Transformação Digital nas empresas: o que muda no TI?


A transformação digital, de fato, vem provocando grandes mudanças. Um de seus retratos, por exemplo, é a previsão feita pelo Instituto Gartner de que, até 2020, 50 bilhões de dispositivos devem estar conectados à internet.

Os impactos dessas mudanças já podem ser sentido em diferentes segmentos. Mas, o processo de adaptação é gradativo. Trata-se de uma mudança de comportamento e, sobretudo, de mentalidade. O mindset antes aplicado a uma rotina mecânica agora vem sendo transformado por interferência das inovações digitais.

Por trás de toda as funcionalidades tecnológicas em nossas rotinas, disponíveis em apps e ao alcance das mãos, existem empresas. E áreas que também são influenciadas pelo meio. É o caso do setor de TI. Afinal, como falar de compartilhamento e governança dos dados sem a área encarregada do suporte a todo o sistema?

Em resumo, o movimento de transformação digital consiste na adoção de tecnologias digitais em todas as fases da cadeia de valor do negócio, a fim de aumentar a receita e a produtividade. A rotina de automação reduz os custos, agiliza processos e permite à empresa realocar profissionais para posições mais estratégicas.

Transformação Digital e os impactos na TI

A transformação digital ainda encontra certos obstáculos para se perpetuar dentro de algumas empresas. A principal dificuldade se encontra no campo do investimento. A decisão de comprar ou atualizar uma tecnologia tem o potencial de causar um grande dano no orçamento se não for bem calculado. Por isso, deve-se estudar as possibilidades e as estratégias para aderir a esse movimento sem maiores prejuízos.

Os novos negócios e modelos operacionais sugeridos a partir da transformação digital exigem uma nova postura do setor de TI dentro das empresas. Cabe aos especialistas em TI monitorar a qualidade das ferramentas e soluções utilizadas durante o processo tendo clareza dos objetivos do negócio.

Dessa forma, é função da área de TI se manter envolvida em todo o processo, desde a definição de tecnologias e ferramentas para a execução dos processos até a melhoria do resultado final, que é divulgado para o público externo e impacta diretamente na imagem e relevância da organização.

Diante da ampliação das possibilidades tecnológicas, a TI se torna muito mais participativa em todo o processo de gestão. Os novos objetivos do setor devem estar voltados para curto e longo prazo, já que dizem respeito às ações do dia-a-dia e também aos objetivos futuros da empresa em alinhamento com o momento de transformação digital.

Veja dicas para otimizar o setor de TI da sua empresa!

Para tirar melhor proveito da transformação digital, é preciso focar nos aspectos que se referem aos novos objetivos do setor de TI dentro da organização. Essas ideias devem estar alinhadas com os valores e projeções da empresa no geral.

  • É preciso desenvolver uma abordagem focada nos clientes

Nesse novo ecossistema digital, entender as motivações dos clientes é fundamental para nortear o rumo das ações voltadas à venda de produtos e serviços. Utilizar ferramentas de Inteligência Artificial e Machine Learning, por exemplo, é fundamental para manter o monitoramento ativo em diferentes redes e filtrar o contato com potenciais clientes.

  • Metodologia baseada na qualidade do serviço

A metodologia a ser adotada pelo setor de TI deve levar em conta o serviço desempenhado e a qualidade desse serviço, em alinhamento com as metas e expectativas da empresa em termos comerciais. Daí a importância do setor de TI ser mais ativo e presente, neste momento, para a tomada de decisões estratégicas em relação aos rumos futuros do negócio.

  • Incentivar a proatividade da equipe

Diante da necessidade de uma postura mais participativa, e do papel mais decisivo desempenhado pelo setor de TI, um comportamento profissional proativo e engajado com os propósitos do setor é fundamental para caminhar rumo ao êxito nas ações. Uma comunicação baseada na integração de sistemas é ideal para agilizar os processos internos.

Atender ao interesse dos clientes, focar na qualidade do serviço e incentivar a participação e proatividade da equipe. Essas três medidas são essenciais para fazer com que os projetos não só da TI, mas da empresa como um todo, acabem gerando bons resultados tanto no curto como no longo prazo.

O desafio de se adaptar à transformação digital existe, mas com base na cooperação e proatividade da equipe pode-se chegar ao êxito. Para maximizar os resultados, é ideal contar com um suporte especializado nessa transição.

A ADTsys oferece suporte para migração para nuvem, orquestração de cloud, mecanismos de Inteligência Artificial, e outras ações envolvidas no processo de transformação digital.

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