Acelere sua transformação em nuvem


Mais do que ser uma tendência de mercado, a transformação em nuvem é uma necessidade para empresas dos mais diversos portes e setores. A adoção desses sistemas operacionais que rodam sem ocupar espaço físico na sua sede traz muitas vantagens.

Segundo uma pesquisa encomendada pela Cisco e Intel, até 2020, 94% das empresas brasileiras terão solução na nuvem. Plataformas em cloud podem funcionar como servidores, repositórios, bancos de dados, redes, softwares, etc.

Além de serem as opções mais inovadoras do mercado, uma das principais vantagens da transformação em nuvem é a possibilidade de personalização de acordo com as necessidades de cada empresa.

Como acelerar a transformação em nuvem da sua empresa

Atualmente, migrar aplicações para a nuvem já não é uma questão de infraestrutura ou luxo. Muito pelo contrário, é uma necessidade para empresas. Porém, antes de transferir todos os processos e até os sistemas mais básicos da empresa para a nuvem é preciso planejamento e estratégia.

Para que você pense em como fazer essa transição de maneira tranquila e evitando imprevistos, elaboramos um check list. Confira:

1. Garanta o envolvimento de todos setores

Antes de migrar o ERP e todos os processos da empresa com pressa só porque é o que todos os concorrentes estão fazendo, certifique-se de que todas as pessoas nos setores estratégicos estejam comprometidas com esta mudança.

Por isso, comece por ouvir as necessidades de todos os setores e comunicar as razões da transformação em nuvem para otimizar fluxos, armazenamento e resultados.

2. Avalie os processos ao máximo  

De um passo atrás e avalie cada etapa dos processos atuais.  Ouça pessoas de todos os setores para que a transformação em nuvem também venha com novidades que facilitem e melhorem práticas.

Desenhe isso (use metodologias como Design Thinking se necessário) para facilitar a compreensão de fluxos e coletar todo tipo de ideia que pode ser útil. Pense também em como as coisas funcionarão na transição e tente antecipar e minimizar todo tipo de possível problema.

3. Defina o serviço e o melhor provedor para a empresa 

Analise qual o melhor modelo de nuvem (pública, privada e híbrida) para que o seu negócio opere de maneira mais eficiente. Para fazer isso, pondere as necessidades e objetivos da empresa, levando em consideração as opções de SaaS (Software as a Service), PaaS (Platform as a Service) e IaaS (Infrastructure as a Service). Também pese qual o melhor provedor de cloud.

4. Faça um passo a passo 

Prepare uma lista que pode incluir itens como:

  • Pessoas envolvidas diretamente no projeto e suas responsabilidades
  • O que, quando e como ocorrerá a migração para a cloud
  • Quais etapas a transformação em nuvem vai envolver
  • KPIs: defina prazos, formas de controle, testes e monitoramento

O arquiteto de software e consultor da Amazon André Kalsing, sugere considerar estratégias que incluam governança da transformação e gerenciamento de mudanças. Tudo isso para que a adoção da nuvem e a transformação do portfólio de aplicações, processos de TI e seu ciclo de vida ocorra de forma ágil, suportado por DevOps. Estas práticas permitem que a organização maximize o retorno sobre o investimento de diferentes tecnologias adotadas pela TI.

Vantagens da transformação em nuvem com orquestração

Entre as vantagens de concentrar vários provedores de nuvem em uma única plataforma, estão a ampliação da capacidade, performance, segurança e a redução de custos com recursos que não são utilizados em toda a sua potencialidade.

Com o CloudHit da ADTsys você pode gerenciar vários provedores de cloud a partir da mesma plataforma, que você organiza conforme a necessidade do seu negócio. Entre as vantagens dessa forma de transformação em nuvem estão:

  • Agilidade: Configurar um ambiente cloud computacional no mesmo painel visual, podendo inclusive administrar vários ambientes em vários projetos.
  • Facilidade: A interface amigável e recursos como Drag-and-Drop (Arraste e solte) permite o controle por projetos, políticas de agendamentos e de balanceadores de carga.
  • Custo: A orquestração em permite a comparação de custos de projeto em diversos provedores ao mesmo tempo, facilitando a tomada de decisão.

Quer saber como iniciar a transformação em nuvem do seu negócio em uma única plataforma e de maneira simples com o recurso de arrastar e soltar? Conheça o CloudHit Orquestrador da ADTSys.


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…