Curioso para saber as diferenças entre SaaS, PaaS e IaaS? Já falamos aqui no blog sobre as previsões dos investimentos em cloud computing e tecnologia dobrarem nos próximos anos.

Um estudo publicado pela Deloitte em 2018 apontou que, a nível global, 90% das empresas contam com alguma solução vinculada à cloud computing. O Global Data aponta que esse mercado ainda deve movimentar cerca de US$ 2,5 bilhões nos próximos três anos.

Envolvido em mitos e verdades, o conceito de cloud computing é amplo e sua aplicação não segue uma receita pré formada. A estrutura em nuvem pode – e deve – ser adaptada à realidade da sua empresa.

Mas antes de pensar em aderir a esse serviço, é preciso conhecer suas variações. Você sabe todas as possíveis aplicações dos sistemas em nuvem?

Neste texto falaremos sobre as diferenças entre SaaS, PaaS e IaaS , três principais modalidades de serviço de cloud computing que permitem que as empresas reduzam o gasto com infraestrutura e reforcem o movimento da transformação digital dentro das corporações.

SaaS, PaaS e IaaS: as formas de serviço em nuvem

A Inteligência Artificial aplicada de diversas formas. As siglas SaaS, PaaS e IaaS indicam três diferentes serviços oferecidos no campo da computação em nuvem. A concepção da cloud computing sob essas aplicações nos faz pensar a nuvem como um serviço e não apenas um produto.

E um serviço vantajoso para as empresas: uma pesquisa do Gartner Institute mostrou que o mercado de PaaS deve dobrar de tamanho nos próximos anos. Sinal de que os serviços através de plataformas e a computação em nuvem estão cada vez mais interligados ao cotidiano da sociedade.

Mas antes de falar de previsões e estatísticas, vamos às definições. Veja a seguir:

SaaS – Software as a Service (Software como Serviço)

É um dos serviços online mais utilizados. Você, inclusive, provavelmente já usufruiu dos benefícios de um SaaS e nem se deu conta.

Trata-se de um modelo de serviço em nuvem que permite ao usuário ter acesso a determinado software sem ter de comprar sua licença. O acesso a esse serviço é feito exclusivamente via internet – e precede de conexão com a rede.

Utilizar o SaaS acoplado à nuvem permite um maior nível de gerenciamento em casos de trabalho em equipe, já que é possível aproveitar ferramentas de compartilhamento e colaboração. Diferente das outras modalidades de serviço em nuvem, aqui o foco principal da solução é o usuário final.

PaaS – Platform as a Service (Plataforma como Serviço)

PaaS oferece um ambiente digital em que é possível desenvolver e implantar um software. Conectado à internet, via de regra, a solução PaaS pode criar, hospedar e gerir uma aplicação vinculada à nuvem.

PaaS está uma camada acima do SaaS, com um funcionamento semelhante. Se o SaaS se refere à um software vinculado à web, PaaS é justamente o ambiente criado – e suportado pela rede – para gerenciar o aplicativo.

Além de possibilitar o gerenciamento de um grande volume de dados, essa forma de serviço ainda permite rápidas atualizações e acesso aos aplicativos via dispositivo móvel.

O elo entre PaaS e computação em nuvem fica claro ao compartilharem dos mesmos preceitos: transparência, facilidade de acesso, praticidade e rapidez no carregamento.

Infrastructure as a Service – IaaS (Infraestrutura como Serviço)

IaaS é a modalidade que dá suporte a todas as outras formas de serviço em nuvem ao migrar a estrutura da empresa de servidores em data centers físicos para servidores online na nuvem.

A IaaS pode se aproveitar da nuvem pública, da nuvem privada ou da nuvem híbrida – que apresenta uma mescla de características conforme a situação é conveniente. Falamos mais sobre estratégias para a adoção da nuvem híbrida em um texto do blog que você pode acessar aqui.

IaaS é um modelo flexível que permite implantação automatizada de servidores, o que ajuda a empresa a economizar tempo e recursos na hora de moldar sua infraestrutura organizacional para o trabalho. O modelo on-demand permite que a empresa pague apenas pelos recursos que consome.

Quer se manter informado sobre as principais novidades e tendências do mercado? Siga atualizado aqui no blog da ADTsys. Sempre buscamos trazer novos insights e análises sobre o que pode estimular a transformação digital na sua empresa!

 


Conteúdos que você pode gostar também:

BI

9 motivos para investir em BI – Business Intelligence

Os motivos para investir em BI – Business Intelligence são muitos. Afinal, qualquer organização tem suas perguntas e…

Tendências em cloud computing reforçam seu papel estratégico

Quais tendências em cloud computing nos aguardam nos próximos anos já que, durante 2021, o mundo foi praticamente…

Nuvem eleva experiência do cliente 4.0

Será que a nuvem eleva a experiência do cliente? Essa tem sido uma pergunta recorrente e que merece uma análise. O…