gestão em cloud é uma estratégia essencial no modelo operacional atual, onde a computação em nuvem tem apresentado um crescimento constante e muito veloz. Havendo um enorme crescimento de empresas que buscam por provedores de nuvem, como a AWS, Google e a Azure. 

Sendo esta evolução causada, principalmente, pelas transformações digitais e a necessidade de conhecimento técnico, gestão e investimento em treinamento. 

Além disso, a evolução que acompanha a computação em nuvem também exigiu que se fale em orquestração em nuvem, já que suas soluções facilitam e reduzem os custos na gestão, tornando-a mais eficiente. 

Essa evolução também permitiu que a equipe de TI se tornasse muito mais focada e produtiva, pois, a gestão em cloud permite que se concentrem em atender melhor suas necessidades de negócio.  

Também permite escalabilidade muito maior de recursos, o que facilita o crescimento dos negócios. 

Siga na leitura e descubra a importância da orquestração em nuvem para a gestão moderna. 

Papel da orquestração para uma gestão em cloud eficiente 

A orquestração em nuvem se dá pela organização e coordenação dos provedores de cloud computing, fazendo com que processos e atividades entre provedores sejam mais integrados e ágeis, podendo ser acompanhados por uma única plataforma de trabalho. 

Além disso, a orquestração simplifica a gestão em cloud e promove: 

  • Maior conformidade com boas práticas, já que implementa uma automação em muitos processos da empresa; 
  • Operações otimizadas de forma simples e com excelente relação custo-benefício; 
  • Maior visibilidade e controle das operações em cloud, facilitando também a agilidade dos negócios. 

Fazendo a administração e provisionamento de recursos através um único painel, a orquestração em cloud agiliza interações pelos APIs. Além disso, oferece uma plataforma de gerenciamento de cloud com um dashboard (painel) para gestão de serviços de nuvem atualizado em tempo real. 

Com tantas vantagens, fica claro que ela ajuda a implementar processos comuns e a reduzir seus custos, aumentando a produtividade da empresa. 

Ferramenta adequada para orquestração garante gestão em cloud eficiente 

Como vimos, a gestão em cloud traz diversos benefícios para a empresa a partir de sua implantação. Mas, para a orquestração em nuvem ocorrer, é preciso adotar ferramentas que tornem essa gestão mais segura e eficiente. 

O ADT Cloud Maestro é uma ferramenta exclusiva da ADTsys que disponibiliza um amplo conjunto de funcionalidades. Com ela, é possível gerenciar todas as fases de configuração e gerenciamento de sua infraestrutura, desde a criação de recursos até a exclusão. 

Trata-se de uma plataforma de gestão em cloud robusta que também faz uma análise completa da segurança e conformidade de todo o ambiente. 

Entre os benefícios oferecidos pela adoção de ADT Cloud Maestro na gestão em cloud, destacamos: 

  • Simplificação e padronização do controle de acesso baseado em funções e por intermédio do mapeamento e personalização de funções;  
  • Provisionamento e segurança ágeis, apropriados para um ambiente de várias nuvens;  

Com a adesão e implantação da gestão e orquestração em nuvem, a empresa terá processos muito mais seguros, ágeis e com qualidade.  

Agora que você já conhece os benefícios da gestão em cloud para seu ambiente, conheça ADT Cloud Maestro, conversando com nossos especialistas.