A jornada em nuvem ADTsys considera que toda empresa precisa obter maior economia, eficiência e segurança aos seus negócios.  

Sendo protagonista neste mundo pós transformação digital, a cloud computing serve como uma estrutura robusta para a disponibilidade, interação, inteligência e eficiência das organizações. 

Para que essa migração à nuvem seja positiva e seu potencial máximo seja alcançado é preciso planejamento minucioso e profissionais de uma série de especialidades para que seja possível a utilização de todos os tipos de ferramentas inovadoras para cloud.  

Desta forma, é possível além de migrar com segurança e eficiência, usar o Analytics a fim transformar os dados em insumos valiosos na tomada de decisão, que passa ser mais ágil e assertiva, e promover a otimização contínua das rotinas que estejam relacionadas com a nuvem.  

Uma jornada em nuvem deve ser sempre bem planejada, feita por profissionais experientes e suportada pelas mais inovadoras ferramentas, estratégias e processos, preservando os dados organizacionais, evitando que a migração afete as operações e entregando todo o potencial das tecnologias. 

Por isso, neste artigo vamos mostrar a jornada em nuvem ADTsys, que é feita considerando as particularidades de cada cliente, permitindo que os dados façam seu papel na evolução dos negócios, a importância da performance de aplicação, entregando a devida prioridade da segurança digital. 

No fim, mostraremos como o Analytics é uma estratégia para assertividade e agilidade nas decisões após a migração ser realizada com sucesso. 

Boa leitura! 

A Jornada Cloud ADTsys considera as particularidades de cada cliente 

Toda empresa é singular, cada um tem seus próprios valores, missões, cultura, processos e rotinas. O sucesso do processo em cloud depende exatamente do quão bem analisadas foram as particularidades de um negócio. 

Por isso a jornada em nuvem ADTsys começa com o processo de migração, envolvendo um estudo minucioso sobre o nível de digitalização de cada empresa, suas necessidades e interesses. 

Depois dessa análise é construída uma arquitetura específica para migração e em seguida é realizada a automação de processos com base em DevOps, passando por cloud Híbrida, Analytics e Inteligência Artificial. 

Todas as etapas do processo de migração são sustentadas por meio de nosso Command Center, que disponibiliza 24×7 um time de profissionais especialistas em diversos segmentos de cloud computing e TI. 

Ao final da jornada em nuvem ADTsys, a orquestração entre nuvens possibilita a customização de soluções para atender as necessidades específicas de cada um de nossos clientes. Desta forma, conseguimos entregar mais eficiência, velocidade e direcionamento para a tomada de decisões e investimentos. 

Confira agora quais as etapas da nossa jornada em nuvem e o que é feito em cada uma delas: 

Diagnóstico – item essencial na jornada em nuvem da ADTsys 

  • Definição do que será movido para a nuvem; 
  • Análise das necessidades do negócio, visando um planejamento personalizado, incluindo a criação de dashboards inteligentes, transformação de aplicações e soluções de automação. 

Apresentação das melhorias 

Análise técnica e financeira 

  • Avaliadas despesas com integração, monitoramento, projeto de implementação, segurança da informação e profissionais qualificados para o gerenciamento da nuvem; 
  • São considerados os serviços pagos conforme o consumo – que podem aumentar ou diminuir sazonalmente – e o tipo de serviço a ser contratado: SaaS, IaaS e PaaS. 

Migração bem-sucedida 

  • Soluções naturalmente integradas à infraestrutura, sem mudanças drásticas nos processos; 
  • Testes e ajustes da migração visando aprimorar a performance e otimizar os recursos; 
  • Acompanhamento e aperfeiçoamento constantes. 

DevOps faz parte da jornada em nuvem ADTsys 

  • Automação de processos; 
  • Criação de esteiras automatizadas. 

Orquestração cloud 

Seguindo essas etapas e contando com a expertise de nosso time de especialistas em conjunto com nosso Command Center, a jornada em nuvem ADTsys consegue entregar transparência, sem impactos operacionais ou negativos e com benefícios para toda sua estrutura. 

Performance de aplicação: porque são tão importantes 

Parte fundamental do processo de produção atrelado a TI é identificar se o aplicativo/aplicação tem uma performance satisfatória, afinal, o bom desempenho de uma aplicação está diretamente ligado à experiência do cliente, ponto crucial para os resultados.  

É fundamental contar com um servidor capaz de suportar os arquivos e utilizar estratégias em conjunto com ferramentas cloud para aumentar a velocidade da aplicação. Um sistema rápido garante uma experiência eficaz, leve e simplificada aos usuários. 

Parte da jornada em nuvem ADTsys é explorar o machine learning para refinar a Inteligência artificial a ponto de abrir novos meios para aumentar a performance de aplicação. 

Além disso, garantimos que a avaliação do desenvolvimento do servidor seja realizada antes do lançamento final da aplicação para os usuários, seguida de testes e aprimoramentos. Isto é feito com o intuito de garantir a inexistência de falhas e bom desempenho. 

