Cada vez mais, combinar Data Lake e Business Intelligence (BI) será essencial para que as empresas se mantenham no mercado. 

Isso porque, atualmente, uma empresa gera um volume enorme de dados diariamente. Acessos no site, interações nas redes sociais, e-mail, atendimentos, informações de clientes, funcionários, vendas, financeiras e mais, muito mais.  

Esses dados são importantes, ou não, para o negócio. E chega um momento que o volume gerado por dia supera a capacidade de planilhas e das análises superficiais oferecidos por esses meios. 

Contudo, existe uma combinação de duas ferramentas muito interessantes para as corporações. Elas conseguem armazenar, organizar e analisar essas informações de maneira estratégica, são elas o Data Lake e BI.  

A primeira serve como um armazém de informações brutas geradas pela empresa hospedado na nuvem. A segunda é um conceito que reúne metodologias para transformar grandes quantidades de dados em informações essenciais para oferecer suporte à gestão de negócios. 

Assim, combinar Data Lake e Business Intelligence significa armazenar esses dados e, no momento certo, transformá-los em insumos valiosos. Porque garantir que informações possam ser acessadas com facilidade, bem como visualizadas de maneira precisa permite a tomada de decisões assertivas. 

Essa combinação de soluções é uma união poderosa para aumentar a competitividade da empresa, otimizar operações, investir com inteligência, gerar economia. E, por consequência, impulsionar o negócio e levá-lo a outro patamar.  

Continue a leitura e entenda como essa dupla pode fazer isso. 

Data Lake: entenda essa ferramenta 

Para entender as vantagens de combinar Data Lake e Business Intelligence, antes precisamos entender o potencial do Data Lake. 

Data Lake é um espaço com grande capacidade de armazenamento de informações. Nele, é possível armazenar quaisquer tipos de dados, sejam eles estruturados ou não e em qualquer proporção.  

Uma empresa pode armazenar seus dados em um data lake para ter acesso a informações valiosas que serão utilizadas para insights e tomada de decisão ágil e assertiva. Isso, no momento que desejar e para todos os assuntos relacionados ao negócio. 

Além de comportar volumes gigantescos de dados, um Data Lake permite que diferentes profissionais tenham acesso simultâneo às informações armazenadas. Afinal, elas são acomodadas de maneira centralizada e isso permite análises feitas com menos complexidade.  

De uma maneira resumida, um Data Lake entrega para a empresa: 

  • Elevado espaço de armazenagem; 
  • Compatibilidade com qualquer formato; 
  • Alto poder de organização; 
  • Disponibilidade dos dados em tempo real; 
  • Acessos simultâneos. 

Além disso, a entrega de dados brutos permite a utilização dos dados, por qualquer pessoa ou departamento. Em outras palavras, potencializa o uso da informação que beneficia vários setores organizacionais, elevando a elação custo-benefício. 

O conceito de Business Intelligence 

Podemos definir Business Intelligence como sendo uma combinação de metodologias processos e tecnologias para transformar dados brutos em informações significativas para a tomada de decisão. 

Só por essa definição já dá para perceber como é positivo combinar Data Lake e Business Intelligence 

Mas vamos aprofundar essa questão porque BI permite fácil interpretação de dados, tendo um papel vital no desempenho organizacional. Por exemplo: 

  • Identificando novas oportunidades de negócio; 
  • Percebendo ameaças potenciais e encontrado soluções para saná-las; 
  • Promovendo vantagem competitiva e negócios com maior estabilidade; 
  • Revelando insights para aprimorar processos de tomada de decisão 

A análise de dados pode mostrar, entre outras informações, quais filiais, produtos e vendedores apresentam melhores resultados.  

Ou, ainda, descobrir o atual nível de satisfação dos clientes, bem como formas de elevar o customer experience. 

Não à toa, o Business Intelligence vem conquistando espaço como elemento estratégico nas organizações, trabalhando o grande volume de dados. Por isso, combinar Data Lake e Business Intelligence é uma escolha acertada. 

A partir deste tratamento de dados são levantadas informações estratégicas, como comportamento do consumidor, suas expectativas, tendências de consumo, do mercado, entre outras. Elas servirão como diretrizes para a tomadas de decisão e desenvolvimento de estratégias com alta assertividade. 

O BI capacita os gestores na tomada de decisão a partir dos dados levantados, trabalhados e disponibilizados, de acordo com as demandas de cada negócio. Também considera suas necessidades de adequação nos nichos que estão inseridos.  

Com informações precisas e facilmente obtidas é possível determinar quais os melhores caminhos para alcançar os objetivos do negócio. 

Porque combinar Data Lake e Business Intelligence 

Com o Data Lake é possível armazenar dados de todos os tipos que são gerados diariamente por uma empresa, organizá-los e utilizá-los quando for preciso.  

Como o volume de informações geradas é muito grande, é preciso adotar estratégias para tratar esses dados. Só assim, eles estarão preparados para que a liderança possa ter um panorama bem descrito e rápido de acordo com o que for necessário. 

Entre as possibilidades, podemos citar: entender as necessidades atuais do consumidor ou identificar pontos críticos e gargalos que impedem o crescimento da empresa. 

Sendo assim, combinar Data Lake e Business Intelligence se torna muito vantajoso. Porque, com o cruzamento de dados, é possível obter informações relevantes, rapidamente, sobre a empresa e seu público alvo. 

Quer saber como combinar Data Lake e Business Intelligence em sua empresa? Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra como utilizar essa vantagem competitiva em seus negócios