Como migrar pra cloud computing de forma segura?


Dicas de como migrar para cloud computing com segurança

O fato de migrar pra cloud computing nada mais é do que uma decisão estratégica, que deve ser avaliada previamente pela empresa, na gestão de TI com o objetivo de otimizar processos, melhorar a performance e reduzir os custos.

O processo de transformação digital, contudo, começa nas pessoas. A sociedade que vivemos atualmente se apresenta muito mais interligada do que há 20 anos quando ainda surgiam as primeiras conexões de internet.

Completa segurança para o usuário de cloud computing

Entre as principais exigências neste mercado está a completa segurança dos dados e informações. A privacidade no compartilhamento de arquivos e dados é uma das premissas para os usuários da rede atualmente.

Mais do que tendência, o movimento de migrar pra cloud computing está consolidado. Um sinal disto é a ação da Google, uma das maiores empresas do setor, que decidiu facilitar a migração de dados em nuvem. A Google criou uma divisão de negócios própria voltada para processos envolvendo cloud computing, GCP – Google Cloud Platform. 

De acordo com estudos do Instituto Gartner, especializado no setor de tecnologia, a tendência é que os gastos envolvendo a tarefa de migrar pra cloud computing só aumentem dentro do orçamento de TI das empresas. Até 2020, estima-se que 39% do total de custos das empresas estará atrelado a sistemas de cloud computing voltados aos data centers.

Benefícios de migrar pra cloud computing

É fato que ao optar por serviços em nuvem para substituir sistemas existentes aconteça uma mudança no plano de investimentos da empresa. Contudo, a ideia de migrar pra cloud computing tem se mostrado vantajosa no que se refere ao custo benefício.

Diante das exigências do mercado, um sistema de TI cada vez mais eficiente configura a busca incessante por parte das empresas. O investimento em novas tecnologias é fundamental para tornar o ambiente mais eficiente e produtivo.

No caso de migrar pra cloud computing, esse investimento sempre deve ser feito levando em conta a privacidade e segurança dos dados, além da agilidade transmissão de conteúdos.

A migração para serviços de cloud computing  tende a tornar os serviços mais dinâmicos, seguros e confiáveis. Abaixo vamos pontuar alguns benefícios que esse novo processo pode trazer para a sua empresa:

Controle de Custos com cloud computing

Muitas vezes, mudar a infraestrutura com base em inserção de novas tecnologias pode soar como um alto investimento. Mas não é isso que acontece ao migrar pra cloud computing.

Essa lógica proporciona uma redução de custos para a empresa. A empresa cortará gastos com manutenção de hardwares e softwares, além de troca de equipamentos e contratação de suporte de especialistas.

No caso de uma estrutura de cloud computing , qualquer trabalho de correção e manutenção será diretamente enviado ao responsável pela implantação do sistema. Com processos interligados por meio de conexões de rede, a empresa pode adotar novas políticas que permitem a redução de custos, como a terceirização da mão de obra com base no home-office, por exemplo.

Otimização dos Processos Internos

Com a armazenagem em nuvem, não há mais necessidade de uma rotina de back-ups e manutenção de sistemas. Assim, o salvamento automático em rede permite uma maior agilidade dos processos internos da empresa.

As práticas de segurança devem ficar a cargo dos encarregados em implementar todo o sistema de cloud computing, o que livra a empresa de lidar com qualquer burocracia de operações em TI.

Desta forma, profissionais da empresa poderão dedicar atenção aos projetos e negócios da empresa, deixando toda a infraestrutura a cargo de especialistas.

Novas Possibilidades ao usar cloud computing

A política em nuvem traz uma maior flexibilidade. Assim, é possível transmitir dados com maior segurança e rapidez, ao passo que toda a lógica de compartilhamento abre espaço para novos modelos de negócio como o trabalho home-office. 

Um modelo flexível de trabalho pode ser um diferencial na obtenção de novos clientes ou na conquista de novos mercados.

Maior Escalabilidade com cloud computing

Ao migrar pra cloud computing para adaptar seus sistemas internos, a empresa ganha em performance e capacidade para alocar seus recursos de acordo com suas necessidades.

A escalabilidade da infraestrutura de TI da empresa está intimamente ligada à capacidade do empreendimento em atender às demandas do mercados.

O processo da ADTsys

A ADTsys pode ser uma parceira nesta jornada de migrar para o ambiente em nuvem e ajudar a sua empresa a se manter competitiva no mercado. Aqui, dividimos o processo de migração em quatro etapas.

A primeira é dedicada ao estudo. Antes de tudo, é preciso entender quais as necessidades da infraestrutura ou aplicação em questão. Posteriormente, inicia-se o desenvolvimento da infraestrutura ou arquitetura voltada para o cloud computing.

A arquitetura da rede é construída com base na demanda e, portanto, você otimiza os gastos. Definida a infraestrutura, é hora de migrar para o ambiente em nuvem. Todo o processo fica por conta dos especialistas em desenvolvimento cloud da ADTsys. 

Os desafios, contudo, não terminam após a migração. Toda a rotina de operação e gerenciamento também fica a cargo de nossos especialistas. Com um monitoramento atento, a sua nuvem tem a performance garantida a baixo custo.

Para conhecer mais detalhes sobre os nossos serviços de migração, fale com nossos especialistas.

Quer aprender tudo sobre computação em nuvem? Baixe o e-book “O papel do Cloud Computing e DevOps na Transformação Digital“!

 

 


Conteúdos que você pode gostar também:

Inteligência Artificial e os benefícios do deep learning

Inteligência Artificial e os benefícios do deep learning: Junto com diversas pesquisas e descobertas relacionadas ao…

Infrastructure as a Code: Gerencie nuvens com eficiência

Saiba mais sobre o termo Infrastructure as a Code O termo Infrastructure as a Code (Infraestrutura como Código) tem se…

Garantindo a segurança do software em Cloud

Cloud computing garantindo a segurança do software Segurança do software em Cloud: É muito provável que você já tenha…