5 tendências para a área de TI em 2019


Com a chegada do fim deste ano, podemos concluir que nunca se viu uma era como esta – onde as mudanças tecnológicas acontecem em um ritmo cada vez mais rápido.

Em 2018, o setor de TI pode observar o crescimento contínuo da inteligência artificial e da computação baseada em nuvem, novos desenvolvimentos na internet das coisas, plataformas de conversação e uma série de outros insights.

O que se pode esperar para o setor de TI em 2019? Este artigo traz algumas das principais tendências, que podem ser úteis para as organizações que desejam impulsionar seus negócios e transformações digitais. Saiba mais a seguir.

1) Tecnologias imersivas

As tecnologias imersivas receberam um grande impulso neste último ano – e este foi apenas o começo: até 2028, as plataformas de conversação – que evoluem conforme suas interações com os usuários, trarão um novo universo em experiências imersivas.

Além disso, tecnologias como realidade aumentada (RA), realidade mista (MR) e realidade virtual (VR) prometem mudar a forma como os usuários se relacionam com as empresas e seus produtos, revolucionando o setor de TI em 2019.

A previsão é que, até 2022, 70% das empresas passem a utilizar tecnologias imersivas nos setores de consumo e uso corporativo – e 25% terão implantado soluções voltadas para a produção.

O futuro das plataformas de conversação, que vão de assistentes pessoais virtuais a chatbots, deve incorporar canais sensoriais expandidos. Isso vai permitir às plataformas detectarem emoções com base em expressões faciais, o que vai gerar muito mais dados, amplificando a experiência.

A tendência certamente engloba um cenário onde as experiências do dia a dia se conectarão com os usuários através de centenas de dispositivos, de computadores a carros.

2) A Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas promete ser uma das grandes tendências de TI em 2019, por conta do seu desenvolvimento acelerado através do fluxo contínuo de inovações em Cloud Computing e análise de dados em tempo real que vem recebendo.

A IoT usa comunicações máquina-a-máquina, dados, processos e o aprendizado da máquina para assimilar como os usuários interagem essencialmente com tudo em seu ambiente e emprega todos estes insights na melhoria constante de seus serviços.

Além disso, toda essa evolução da IoT já fornece às empresas uma visão mais ampla das relações que os consumidores têm com seus produtos ou serviços. E isso só tende a aumentar e se tornar mais detalhado a partir deste próximo ano.

3) Automação Robótica de Processos (RPA)

Assim como o AI e o aprendizado da máquina, a Automação Robótica de Processos (RPA) é outra tecnologia que vai acelerar cada vez mais os processos, reduzindo margens de erro e otimizando o tempo das equipes de TI em 2019.

A grande questão aqui é a relação tecnologia X empregos: embora o setor de TI em 2019 calcule que a automação da RPA irá ameaçar a subsistência de 230 milhões ou mais de trabalhadores, essa nova tecnologia também cria novos empregos e otimiza muitas funções existentes.

4) Kubernetes

O Kubernetes é considerada hoje a tecnologia de nuvem mais revolucionária disponível no mercado e a grande tendência de TI em 2019 é que ele se torne o sistema operacional mais utilizado para aplicativos nativos da nuvem.

Com sua alta disponibilidade integrada, escalabilidade granular infinita, portabilidade, upgrades contínuos e diversos outros benefícios, o Kubernetes fornece muitos dos recursos que são críticos para a execução de aplicativos nativos da nuvem em uma infraestrutura verdadeiramente composta e com operações múltiplas.

A adoção do Kubernetes promete ser maciça no mercado: empresas de todos os tamanhos devem apostar na solução neste próximo ano para transformar suas aplicações e infraestrutura.

5) Orquestração de nuvem (pública, privada, híbrida)

Contar apenas com os serviços de um tipo de nuvem pode não ser mais a solução ideal para as empresas. É preciso apostar em soluções híbridas para atender às necessidades em constante mudança das empresas: armazenamento, rede, segurança ou implantação de aplicativos em nuvem.

O conceito de multicloud sem dúvidas será uma das grandes tendências de TI em 2019. Especialmente quando consideramos que tão importante quanto quais cargas de trabalho estão sendo executadas em qual nuvem é a transparência, segurança e a praticidade para a operacionalização disso.

Para o multicloud funcionar do jeito certo, é fundamental investir em uma plataforma de orquestração em nuvem confiável – como o CloudHit. Através dela os profissionais de TI podem configurar um ambiente cloud computacional organizando todas as etapas em um único painel visual. Isso facilita a administração de diversos ambientes de nuvens híbridas em vários projetos, tornando a rotina do setor mais ágil e eficaz.

A orquestração é, sem dúvidas, uma das grandes tendências de TI em 2019. E fica mais ágil e prática com o CloudHit – clique e teste gratuitamente por 30 dias!


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…