Durante esta etapa de tuning da performance de aplicação, são feitas otimizações no código, reorganização dos arquivos virtuais e uma estrutura em nuvem dedicada somente para fins de testes e aprimoramento de aplicação. 

Veja o que fazemos para garantir a performance de sua aplicação: 

Stress Test 

O Stress Test ADTsys é feito para mensurar a capacidade operacional da arquitetura de sua aplicação Web. Por meio desse processo é possível evidenciar os requisitos não funcionais e antecipar problemas relacionados com capacidade e desempenho. 

Desta forma, o Stress Test consegue minimizar significativamente os incidentes não funcionais em ambientes produtivos. 

Tuning de aplicação 

Tuning de aplicação ADTsys é feito para expor, propor e efetivar mudanças que possam otimizar sua aplicação. Trata-se de um conjunto de técnicas tuning server destinadas para otimização dos diversos sistemas de sua empresa, elas envolvem desde o Sistema Operacional até o código fonte. 

Para que isso seja possível, seguimos criteriosamente uma ordem de processos: 

  1.  Entender quais os problemas; 
  1.  Elaborar o diagnóstico; 
  1.  Aplicar as técnicas de otimização baseadas no diagnóstico. 

Tuning de banco de dados 

O banco de dados é um fator diretamente ligado ao desempenho de uma aplicação. Nosso serviço de Tuning contempla rotinas de análises de alta complexibilidade e o uso das melhores práticas nas plataformas de banco de dados. 

Temos a capacidade de abranger MS SQL Server, Oracle, MySQL, DB2, Mongo DB e Postgre. 

Durante este processo de tuning, identificamos gargalos no Sistema Operacional, na arquitetura da aplicação incluindo seu código fonte, banco de dados ou servidores web. 

Jornada em nuvem ADTsys: da migração à análise de dados

DevOps: reduzindo custos e tempo de desenvolvimento
É muito comum as empresas contratarem diversos desenvolvedores de software. Quando isso acontece, cada um desenvolve sua parte sem a preocupação de integrar seu trabalho com os demais. 

Desta forma, quando todos os “blocos” de programação ficam prontos, são integrados e enviados à empresa, é extremamente provável que o software não rode.  

Nesses casos, a aplicação é devolvida para o prestador de serviços a fim de encontrar uma solução, esse que pode encontrá-la ou simplesmente dizer que em suas máquinas o software está “rodando” normalmente, que está tudo ok. 

Em ambas as situações o resultado é perda de tempo e dinheiro para a empresa contratante. 

Aqui na ADTsys, temos ambientes exclusivos para as diversas etapas de desenvolvimento. Um é especialmente destinado para criação/desenvolvimento, outro de homologação para testar o funcionamento do software no ambiente do cliente e um terceiro onde o software será efetivamente “rodado”. 

Devido a essa esteira de 3 ambientes, os processos são agilizados, pois caso existam atualizações da API dentro do desenvolvimento, a atualização é feita rapidamente em todos os 3.  

Desta forma, conseguimos entregar aos nossos clientes os seguintes benefícios: 

  • Automatização de tarefas operacionais; 
  • Agilidade na entrega; 
  • Economia com despesas operacionais; 
  • Redução do tempo de operação.
     

O nosso serviço de DevOps, que pode integrar a jornada em nuvem ADTsys, tem como premissa agilizar e otimizar a gestão de infraestrutura cloud. Por isso, nós automatizamos o ambiente das suas aplicações, tratando a sua infraestrutura como código. 

Segurança Digital é prioridade na jornada em nuvem ADTsys 

Antes, durante e após a jornada em nuvem ADTsys é indispensável priorizar a segurança digital. Para certificar a robustez de uma estrutura digital e todos os sistemas que a envolve é preciso testar sua efetividade. 

Para isso, são feitos testes nos sistemas de computadores, redes e aplicações web que procuram vulnerabilidades na segurança digital para evitar que sejam exploradas por cibercriminosos. 

Durante a etapa de testes, que são realizados manual ou automaticamente por meio de softwares, é feito o levantamento de informações do ambiente testado a fim de identificar possíveis brechas e/ou pontos de entrada que possam ser utilizadas como vias de acesso para ataques. 

Assim, é possível detectar falhas na segurança digital que revelam a ineficácia dos mecanismos de proteção, avaliar a consequência delas, desenvolver soluções e estudar quais os desafios futuros podem surgir que possam prejudicar a integridade dos sistemas e a empresa como um todo. 

A ADTsys, atua com o trabalho de Assessment de Segurança. Este serviço avalia o ambiente e levanta suas vulnerabilidades, fazendo testes, apresentando relatórios das fragilidades e mostrando quais pontos devem ser reforçados.  

Caso o cliente desejar, nós elaboramos um projeto com as soluções adequadas para melhorar sua segurança digital. 

O papel dos dados na evolução dos negócios e na jornada em nuvem ADTsys 

Já passamos do tempo em que as decisões eram tomadas com base em experiências anteriores e/ou feeling dos gestores, essa dinâmica decisória perdeu sua eficácia.  

