Benefícios da adoção de Inteligência Artificial


Quais os Benefícios da Inteligência Artificial? Muito mais do que tendência, o uso de Inteligência Artificial (IA) é realidade e não é bem como no filme AI do Steven Spielberg. De acordo com a IBM, Inteligência Artificial é o conceito de que máquinas podem ser ensinadas a imitar processos humanos, tais como tomar decisões ou comportamentos. O termo é de 1955 e foi cunhado por Merriam-Webster.

A Inteligência Artificial é parte do cotidiano.  Está no corretor ortográfico do seu celular, no GPS que você usa para saber como chegar num endereço diferente, no comando de voz do celular e naquela rede social que reconhece faces e marca seus amigos em fotos.

Além de já estar presente em nossas vidas, a Inteligência Artificial pode ser uma ferramenta muito útil para negócios e será cada vez mais utilizada como recurso estratégico para empresas.  Ela pode servir para identificar e antecipar mercados, prever vendas, classificar e personalizar o atendimento ao cliente e até fazer com que esta etapa seja automatizada.

Vantagens de adotar Inteligência Artificial

Apostar na Inteligência Artificial é um investimento que trará grandes vantagens para o seu negócio. Entre os benefícios da adoção deste recurso, estão:

  • Redução de custos: apesar do custo inicial de implantação, o uso de Inteligência Artificial resultará em coleta de dados mais precisos, redução de erros e aplicação de soluções mais acertadas.
  • Agilidade: os algoritmos coletam e processam informações de um jeito infinitamente mais veloz do que dados coletados de maneira manual. Assim, a tomada de decisões e a resolução de problemas é otimizada.
  • Eficiência: a adoção de Inteligência Artificial para resolver problemas mais simples, libera a mão de obra humana para lidar com problemas que são realmente complexos e exigem inteligência emocional para tanto. Assim, por exemplo, chatbots podem responder dúvidas frequentes, enquanto seres humanos fazem atendimentos que são mais complexos e que machine learning ainda não é capaz de lidar.

Os pilares para a adoção de Inteligência Artificial

Antes de adotar Inteligência Artificial na sua empresa, é preciso entender quais as reais necessidades do negócio, dos funcionários e dos clientes. Entre alguns pilares para considerar na hora de decidir pela adoção deste recurso estão a equipe qualificada para implantação deste tipo de projeto, qualidade dos dados e nas ferramentas certas para o processamento dessa informação.

Vamos aos benefícios da Inteligência Artificial:

1.    Equipe qualificada

Encontrar funcionários qualificados e engajados na área é um dos maiores desafios na hora de implantar este tipo de projeto. Antes de investir nesse tipo de recurso, tenha cientistas de dados e outros profissionais de tecnologia altamente qualificados na equipe e que sejam capazes de comunicar a cultura e a necessidade da Inteligência Artificial para o restante.

Outro ponto a considerar no que diz respeito à equipe é a geração de empregos. Sim, a tendência é que a Inteligência Artificial elimine funções repetitivas, mas de acordo com o blog da Rock Content, a pesquisadores como Susan Lund e James Manyika, da McKinsey Global Institute, afirmam que a tecnologia gerará novos empregos.

O importante é alinhar expectativas na hora de implantar ferramentas de Inteligência Artificial e entendê-la como um recurso extra para otimizar tanto as potencialidades tecnológicas, quanto humanas do negócio.

2.   Dados adequados

Se os dados que a sua empresa armazena não são coletados e armazenados com critério e qualidades, o resultado pode ser ineficiência na hora de colocar Inteligência Artificial para trabalhar com ele.

Além disso, escolha casos que são relevantes para o negócio para serem avaliados e potencialmente resolvidos por IA. É essencial considerar ainda que tipo de experiência a empresa quer proporcionar aos clientes com ferramentas como chatbots e avaliar de forma constante resultados e o que pode ser melhorado.

3.    Plataforma de dados de alto desempenho

Se a equipe é qualificada e os dados são de qualidades, o terceiro elemento para que Inteligência Artificial funcione é a uma plataforma de processamento de dados de alto desempenho.

Assim, é possível criar cada vez mais modelos para analisar dados complexos e em maior quantidade, com resultados mais rápidos e mais adequados. Os efeitos são previsões de alto valor que podem levar a melhores decisões e ações inteligentes em tempo real.

Agora que você já sabe quais os benefícios de implantar inteligência artificial, que tal voltar sempre aqui no blog da ADTsys para atualizações nessa área? Clique aqui e descubra mais!


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…