Como o Kubernetes pode ajudar na jornada de cloud?


O Kubernetes  é uma das principais pautas quando se fala sobre gestão de cloud e infraestrutura de TI.

Através desta ferramenta, é possível aumentar a agilidade e a eficiência de suas equipes de software e infraestrutura. Isso ajuda sua empresa a acelerar suas ideias para o mercado com mais eficiência, reduzindo o tempo e o risco envolvidos.

Saiba mais sobre Kubernetes e o seu potencial na gestão de cloud com a leitura a seguir.

O que é o Kubernetes?

O Kubernetes é uma plataforma de código aberto, extensível e portátil, voltada para a orquestração e o gerenciamento de clusters de containers – o que que facilita a configuração declarativa e a automação.

O Kubernetes é uma iniciativa do Google, criado e desenvolvido por seus engenheiros, que se baseia em uma década e meia de experiência da empresa com a execução de cargas de trabalho de produção em grande escala, combinadas com as melhores ideias e práticas da comunidade. A tecnologia é usada ainda na execução de seus serviços em containers – Google Docs e Gmail são bons exemplos.

O Kubernetes se tornou Open Source em 2015 e seu nome é inspirado no termo grego Kuvernetes (“timoneiro”, o responsável por conduzir o navio). O serviço possui vários recursos e pode ser visto como:

  • Plataforma de contêiner;
  • Plataforma de microsserviços;
  • Plataforma de nuvem portátil e muito mais.

Uma das principais razões de sua popularidade é a capacidade de operar em qualquer cloud. Como atualmente os datacenters de muitas organizações operam em conjunto com a nuvem pública, tecnologias híbridas, como o Kubernetes, são essenciais.

Com o Kubernetes, as empresas contam com um ambiente de gerenciamento centrado em contêineres, que orquestra a infraestrutura de computação, rede e armazenamento em nome das cargas de trabalho dos usuários.

Dessa forma é possível contar com boa parte da simplicidade da Plataforma como Serviço (PaaS), combinada à flexibilidade da Infraestrutura como Serviço (IaaS) – garantindo a portabilidade entre os provedores de infraestrutura de cloud.

A ferramenta pode ser implementada:

  • Como um serviço;
  • Nos mais diversos ambientes de nuvem pública;
  • No datacenter on-premise de sua empresa.

O Kubernetes abstrai a camada mais profunda da infraestrutura, permitindo que os desenvolvedores se concentrem na criação de aplicativos e façam o deploy em qualquer ambiente citado acima.

O Amazon Web Services (AWS), o Google Cloud Platform (GCP) e o Microsoft Azure têm serviços capazes de configurar instalações altamente disponíveis do Kubernetes.

Benefícios que o Kubernetes pode trazer para sua empresa

  • Redução de custos: seus clusters têm pouca necessidade de manutenção. Seu time não precisará escrever seus próprios scripts de automação de contêiner. Também é possível reduzir os custos de hardware fazendo um uso mais eficaz do hardware atual;
  • Redução do prazo de lançamento para o mercado: um bom gerenciamento de contêiner garante que, enquanto o software for executado, a implantação será quase sempre livre de incidentes e, consequentemente, mais rápida;
  • Flexibilidade e agilidade nas operações de rotina: nas empresas mais modernas, os softwares são executados em qualquer número de infraestruturas privadas e compartilhadas. Ter uma solução de gerenciamento de contêiner significa que sua empresa não terá que sacrificar o desempenho ou fazer ajustes decisivos para mover seus aplicativos. Sua empresa poderá executar softwares onde precisar, tornando suas equipes mais ágeis.

O Kubernetes possibilita uma jornada de cloud mais eficaz

O serviço permite que sua empresa explore as vantagens do modelo de entrega em nuvem, como escalabilidade, resiliência, aplicativos de autorrecuperação e instâncias.

Isso vai garantir que sua organização será capaz de levar seus projetos ao mercado mais rapidamente.

A ADTsys oferecer um serviço de nuvem híbrida, voltado para empresas que precisam utilizar os recursos das nuvens privada, pública e servidor dedicado em uma única infraestrutura.

Este serviço permite que sua organização utilize cada um desses recursos para objetivos específicos, fortalecendo e ampliando a sua capacidade, performance, segurança, além é claro, de reduzir drasticamente os custos provenientes de recursos ociosos.

Descubra o potencial do Kubernetes para a otimização de sua jornada de cloud com o suporte do CloudHit – clique para obter 30 dias grátis.


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…