Hoje, neste mundo totalmente conectado, pessoas e empresas geram um volume colossal de informações de todos os tipos e formatos. É preciso comportar e utilizar esses dados com para tomar decisões com inteligência. 

No entanto, como o volume é muito grande e nem todos os dados são relevantes para o negócio, chega um momento que a quantidade gerada é maior do que a capacidade das planilhas para comportá-los e o capital humano não é o suficiente para lidar com tantas informações, organizá-las e utilizá-las para análises. 

ADTsys faz a combinação de duas ferramentas que entregam o poder de comportar e utilizar os dados de maneira estratégica e torná-los base na tomada de decisão. 

Estamos falando da união entre Data Lake e BI (Business Intelligence) que se transformou em um único serviço oferecido por nós que transforma grandes volumes de informações em inteligência para o negócio.  

Confira abaixo o que é BI/Data Lake ADTsys, os potenciais e benefícios desta união, que integra as etapas da jornada em nuvem ADTsys: 

Data Lake ADTsys 

  • Espaços na nuvem com enorme capacidade de armazenamento disponibilizados de acordo com a demanda de cada um de nossos clientes; 
  • Armazenamento com segurança de alto nível, centralização de dados e acesso simultâneo às informações; 
  • Permite que análises sejam realizadas facilmente e com rapidez. 

Business Intelligence (BI) ADTsys 

  • BI é o conjunto de práticas e tecnologias que transformam grandes volumes de dados organizacionais em insumos valiosos para tomada de decisões estratégicas; 
  • As tecnologias e metodologias do BI permitem a automatização de técnicas analíticas, determinadas conforme as características e objetivos da empresa; 
  • Com BI é possível identificar, em meio ao volume colossal de informações disponíveis na web, padrões, tendências e comportamento social. 

O poder da união entre BI e Data Lake ADTsys 

Com as tecnologias e metodologias utilizadas pela ADTsys é possível transformar os dados contidos em um Data Lake em informações claras para que os tomadores de decisão possam entender melhor as necessidades atuais de seu público, identificar pontos críticos, falhas e gargalos que impedem o bom desenvolvimento dos negócios e crescimento da empresa. 

Da união de BI e Data Lake ADTsys, resultam os seguintes benefícios principais: 

  • Melhor gerenciamento de dados, custos, tempo e riscos reduzidos; 
  • Detecção de erros que passaram despercebidos e afetam o desempenho da empresa, tanto nos processos quanto no atendimento das expectativas do cliente; 
  • Poder de avaliação precisa por meio de indicadores e métricas de desempenho para identificar a produtividade das equipes;  
  • Capacidade de desenvolvimento de produtos e ofertas otimizadas, elevando a experiência do cliente; 
  • Controle acurado das despesas, além de uma visão mais ampla dos gastos; 
  • Aumento de competitividade graças a promoção de uma visão holística de todos os processos do negócio. 

O Data Lake/BI da ADTsys, por meio da análise de negócios, geração de painéis e relatórios precisos e simplificados permite que o gestor entenda o que realmente está acontecendo em sua empresa. Assim, se tornam mais rápidos os processos de identificação e reação aos riscos e oportunidades. 

Além disso, os relatórios em tempo real possibilitam o acompanhamento contínuo do desempenho de todos os aspectos do negócio. Com isso, é possível reunir o que é importante e responder com agilidade a quaisquer riscos ou oportunidades que venham à tona. 

Com essas informações valiosas e atualizadas em tempo real, de modo simples, é possível embasar com segurança as decisões e obter maior sucesso. 

Jornada em nuvem ADTsys: segurança, eficiência e assertividade 

Chegamos ao final deste conteúdo, foram apresentadas as etapas da jornada em nuvem ADTsys desde a migração até o uso de dados para evolução dos negócios. 

Para finalizar, é importante ressaltar que, independentemente da etapa em que sua empresa se encontra dentro da jornada em nuvem ADTsys – ou nível de maturidade digital -, temos os profissionais e tecnologias adequados. Também temos experiência de mercado, o que nos torna o parceiro certo no sucesso de seus negócios. 

Para sustentar toda sua jornada em cloud, na etapa que for, temos um grande diferencial, o nosso Command Center (NOC). Trata-se de uma divisão exclusiva da ADTsys que dá suporte 24×7 e deixa à sua disposição um time de profissionais diversos, com habilidades distintas e complementares. 

Assim, em vez de ter que investir em um profissional experiente em determinada função para operar em tantas outras requisitadas no cloud computing, com o Command Center ADTsys você pode ter todos especialistas à sua disposição (SQL, DBA, AWS, etc.) com um único serviço.   

Descubra como a jornada em nuvem ADTsys tem capacidade para te ajudar a alcançar o sucesso – desde a migração até o uso de dados para evoluir seus negócios. Entre em contato com nossos especialistas! 

FALAR COM ESPECIALISTAS ADTSYS