Nuvem híbrida – 5 razões para você adotar em sua empresa


A nuvem híbrida, misto das plataformas de nuvem pública e privada, é uma boa solução para os negócios?

Essa pode ser uma dúvida de muitos gestores que precisam lidar com um mercado dinâmico e onde muitos processos são digitalizados. Assim, a interação entre empresas, seus fornecedores, colaboradores e clientes acontece quase inteiramente no ambiente virtual.

O resultado é um volume enorme de informações que precisam ser armazenadas com segurança e acessadas com facilidade.

As ferramentas disponibilizadas em um ambiente de nuvem híbrida otimizam o armazenamento apropriado dos dados críticos de uma organização. Já que hoje informações são ativos preciosos para as empresas, integrar este tipo de tecnologia pode ser um diferencial competitivo muito relevante para os negócios.

A nuvem híbrida é um tipo de infraestrutura que abrange as nuvens privadas e públicas e tem como principal objetivo disponibilizar o compartilhamento de dados e programas.

Como as organizações podem segmentar seus dados conforme a criticidade e em níveis hierárquicos, operar em dois ambientes da nuvem se torna uma estratégia inteligente. Isso porque facilita o processo de classificação dessas informações e seu uso de acordo com o nível de permissão de acesso de cada usuário.

Assim, as empresas podem armazenar somente seus dados reservados na nuvem privada e os programas de uso compartilhado em uma nuvem pública, por exemplo.

Essa união de serviços em nuvem é uma tendência em ascensão no segmento de cloud computing. Por isso vamos te mostrar 5 razões para adotá-la em sua empresa.

Boa leitura!

1- A nuvem híbrida entrega mais agilidade

Ampliar a capacidade dos servidores físicos de uma empresa é algo que requer planejamento financeiro e do seu tempo.

A hardenização para adequação dos servidores é um processo longo que pode durar semanas e requer um investimento representativo. Afinal, são gastos que envolvem hardware e especialistas para instalação e configuração.

Utilizando a nuvem híbrida para dividir o espaço usado no armazenamento de dados você pode realizar a ativação de serviços ou reconfiguração no mesmo dia.

2- Operar nas nuvens privadas e públicas reduz custos operacionais

Com a nuvem híbrida as rotinas de backup e sincronização de dados podem ser automatizadas pelos administradores de sua rede.

De médio a longo prazo, os processos automatizados custam menos e permitem que os gestores direcionem o foco para processos mais críticos do negócio.

Além de otimizar o tempo de seus gestores e por isso reduzir os custos operacionais, armazenar os dados em uma infraestrutura de nuvem híbrida facilita o controle de acesso. Assim, minimiza as possibilidades de vazamento de informações.

Esse é um problema trágico que pode custar valores exorbitantes para a empresa responsável por elas e ainda acabar com sua imagem no mercado.

3- Gerenciamento ágil e em tempo real

Provedores em nuvem oferecem painéis que permitem o controle e gerenciamento da estrutura de nuvem híbrida.

Desta forma, é possível o inventário de recursos, alterações nas configurações, acompanhamento de gastos em tempo real, além do monitoramento do acesso de dados.

4- Segurança da informação de alto nível e crescimento com riscos reduzidos

Implantar a própria segurança exige uma série de requisitos, como estabelecer parâmetros para uma conexão segura, firewalls, autenticações e instalação de sistemas operacionais.

Os provedores em nuvem disponibilizados pela estrutura híbrida, contêm todos esses recursos disponíveis (o básico para este tipo de serviço) para contratação sob demanda.

Alcançar novos horizontes no mercado requer expansão da infraestrutura de um negócio. As demandas aumentam e é preciso atendê-las com a segurança de todos os dados que as envolvam.

Os provedores disponibilizam planos de armazenamento de acordo com o volume de dados que você precisa armazenar e acessar. Assim, investir em nuvem híbrida é uma alternativa viável, econômica e segura de expandir suas operações sem assumir riscos tecnológicos indevidos.

5- Nuvem híbrida aumenta a disponibilidade

É muito improvável uma empresa contar com estrutura interna de armazenamento do mesmo nível de um servidor em nuvem, tanto em espaço quanto em velocidade.

É preciso muito hardware e uma equipe super competente e dedicada a fazer isso internamente, além de um controle refinado de acesso e tratamento de dados.

Data centers certificados contam com estrutura elétrica redundante e conexão múltipla com a internet que os permite realizar manutenções sem interrupções nas outras rotinas.

Além disso, existe uma grande variedade de servidores que entregam soluções para recuperação de desastres e manutenção da continuidade dos negócios.

No entanto, o ideal é contar com um parceiro experiente para traçar um projeto de migração eficiente para nuvem híbrida. Além disso, você terá acesso 24 horas por dia a suporte para reparar erros e aprimorar as rotinas de sua empresa.

E então, agora depois de ler essas 5 razões você entende o motivo de adotar a nuvem híbrida em sua empresa?

Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra como podemos te ajudar nesse processo!


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…