Como aliar projetos de IA e Gestão de Cloud em sua empresa?


Unir IA e gestão de cloud pode ser altamente produtivo para a sua empresa: a inteligência artificial pode tornar seu negócio mais inteligente e eficiente, enquanto a gestão de cloud pode reduzir o custo da IA e facilitar sua implantação.

Se antes as aplicações de IA não eram tão acessíveis, as últimas inovações em computação em nuvem promovidas por grandes provedores – como Amazon, Microsoft e IBM – revolucionaram o cenário.

Para grande parte das empresas, ter acesso à IA de última geração pode ser algo tão simples quanto chamar uma API.

Este artigo vai trazer dicas e informações que ajudarão sua empresa nesse processo de integração entre IA e gestão de cloud, então acompanhe a leitura.

IA e Gestão de Cloud: Como a computação em nuvem está tornando a inteligência artificial mais acessível

A gestão de cloud está em constante evolução, o que tem proporcionado diversas novas oportunidades para as empresas de todos os portes devido a seus muitos benefícios.

Muitas empresas hoje estão deixando de contar com uma TI própria para apostar no consumo de TI baseada em nuvem. Isso é uma das coisas que tem tornado mais fácil integrar IA e gestão de cloud – como você vai saber mais a seguir:

Redução do custo de acesso à IA

Enquanto o custo de implementação de IA é alto e um pouco proibitivo, o baixo custo da computação em nuvem pode ser um grande agente facilitador.

Os serviços fornecidos por meio da arquitetura sem servidor permitem que sua empresa pague somente pela utilização da computação, fazendo com que seu orçamento de TI se torne mais eficiente economicamente.

Ou seja: é possível utilizar infraestrutura de IA da Amazon (que possui recursos suficientes para oferecer preços competitivos) sem o custo de uma atividade constante do servidor. Assim sua empresa investe menos tempo e dinheiro para manter sua IA rodando adequadamente.

Pré-definição dos recursos da IA

Sem definir previamente os recursos e possibilidades de suas aplicações de IA, pode ser complicado coloca-las em uso.

A sorte é que hoje empresas como a Amazon, a Microsoft, a IBM e o Google já oferecem serviços entregues em nuvem que pré-formatam os recursos da IA. Elas permitem abordagem mais assertivas, através de cases de sucesso, limitações de aterramento e documentação de boas-vindas.

Fornecimento de dados abertos para tornar a IA mais inteligente

Dados abertos é o conceito que trabalha um certo conjunto de dados que é disponibilizado gratuitamente, sem limites de uso ligados aos direitos autorais ou quaisquer outras restrições legais.

Para que a IA e o aprendizado de máquina continuem crescendo, mais entidades precisarão ter acesso a grandes conjuntos de dados – e os dados abertos são a solução

Aplicação de IA e gestão de cloud em seu negócio

A união entre computação em nuvem e inteligência artificial está se moldando para ser uma força disruptiva em muitos setores.

A previsão é que o mercado de “aprendizado de máquina como serviço” suba dos US$ 1,07 bilhão em 2016 para US$ 19,86 bilhões em 2025.

Essa relação entre IA e gestão de cloud não apenas traz um novo grau de acessibilidade, mas cria uma nova forma de pensar tecnologias e metodologias existentes.

O elemento humano do atendimento ao cliente é uma preocupação comum para empresas e clientes. A capacidade da IA de entender a linguagem apresenta novas soluções de atendimento ao cliente – como assistentes pessoais automatizados e chatbots.

Toda a tecnologia necessária para alimentar essas soluções está disponível por meio de serviços em nuvem, como as APIs do chatbot do Facebook Messenger.

IA e Gestão de Cloud: Novas oportunidades para o mercado – e para seus negócios

Segundo o CEO do Google, Sundar Pichai, “a longo prazo, estamos evoluindo na computação de um mundo ‘mobile-first” para um mundo ‘AI-first’.”

Se a revolução do smartphone trazida pela transformação digital abriu o mercado para empresas como o Snapchat e o Uber, quais serão os novos negócios que nascerão da integração entre IA e gestão de cloud?

Tudo isso gera a necessidade de trabalhar com o suporte de uma boa ferramenta de orquestração de nuvem – e o CloudHit, da ADTsys é um bom exemplo.

A ADTsys oferece à sua empresa um serviço de nuvem híbrida, voltado para a utilização dos recursos das nuvens privada, pública e servidor dedicado em uma única infraestrutura.

Isso permite que sua organização utilize cada um desses recursos para objetivos específicos, fortalecendo e ampliando a sua capacidade, performance, segurança, além é claro, de reduzir drasticamente os custos provenientes de recursos ociosos.


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…