O Kubernetes  é uma das principais pautas quando se fala sobre gestão de cloud e infraestrutura de TI.

Através desta ferramenta, é possível aumentar a agilidade e a eficiência de suas equipes de software e infraestrutura. Isso ajuda sua empresa a acelerar suas ideias para o mercado com mais eficiência, reduzindo o tempo e o risco envolvidos.

Saiba mais sobre Kubernetes e o seu potencial na gestão de cloud com a leitura a seguir.

O que é o Kubernetes?

O Kubernetes é uma plataforma de código aberto, extensível e portátil, voltada para a orquestração e o gerenciamento de clusters de containers – o que que facilita a configuração declarativa e a automação.

O Kubernetes é uma iniciativa do Google, criado e desenvolvido por seus engenheiros, que se baseia em uma década e meia de experiência da empresa com a execução de cargas de trabalho de produção em grande escala, combinadas com as melhores ideias e práticas da comunidade. A tecnologia é usada ainda na execução de seus serviços em containers – Google Docs e Gmail são bons exemplos.

O Kubernetes se tornou Open Source em 2015 e seu nome é inspirado no termo grego Kuvernetes (“timoneiro”, o responsável por conduzir o navio). O serviço possui vários recursos e pode ser visto como:

  • Plataforma de contêiner;
  • Plataforma de microsserviços;
  • Plataforma de nuvem portátil e muito mais.

Uma das principais razões de sua popularidade é a capacidade de operar em qualquer cloud. Como atualmente os datacenters de muitas organizações operam em conjunto com a nuvem pública, tecnologias híbridas, como o Kubernetes, são essenciais.

Com o Kubernetes, as empresas contam com um ambiente de gerenciamento centrado em contêineres, que orquestra a infraestrutura de computação, rede e armazenamento em nome das cargas de trabalho dos usuários.

Dessa forma é possível contar com boa parte da simplicidade da Plataforma como Serviço (PaaS), combinada à flexibilidade da Infraestrutura como Serviço (IaaS) – garantindo a portabilidade entre os provedores de infraestrutura de cloud.

A ferramenta pode ser implementada:

  • Como um serviço;
  • Nos mais diversos ambientes de nuvem pública;
  • No datacenter on-premise de sua empresa.

O Kubernetes abstrai a camada mais profunda da infraestrutura, permitindo que os desenvolvedores se concentrem na criação de aplicativos e façam o deploy em qualquer ambiente citado acima.

O Amazon Web Services (AWS), o Google Cloud Platform (GCP) e o Microsoft Azure têm serviços capazes de configurar instalações altamente disponíveis do Kubernetes.

Benefícios que o Kubernetes pode trazer para sua empresa

  • Redução de custos: seus clusters têm pouca necessidade de manutenção. Seu time não precisará escrever seus próprios scripts de automação de contêiner. Também é possível reduzir os custos de hardware fazendo um uso mais eficaz do hardware atual;
  • Redução do prazo de lançamento para o mercado: um bom gerenciamento de contêiner garante que, enquanto o software for executado, a implantação será quase sempre livre de incidentes e, consequentemente, mais rápida;
  • Flexibilidade e agilidade nas operações de rotina: nas empresas mais modernas, os softwares são executados em qualquer número de infraestruturas privadas e compartilhadas. Ter uma solução de gerenciamento de contêiner significa que sua empresa não terá que sacrificar o desempenho ou fazer ajustes decisivos para mover seus aplicativos. Sua empresa poderá executar softwares onde precisar, tornando suas equipes mais ágeis.

O Kubernetes possibilita uma jornada de cloud mais eficaz

O serviço permite que sua empresa explore as vantagens do modelo de entrega em nuvem, como escalabilidade, resiliência, aplicativos de autorrecuperação e instâncias.

Isso vai garantir que sua organização será capaz de levar seus projetos ao mercado mais rapidamente.

A ADTsys oferecer um serviço de nuvem híbrida, voltado para empresas que precisam utilizar os recursos das nuvens privada, pública e servidor dedicado em uma única infraestrutura.

Este serviço permite que sua organização utilize cada um desses recursos para objetivos específicos, fortalecendo e ampliando a sua capacidade, performance, segurança, além é claro, de reduzir drasticamente os custos provenientes de recursos ociosos.

Descubra o potencial do Kubernetes para a otimização de sua jornada de cloud com o suporte do CloudHit – clique para obter 30 dias grátis.


Conteúdos que você pode gostar também:

BI

9 motivos para investir em BI – Business Intelligence

Os motivos para investir em BI – Business Intelligence são muitos. Afinal, qualquer organização tem suas perguntas e…

Tendências em cloud computing reforçam seu papel estratégico

Quais tendências em cloud computing nos aguardam nos próximos anos já que, durante 2021, o mundo foi praticamente…

Nuvem eleva experiência do cliente 4.0

Será que a nuvem eleva a experiência do cliente? Essa tem sido uma pergunta recorrente e que merece uma análise. O…