud computing reforçam seu papel estratégico


Homem segurando a capacidade de nuvem.

Quais tendências em cloud computing nos aguardam nos próximos anos já que, durante 2021, o mundo foi praticamente “carregado” pela nuvem?

Milhares e milhares de empresas adotaram essa solução como insumo para sobrevivência, utilizando-as como um meio para promoção, continuidade e otimização dos negócios.

Apesar de já ter mostrado no passado sua efetividade no reforço do potencial estratégico das empresas, a cloud se consolidou como medida de aceleração. E, porque não dizer, de aprimoramento indispensável para os negócios e todas as rotinas que os envolvem.

Além disso, foi parte crucial para acessibilidade e flexibilidade tão demandadas para sobrevivência dos negócios perante os desafios impostos pela pandemia.

Hoje, essa tecnologia começou a atingir o auge de seu potencial e faz parte da realidade de organizações de todas as dimensões. E, sem ela, jamais poderiam utilizar uma infraestrutura com tamanha variedade de recursos para acelerar os negócios, o planejamento estratégico, a tomada de decisão, melhorar a experiência do usuário e mais, muito mais.

Vivemos numa realidade de democratização da nuvem e, conforme avançamos para 2022, a necessidade de usá-la e a oferta de serviços se torna cada vez mais impactante. E estratégica para continuidade, desenvolvimento e ampliação dos negócios.

Neste conteúdo, iremos te mostrar as tendências em cloud computing para que você tenha ciência das oportunidades que a nuvem pode te oferecer.

Confira e comece a planejar quais upgrades tecnológicos serão um diferencial competitivo para sua empresa no próximo ano.

1- Migração para a nuvem sustentada por uma jornada cloud

A migração para a nuvem já é uma estratégia muito conhecida para ganhar performance, otimização de processos e rotinas. Além da enorme redução de custos.

Entretanto, requer um planejamento minucioso para que os serviços cloud sejam realmente eficazes e se tornem um diferencial competitivo para as empresas. Caso contrário, pode ser um desperdício de tempo e dinheiro – por isso continua sendo uma das tendências em cloud computing.

A migração para nuvem sustentada por uma jornada cloud preserva os dados organizacionais e garante que toda operação organizacional não seja afetada.

Para entregar esses diferenciais e preparar a empresa para adicionar inúmeros recursos em nuvem, a jornada em cloud computing é feita por etapas, sendo elas:

  • Diagnóstico para identificar a maturidade digital da empresa, entender as reais necessidades e definir o que será migrado;
  • Apresentação de melhorias;
  • Análise técnica e financeira; e
  • Migração com soluções, testes, acompanhamento e aperfeiçoamento contínuo.

2- Parceiros focados em soluções baseadas em IaaS, SaaS e PaaS (modelo as a service)

Atualmente, mais de 90% das empresas utilizam alguma solução vinculada à cloud computing. Conforme as empresas migram sua infraestrutura para cloud, mais providenciais se tornam soluções em IaaS, SaaS e PaaS.

Por este motivo, a cada dia que passa, aumenta a urgência de parcerias com fornecedores desses serviços que sejam focados nos desafios característicos de cada empresa.

Essas parcerias têm um poder enorme de operacionalizar, gerenciar e otimizar as soluções já utilizadas pelas empresas.

Isso porque, embora o cloud provider tenha responsabilidades pelas necessidades da infraestrutura, existe uma infinidade de componentes que precisam ser trabalhados com mais especificidade. Só assim as soluções de cloud computing darão a resposta esperada em cada negócio.

Como a nuvem é indispensável para reforçar o potencial estratégico das empresas e gerar competitividade, as parcerias focadas em soluções baseadas em IaaS, SaaS e PaaS se transformaram em uma tendência em cloud computing indispensável para a evolução segura dos negócios.

3- Nuvem on demand está entre as tendências em cloud computing

redução de custos é um desafio e objetivo comum entre todas as empresas, cada uma com suas necessidades específicas. Aproveitar as vantagens dos serviços on demand é uma forma inteligente de investir em soluções dimensionadas de acordo com seus desafios.

As tecnologias on demand ajudam a impulsionar a inovação dentro dos negócios e transformá-la em algo acessível. Além disso, têm baixas curvas de aprendizagem e utilizam interfaces de low code.

Além disso, os serviços em nuvem por demanda compõem a lista de tendências em cloud computing porque acompanham o crescimento organizacional de forma eficiente e econômica.

4- Nuvem híbrida continua em alta

A junção entre nuvem privada e administração terceirizada é, sem dúvida, uma das tendências em cloud computing que não para de crescer.

Operar com sistemas híbridos de cloud é uma forma de transitar os processos de trabalho por nuvens públicas e privadas e obter maior adaptabilidade para as demandas.

Também permite reduzir custos e aumentar a disponibilidade de serviços, com os dados críticos e sensíveis fluindo nas nuvens privadas, enquanto os menos sensíveis e de uso compartilhado rodam nas públicas.

Atualmente, tanto a Amazon quanto a Microsoft estão investindo alto nessa estratégia para transformá-la em um único produto.

5- Utilizar mais de um operador em nuvem – Multicloud

Esta tendência em cloud computing é uma forma de operar adotando uma visão multicloud para alcançar o máximo proveito de cada operador em nuvem.

Sempre considerando o desempenho e adaptabilidade em conjunto com o modelo financeiro de cada negócio.

Mas para ter a eficiência necessária, é necessário que as organizações elejam soluções que permitam gerenciar mais de um provedor em uma só plataforma.

É o caso do ADT Cloud Maestro, que oferece múltiplas funcionalidades, gerando economia de tempo e recursos na gestão multicloud.

6- Cloud Containers está na lista de tendências em cloud computing

Em cloud computing, a conteinerização é uma forma de englobar todos os componentes em uma única biblioteca compactada de APIs. Isso garante que cada aplicativo seja executado com maior confiabilidade e mais agilidade.

Além disso, os containers em nuvem reduzem custos com hardware, já que dispensam a necessidade de um servidor extremamente robusto para hospedar múltiplas aplicações.

Por fim, melhora a escalabilidade, tempo de carregamento e segurança das soluções – motivos de sobra para constar entre as tendências em cloud computing.

Quais tendências em cloud computing se alinham com seus negócios?

Usar as tendências em cloud computing citadas neste conteúdo e alinhá-las com suas estratégias de negócio, é uma forma de reforçar a segurança e ganhar eficiência. E mais: promover inovação e aumentar a disponibilidade dos seus sistemas.

Ou seja, é ter novas ferramentas para impulsionar a transformação tecnológica de seu negócio e garantir sua continuidade. Além disso, facilitam a gestão e promovem o compliance.

ADTsys é especialista na computação em nuvem e atua em todas as camadas de serviços cloud, seguindo altos padrões de segurança digital e compliance. Contamos com métodos, tecnologias e profissionais alinhados com as transformações do mercado.

Por isso, somos os parceiros ideias para que você consiga fazer das tendências em cloud computing citadas neste texto parte da realidade de sua empresa.

Entre em contato com um de nossos especialistas e prepare sua empresa para o futuro. 


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…