Saiba analisar preços e descontos dos provedores de cloud


A popularização da computação em nuvem entre as empresas está transformando o mercado – e saber entender e comparar os preços e descontos dos provedores de cloud é fundamental.

A alta demanda permite comparar provedores de cloud de uma forma mais fácil e prática, já que muitos deles apresentam recursos semelhantes.

Mas essa análise deve englobar mais que os recursos disponíveis e contemplar os preços e descontos dos provedores de cloud.

Esse artigo foi elaborado justamente para ajudar neste processo. Siga na leitura e descubra como definir a melhor opção na hora de migrar seus workloads para cloud e mantê-los em nuvem.

O que um provedor de cloud pode fazer por sua empresa

A transformação digital mudou a forma como as empresas fazem negócios e se relacionam com seu mercado e com seus clientes. Isso impulsionou os métodos de trabalho em nuvem e suas aplicações – abrindo espaço para o surgimento dos provedores de cloud.

Um provedor de armazenamento em nuvem hospeda os dados de um cliente em seu próprio datacenter, proporcionando infraestrutura, rede e armazenamento. Clientes individuais e corporativos podem obter capacidade de armazenamento ilimitada nos servidores de um provedor a um preço baixo por gigabyte.

Ao invés de sua empresa armazenar dados em dispositivos de armazenamento local, como uma unidade de disco rígido, você pode optar por um provedor de armazenamento em nuvem para hospedar dados em um sistema em um data center remoto. Sua equipe e clientes podem acessar esses arquivos através de uma conexão com a internet.

Um provedor de armazenamento em nuvem também vende serviços sem armazenamento por uma taxa. As empresas compram computação, software, armazenamento e componentes de TI relacionados como serviços de nuvem através de uma licença pré-paga. Por exemplo, os clientes podem optar por alugar:

  • Infraestrutura como um serviço;
  • Plataforma como serviço;
  • Segurança, software e armazenamento como um serviço.

Empresas que trabalham com múltiplos provedores de cloud devem apostar em orquestradores como o CloudHit Orquestrador, da ADTsys. Com ele, sua empresa pode gerenciar e orquestrar vários provedores de cloud através de uma única plataforma. Isso agiliza as rotinas diárias e otimiza os recursos.

Outro ponto importante, na hora de comparar preços e descontos dos provedores de cloud, é ter em mente as necessidades de sua empresa – assim você evita gastos com aquisições desnecessárias ou que não são aplicáveis em sua operação. Saiba como fazer isso no tópico a seguir.

Saiba comparar preços e descontos dos provedores de cloud

A estimativa de preços de armazenamento na nuvem pode ser extraordinariamente complexa. E fazer uma comparação dos preços e descontos dos provedores de cloud para determinar o armazenamento em nuvem mais barato é ainda mais complicado.

Os principais fornecedores oferecem uma grande variedade de diferentes serviços de armazenamento em nuvem, então os valores de cada um desses serviços podem ser afetados por vários fatores diferentes:

  • Data center;
  • Nível de resiliência;
  • Volume de dados armazenados;
  • Elegibilidade para níveis gratuitos;
  • Frequência de acesso aos dados;
  • Taxas de transferência de dados;
  • Taxas de acesso a dados;
  • Assinaturas de suporte.

Ao monitorar preços e descontos dos provedores nos últimos anos, é fundamental manter-se atento às mudanças que influem nos valores de cloud.

Mas uma análise de nossos especialistas mostrou que, no geral, os preços estão caindo entre os principais provedores:

  • AWS reduziu o preço de 19 instâncias;
  • Azure reduziu o preço de 24 instâncias;
  • Google reduziu o preço de 4 instâncias.

Vamos falar mais essas três fornecedoras no próximo tópico – confira!

AWS X Azure X Google: entenda os preços e descontos dos provedores de cloud mais populares

O Google oferece o Sustained Use Discount (SUD), que não requer nenhum compromisso e oferece um desconto automático em cada tipo de instância utilizada em uma determinada região por mais de 25% de um mês. Para instâncias que estão sendo utilizadas no modo de 24×7, por um mês inteiro, o desconto consegue atingir 30%.

A recente disponibilidade de Instâncias Reservadas na Azure Microsoft gerou uma mudança de valores entre as três gigantes de cloud – AWS, Azure e Google: é possível ver descontos em função do volume.

A contrapartida está no não-comprometimento com o uso dessas instâncias pelo período de um ou três anos. Entre os três provedores, é possível optar pelo período em que o serviço será usado ou manter on demand.

É possível ainda obter descontos negociando diretamente com a equipe de vendas dos provedores, através de soluções mais personalizadas. Quanto maior for o investimento em seu provedor de cloud, maior será sua margem de negociação para descontos adicionais.

Ao comparar os três programas de descontos, que são baseados em compromisso e possuem níveis variados de flexibilidade, certos pontos são decisivos na tomada de decisão:

Facilidade na compra e em caso de alterações

O Google oferece a abordagem mais simples para a compra. O Committed Use Discount (CUD) pode ser aplicado automaticamente, seja qual for o tipo de instância na região, dispensando pedidos de alterações.

Já o AWS Convertible Instance Reserved e o Azure IR permitem alterações em sua compra (incluindo a região), mas é preciso um processo manual para executá-las.

Pagamentos Flexíveis

Em termos de opções de pagamento e flexibilidade, o AWS se destaca: oferece opções diversas e oferece descontos para pagamentos antecipados.

Esperamos que este artigo possa ter esclarecidos alguns pontos relativos aos preços e descontos dos provedores de cloud. Mas é possível de aprofundar ainda mais no assunto.

Para saber, de forma mais detalhada, como agir nesse contexto de mudança e inovação, aproveite para ficar por dentro do conteúdo do e-book O papel do Cloud Computing e DevOps na Transformação Digital.

0-1024×576


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…