Por que investir em um orquestrador de provedores de cloud?


Decidir-se por um provedor de serviços de cloud pode ser uma etapa que requer a análise de diversos fatores, a depender do tipo e necessidade de cada organização.

Entretanto, em geral, essa ação representa em diversas ocasiões maior tranquilidade e até mesmo produtividade e vantagem competitiva.

Dentre as funções de um provedor de cloud, por exemplo, estão a disponibilização de espaço para armazenamento de dados com segurança e praticidade, além de possíveis outras funcionalidades para facilitar o dia a dia com a utilização das informações e arquivos de que uma organização dispõe, compartilha ou emprega em suas atividades rotineiras.

Há vantagens em implementar e controlar serviços e entregas de recursos computacionais por meio desse tipo de tecnologia, sendo que a empresa consegue, com a nuvem, atingir maior eficiência quanto a seus sistemas, infraestrutura e da TI e demais áreas que dela dependam.

No entanto, muitas vezes, somente ter um provedor de cloud não é necessário para garantir simplicidade e maior otimização do trabalho.
Gerenciar esse provedor também é muito importante para que a empresa tenha eficiência e para que consiga administrar com maior excelência seus custos.

Para te ajudar a compreender de que modo, então, um orquestrador de provedores de cloud pode representar um diferencial para essa importante tarefa na empresa, elencamos alguns pontos a seguir:

Vantagens de ter uma plataforma de Orquestração 

Nesse contexto, ter uma plataforma (orquestrador) que permita, ao mesmo tempo, o gerenciamento de diversos provedores, em especial no caso de a empresa ter de lidar com diferentes fornecedores ou recursos em seu ambiente, irá ajudar a tornar o processo mais “fluído”.

Benefícios de um bom orquestrador

Um orquestrador de provedores de cloud é a plataforma que irá possibilitar o trabalho de gerenciamento de provedor de nuvem.

Em muitos casos as empresas podem optar por realizar essa função de forma “descentralizada”, o que nem sempre pode ser o caminho mais fácil e vantajoso, por assim dizer.

Isso porque, por exemplo, ter um orquestrador que gerencie vários provedores de uma única vez permite, sem dúvidas, que a empresa consiga “centralizar” essa gestão, tornando-a mais prática, otimizada e ágil e, de quebra, reduzir custos com a contratação de diferentes orquestradores  uma das principais vantagens, se levado em consideração o custo x benefício, inclusive.
CloudHit

Por fim, o CloudHit, orquestrador da ADT, é um exemplo de como esse tipo de plataforma pode facilitar o dia a dia de uma organização e de sua gestão de TI.

Um dos fatores é que pode dispensar a necessidade de maior conhecimento técnico, por exemplo, para operar e gerenciar vários provedores ao mesmo tempo, de forma que todo o “know-how” necessário se encontrará reunido em uma única plataforma, que permite à empresa essa “flexibilidade” no uso de ambientes, de modo a eliminar preocupações com relação à solução para geri-las.

Isso pode facilitar bastante o processo de trabalhar com nuvem híbrida, quando essa for a opção da empresa.

Por meio de um painel único, é  possível facilitar a administração e o provisionamento de recursos, além de poder-se agilizar interações por meio de APIs (interfaces) e acessar um dashboard em tempo real, que permite melhor visualização dos cenários, intervenção pronta e mais facilidade.

Trazer uma boa alternativa, aliás, para a possível dificuldade financeira em manter mais de um modo de gerenciar é outro benefício, além da possibilidade de migrar workloads entre provedores.
Sem contar que, justamente por permitir essa utilização e gerenciamento simultâneos, um orquestrador desse tipo pode auxiliar a empresa na gestão de seu orçamento, uma vez que, caso interessada em mais de uma proposta de provedor, ela poderá analisar com maior clareza a que é mais vantajoso para ela em termos do provedor em si, sem se preocupar, necessariamente, com o fato de como fará a gestão em ambientes diferentes.

E então, sua empresa já conta com um bom orquestrador de provedores de cloud em seu ambiente? Precisa de ajuda com isso? Conheça mais de perto aqui os benefícios do CloudHit, orquestrador que pode permitir maior eficiência e gestão de custos com sua estrutura!

Para saber, de forma mais detalhada, como agir nesse contexto de mudança e inovação, aproveite para ficar por dentro do conteúdo do e-book O papel do Cloud Computing e DevOps na Transformação Digital.

0-1024×576


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…