Infrastructure as a Code: Gerencie nuvens com eficiência


Saiba mais sobre o termo Infrastructure as a Code

O termo Infrastructure as a Code (Infraestrutura como Código) tem se destacado pelos quesitos da velocidade e da qualidade de entrega de ambientes em desenvolvimento.

Trata-se de focar na construção e na entrega de uma infraestrutura ágil com uma codificação simples e objetiva. Tudo sem perder o controle, a segurança, a qualidade e a disponibilidade das operações.

Um estudo desenvolvido pela Forrester, por exemplo, explorou os ganhos que Infrastructure as a Code pode trazer ao ciclo de produção em um ambiente de TI. Com Infrastructure as a Code, o tempo entre a disponibilização do software pelo time desenvolvimento e o início da produção caiu consideravelmente.

Nas vezes em que pensamos sobre o universo digitalizado e da IaaS (Infrastructure as a Service), raramente problematizamos o sistema que é responsável por toda a automação que está por trás das interações de uma plataforma. Mas é justamente aí que está a importância da Infrastructure as a Code. 

Mas, afinal, o que é Infrastructure as a Code?

É, fundamentalmente, um tipo de infraestrutura que possibilita às equipes de TI fazerem toda a gestão a partir de códigos, o que ajuda a otimizar o processo em substituição aos procedimentos manuais.

Também conhecida como “infraestrutura programável”, a Infrastructure as a Code pode ser utilizada para automatizar uma série de etapas estáticas que seriam repetidas diversas vezes em múltiplos servidores.

Os benefícios para equipes de TI

Utilizar o código para gerenciar e provisionar múltiplas tarefas, dentro do contexto de cloud computing, permite uma nova forma de se relacionar com o ciclo de produção das aplicações. Diante da estrutura de códigos, é possível programar, por exemplo, um novo aplicativo voltado à garantia de qualidade da produção.

Apostar em uma Infraestrutura como Código oferece um ganho de velocidade nas entregas, incentiva uma melhor colaboração entre os times e possibilita uma gestão mais efetiva de todo o ciclo produtivo. Utilizando-se das tecnologias disponíveis, evita-se falhas de configuração, falta de pré-requisitos ou permissões.

Quando relacionada exclusivamente aos DevOps, a Infraestrutura como Código mantém sua importância ao preparar ambientes com configurações simples e seguras, utilizando-se de soluções disponíveis no mercado, facilitando inclusive a gestão do time de operações.

Com pouca gestão e em um curto espaço de tempo, é possível provisionar ambientes complexos e de qualidade para serem usados. A maior velocidade na entrega das aplicações é alcançada através de uma subdivisão de tarefas.

Ao adotar Infrastructure as a Code, é possível conceder a liberdade necessária para o time de desenvolvimento subir um ambiente localmente ou em nuvem – esteja ou não em fase de testes -, sem a intervenção da parte de Operações na fase de entrega das aplicações. Assim, é possível conseguir maior assertividade e agilidade em todo o processo.

A ADTsys aposta em Infrastructure as a Code

Fazer a gestão da infraestrutura em nuvem não é uma tarefa nada fácil. Aqui na ADTsys o nosso serviço de DevOps, unindo desenvolvimento e operações, aposta na automatização do ambiente ao encarar a infraestrutura como código.

Os especialistas da ADTsys prezam pelas melhores tecnologias e práticas ao coordenarem os ambientes com a utilização de códigos. A todo o momento, mantemos a atenção com a experiência do usuário e, por essa razão, desenvolvemos todos os softwares e aplicações de acordo com a necessidade de nossos clientes.

Quer aprender tudo sobre computação em nuvem? Baixe o e-book “O papel do Cloud Computing e DevOps na Transformação Digital“!

 

 


Conteúdos que você pode gostar também:

Inteligência Artificial e os benefícios do deep learning

Inteligência Artificial e os benefícios do deep learning: Junto com diversas pesquisas e descobertas relacionadas ao…

Como migrar pra cloud computing de forma segura?

Dicas de como migrar para cloud computing com segurança O fato de migrar pra cloud computing nada mais é do que uma…

Garantindo a segurança do software em Cloud

Cloud computing garantindo a segurança do software Segurança do software em Cloud: É muito provável que você já tenha…