Conheça 3 razões para monitorar a performance da sua aplicação


 
 

 

 

 

 

 

Monitorar a performance da sua aplicação: O tempo é um dos maiores bens do ser humano e ninguém está disposto a perdê-lo. 

Na hora de navegar na internet também é assim. Quanto mais rápida e ágil a experiência, melhor para o usuário, exigindo que as aplicações sejam velozes sem perder a eficácia. 

Sendo assim, estar na internet não basta. A performance da aplicação importa muito para o usuário, estando diretamente ligada à sua experiência de navegação, o que pode repercutir contra ou a favor da sua empresa. 

Uma performance de aplicação ruim pode, portanto, representar graves prejuízos financeiros à organização, por isso, listamos a seguir os principais motivos para monitorar ativamente o ambiente operacional de sua organização. 
 

  1. Monitorar a performance das aplicações ajuda a diminuir as ameaças digitais

Não podemos deixar de mencionar os riscos de ameaças cibernéticas – que aumentaram com a pandemia da Covid-19. Cada vez mais evoluídos e perigosos, os ciberataques exigem um acompanhamento atento e constante da performance da aplicação como vistas a identificar vulnerabilidades e minimizar possibilidades de ataques. 

A diminuição da performance da aplicação pode ser um indício de que a segurança digital está ameaçada e esse acompanhando pode permitir a identificação de um movimento diferente ou de um funcionamento suspeito.  

Agir com rapidez e eficácia é uma forma de evitar eventuais danos ao ambiente, corrigindo falhas antes que elas se transformem em um grave problema. 

 

  1. Monitorar a performance das aplicações permite reduzir indisponibilidade do ambiente

É consenso: quem não aprimora ou inova, fica para trás. Acompanhar e monitorar a performance da aplicação permite, também, identificar possíveis – e necessárias – mudanças que vão melhorar a navegação e, de quebra, a experiência de seu cliente. 

Efetuar ajustes e manter uma rotina de atualização evitará incidentes e indisponibilidade do ambiente, sendo uma forma de aprimorar produtos, atendimento e mantendo sua empresa em destaque no mercado. 

Nesse sentido, contar com parceiros experientes em monitorar a performance de suas aplicações, fará toda diferença no resultado final. 

 

  1. Monitorar a performance das aplicações permite medir o nível de experiência do usuário – e aperfeiçoá-la!

Ao monitorar o tempo que seu cliente leva para abrir a página de determinado produto em seu site e concretizar a compra para, depois, comparar o tempo que ele levaria para a mesma ação, no site de seus concorrentes você obtém uma informação valiosa para avaliar o nível de serviço que você está oferecendo. 

Essa avaliação pode ser feita com foco em vários outros aspectos do seu atendimento,  sempre visando aperfeiçoar, jamais para gerar comodismo. Se a comparação revelar, seguindo o exemplo anterior, que seu tempo é menor do que seus concorrentes, é vital trabalhar para manter essa liderança. 

 

O que pode ser avaliado na performance das aplicações? 

Analisar o desempenho das aplicações é essencial para corrigir problemas antes que afetem os negócios. Para isso, é essencial conhecer as métricas de monitoramento, entre elas: 

  • Tempo de resposta – avaliar se a velocidade está afetando o desempenho do aplicativo; 
  • Uso da CPU – analisa as demandas de memória e as velocidades de leitura / gravação do disco, evitando que afete a performance das aplicações; 
  • Taxas de erro – rastreia a frequência e tipo de falhas como, por exemplo, quantas vezes as solicitações da web acabaram em erro; 
  • Taxas de solicitação – métrica para medir tráfego, picos, inatividade ou número de usuários simultâneos. 

Uma análise geral dos resultados identificados com as métricas medidas, permitirá identificar o que deve ser aprimorado e, até mesmo, estabelecer as prioridades desse aperfeiçoamento – leia artigo com doze recomendações para melhoria de desempenho da nuvem

 

Conheça os serviços da performance da aplicação da ADTsys 

Medir a performance da aplicação é um componente muito importante para o seu negócio, uma vez que capacidade de navegação e tempo de resposta são dois dos principais critérios de avaliação de potenciais clientes. 

Prezar por um sistema mais rápido faz com que a experiência do usuário seja mais leve e simples, enquanto aplicativos lentos trazem uma navegação pesada e sem credibilidade em termos de segurança. 

Além disso, acompanhar esse desempenho ajudará a manter maior segurança de seu ambiente e identificar maneiras de aprimorar seu negócio. 

ADTsys é especializada em desenvolvimento de softwares que levam em consideração a experiência e usabilidade dos seus usuários. Para saber mais sobre nosso processo de monitoramento de aplicações, fale com nossos especialistas


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…