Faculdade de Guarulhos lança cursos em colaboração com a Amazon Web Services


Faculdade de Guarulhos lança cursos em colaboração com a Amazon Web Services: A Faculdade Eniac, com a colaboração da Amazon Web Services (AWS), lançará este mês dois cursos de pós-graduação em cloud computing (computação em nuvem): Gestão da Tecnologia da Informação em Nuvem e Arquitetura de Computação em Nuvem. Os cursos de pós-graduação terão 400 horas, com 100 horas dedicadas ao desenvolvimento de um projeto real de implantação e migração para nuvem.

Para marcar o lançamento, o Eniac preparou um evento sobre o tema, que acontece no dia 15 de setembro, às 18h30, na sede da instituição, em Guarulhos. O encontro contará com palestra do Professor Manoel Veras, primeiro profissional a comentar sobre computação em nuvem no Brasil. Em seguida, Veras conduzirá o workshop com o método exclusivo desenvolvido que une a metodologia do Modelo de Negócio Canvas com a metodologia de gestão de projetos do PMI (Project Management Institute).

A metodologia de aprendizagem utilizada nos cursos envolve o desenvolvimento de um projeto real, que tem como objetivo colocar o estudante para aprender por meio da prática e garantir que a realidade da sala de aula esteja alinhada com a realidade do mercado, como comenta o professor Mauro Roberto, coordenador da Faculdade Eniac e um dos líderes do projeto. “A aprendizagem baseada em projetos desafia o estudante a aprender segundo a realidade do mercado, assim ele cria um portfólio de experiências que faz realmente a diferença no currículo e na carreira dele”.

A colaboração entre o Eniac e a AWS existe desde 2015, quando a faculdade foi uma das primeiras universidades brasileiras a migrar seus sistemas totalmente para nuvem. Segundo Ruy Guerios, presidente do grupo Eniac, os principais benefícios da migração foram a redução de custos e a escalabilidade. “Um dos maiores benefícios é ter a certeza de que nós podemos voar, inovar e crescer e o melhor, saber que estamos bem acompanhados”, comemora Ruy Guerios.

O Grupo Eniac – que atende alunos do ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico e ensino superior – é reconhecido por investir em tecnologia aplicada na educação e oferece ensino com recursos inovadores e tecnológicos. As práticas adotadas impactam positivamente não apenas nas notas finais dos alunos, mas, principalmente, no desenvolvimento das habilidades e na motivação dos estudantes. Através do programa AWS Educate, a AWS disponibilizou a cada um dos alunos matriculados da Faculdade ENIAC, 75 dólares em créditos para utilização dos serviços AWS, a serem utilizados pelos estudantes no desenvolvimento de projetos e empreendimentos na nuvem.

Até o final do ano, o ENIAC promoverá com a colaboração da AWS um hackathon, maratona de inovação, na sede da instituição em Guarulhos em sua semana de tecnologia em que ocorrerá também a CONIC (Congresso Nacional de Iniciação Científica), maior congresso de iniciação científica do país. Mais informações serão divulgadas em breve.

SOBRE O ENIAC

Fundado em 1985 como escola técnica, ao oferecer cursos na área de microinformática, o Eniac é uma instituição de ensino que tem como premissa utilizar a inovação tecnológica a serviço da aprendizagem. Atua na educação básica e ensino técnico profissionalizante, passando pelo ensino médio integrado ao técnico. Desde 2002 atua no ensino superior, quando fundou a Faculdade Eniac, que proporciona aos alunos aprendizado dinâmico, independente e adaptado à realidade contemporânea.

O Grupo Eniac tem como missão educar e formar cidadãos para obter sucesso na vida, sendo competentes no mercado de trabalho e responsáveis com o meio ambiente. Recentemente, firmou parceria e se tornou case da Google e da Amazon Web Services, consolidando-se como uma referência em tecnologia e inovação na educação básica e superior no Brasil. Em seu campus, localizado na cidade de Guarulhos (SP), trabalham cerca de 450 colaboradores, entre docentes e profissionais responsáveis por questões administrativas.

“A Faculdade Eniac, com a colaboração da Amazon Web Services (AWS), lançará este mês dois cursos de pós-graduação em cloud computing”

FONTE: SEGS


Conteúdos que você pode gostar também:

Inteligência Artificial e os benefícios do deep learning

Inteligência Artificial e os benefícios do deep learning: Junto com diversas pesquisas e descobertas relacionadas ao…

Infrastructure as a Code: Gerencie nuvens com eficiência

Saiba mais sobre o termo Infrastructure as a Code O termo Infrastructure as a Code (Infraestrutura como Código) tem se…

Como migrar pra cloud computing de forma segura?

Dicas de como migrar para cloud computing com segurança O fato de migrar pra cloud computing nada mais é do que uma…