Orquestração para IoT: funcionamento e benefícios


A orquestração para IoT (Internet das Coisas) tem muitas semelhanças com o nosso corpo: quando pegamos um café quente, os sensores de toque detectam imediatamente a temperatura alta. O sistema nervoso emite um impulso de dor e sinaliza ao cérebro para soltar a taça. Enquanto os mecanismos da sua mão obedecem, o cérebro armazena esse evento.

Assim como o corpo humano, as soluções de IoT geralmente envolvem combinações de elementos, como serviços de software, sensores, atuadores e outros hardwares.

Esses elementos precisam operar em grande escala, de forma conjunta entre si e com outras soluções de IoT. E assim como no corpo humano, esses elementos precisam ser orquestrados para dar o resultado certo.

Uma plataforma de orquestração para IoT permite visualizar, gerenciar e definir regras automatizadas em todos os dados que existem atualmente na plataforma, resultando em aplicativos poderosos e anteriormente indisponíveis.

Entenda mais sobre o tema e descubra como a orquestração em nuvem é fundamental para garantir um processamento eficaz.

Vantagens da orquestração para IoT

A orquestração em nuvem proporciona uma série de benefícios importantes:

  • Oferece a capacidade de integrar IoT com fluxos e sistemas de trabalho de negócios existentes. Se sua empresa já tem um sistema que mantém sua empresa conectada, é possível expandi-lo;
  • Fornece uma única plataforma que unifica os dados de dispositivos e sistemas conectados atuais e futuros;
  • Permite que sua empresa faça um uso mais otimizado dos dados, analisando e agindo em várias partes de dados que estavam anteriormente em aplicativos separados.

A orquestração para IoT pode ter um impacto direto e positivo em sua organização em muitos casos.

Seu time de operações pode se beneficiar de uma visão única e holística de todas as entidades digitalizadas que gerencia, com muitas respostas automatizadas a eventos. Quando eles tiverem dados suficientes, poderão prever pontos de falha e usar estas análises para melhorar a eficiência operacional.

O setor de logística pode rastrear uma cadeia de suprimentos complexa e multipartidária, de ponta a ponta. Será possível utilizar os dados para analisar as condições de remessa e ajustar preventivamente a entrega em caso de falha, ou para garantir ao comprador as condições de remessa durante todo o processo.

Estes são apenas alguns exemplos. Há muito mais casos de uso de orquestração para IoT e IA que mostram o potencial de oportunidades de negócios para a sua empresa.

Principais requisitos para implantações lucrativas de orquestração para IoT

  • Capacidade de conectar qualquer sistema ou sensor na plataforma: embora isso pareça óbvio, caso sua empresa esteja limitada a determinados sensores, protocolos ou softwares, talvez não consiga escalar seus esforços de digitalização no futuro. O requisito mais básico é que tudo pode ser conectado – sem “se” ou “mas”;
  • Todos os seus dados na plataforma devem ser utilizáveis: sua empresa deve ser capaz de extrair qualquer visualização que desejar, definir qualquer regra e analisar dados históricos ou de entidade cruzada com facilidade. Todos estes dados estão sendo coletados por uma razão;
  • Conexão ágil de um sistema ou sensor: se a integração de um BMS levar um ano e o próximo sistema outro ano, é improvável que sua empresa chegue ao mercado a tempo – e mais improvável ainda será fazer deste um projeto lucrativo;
  • Economia de tempo para integração: se cada integração demandar um grande volume de horas de engenharia ou serviços profissionais, isso limitará severamente sua capacidade de projetar projetos lucrativos. É preciso poder configurar painéis ou regras sem um pesado investimento de engenharia, a fim de garantir a lucratividade;
  • Implementação de orquestração típica com vários conjuntos de usuários – com requisitos de dados variados: sua empresa deve poder ativar diferentes níveis de permissão de acesso por meio de hierarquias, grupos, regiões, entre outros.

Importância de contar com uma plataforma de orquestração para IoT

A Internet das Coisas está crescendo organicamente neste ponto atual da transformação digital.

Isso significa que alguns dos seus sistemas já possuam uma plataforma de gerenciamento. No entanto, o benefício de ter um punhado de plataformas de gerenciamento para dispositivos ou sistemas separados é pode gerar riscos desnecessários para a sua operação.

Contar com uma plataforma como o CloudHit pode solucionar estas questões. Ele permite que seu time de TI configure um ambiente cloud computacional organizando todas as etapas em um único painel visual, podendo inclusive administrar diversos ambientes em vários projetos.

A orquestração para IoT fica mais ágil e prática com o CloudHit – clique e teste gratuitamente por 30 dias!


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…