Conheça as vantagens dos containers em nuvem


 

 

 

 

 

 

Conheça as vantagens dos containers em nuvem: Os containers em nuvem são um tema importante na Tecnologia da Informação porque oferecem um método simplificado e seguro para quem deseja facilitar a gestão de diferentes ativos em um mesmo ambiente em cloud. 

Com a containerização é possível criar um ambiente prático, onde os serviços podem ser executados a partir de uma infraestrutura oferecida por qualquer provedor de nuvem, mantendo sua integridade funcional e de dados e garantindo uma transferência suave de carga de um provedor ao outro. 

Siga na leitura e descubra todas as vantagens de trabalhar com containers em nuvem. 

Infraestrutura em nuvem: onde entram os containers em nuvem? 

A revolução provocada pelo cloud computing nas organizações movimenta altas cifras, prova disso é que em 2019, confome dados do Gartner, o investimento total em nuvem pública ficou em cerca de 230 bilhões de dólares. 

Mesmo que a maior parte desse investimento fique concentrada em grandes players – Amazon Web Services (AWS), Azure (Microsoft) e Google -, muitas empresas preferem usar um leque mais amplo de provedores para obter os serviços especializados, evitando ficar reféns de um único provedor do qual serão dependentes no futuro.  

Para contornar essa situação, uma solução muito utilizada sempre foi a nuvem híbrida, que combina as vantagens da nuvem pública e privada para extrair o que cada um desses modelos em cloud tem de melhor. 

Aproveitando os pontos fortes de cada  provedor as empresas conseguem aproveitar ao máximo seus orçamentos, obtendo uma provisão de capacidade personalizada e redundância de dados.  

Contudo, essa estratégia torna mais complexo o gerenciamento do ambiente porque fragmenta a infraestrutura em infraestrutura em cloud e, se esse cenário não for bem administrado, pode ocasionar dificuldades como não conseguir que os diferentes sistemas colaborem uns com os outros. 

É aqui que entram em cena os containers em nuvem, solução que já atingiu maturidade suficiente para ser usada com êxito. 

O que são containers em nuvem, afinal? 

O conceito que envolve os containers em nuvem já é conhecido do mundo da computação, mas foi adequado à nossa realidade de aplicações virtuais.  

Os containers não dependem de um sistema operacional para estarem em funcionamento. São estruturas únicas que permitem que você trabalhe com um programa usando recursos isolados, sem a necessidade de iniciar uma máquina virtual para rodar cada aplicativo na nuvem. 

Ao criar um isolamento no nível do aplicativo e não no nível do servidor, os containers em nuvem permitem que, no caso de algum erro, como consumo excessivo de recursos por um processo, apenas o container individual será afetado e não todo o servidor. 

Além de simplificar e otimizar a gestão dos ativos na nuvem, os containers em nuvem ainda facilitam a portabilidade em diferentes ambientes de implantação, permitindo que diferentes sistemas possam ser executados em um único host de controle. 

Com esse serviço, chamado de CaaS (Container as a Service), é possível gerenciar arquivos e ativos através de APIs ou interfaces via portal da web. 

Os containers em nuvem permitem o “empacotamento” do código fonte e configurações de uma determinada aplicação, oferecendo maior consistência, segurança e eficiência operacional à sua arquitetura de aplicação. Isso, de fato, ajuda na produtividade dos desenvolvedores, no encurtamento de processos e no controle e governança das versões de dados. 

Principais benefícios proporcionados pelo uso de containers em nuvem 

Com a compartimentação da operação na nuvem, através do uso de containers, uma das principais vantagens é a melhora no desempenho de todas as aplicações, uma vez que há apenas um único sistema operacional cuidando das chamadas de hardware. 

Ganhos de eficiência em termo de memória, CPU e armazenamento também são percebidos a partir da adoção dos containers em nuvem na operação. 

Uma vez que acelera os processos, o uso de containers também contribui para a redução de custos, o que impacta diretamente os ganhos envolvidos no projeto. 

Portabilidade. Esse é um dos ganhos mais particulares e diferenciais num projeto que faz uso de containers em nuvem, tornando possível que os desenvolvedores testem as aplicações em diferentes ambientes. Durante esses testes, caso qualquer problema ocorra com o app, isso não deve abalar a estrutura – devido à compartimentação.  

Com os containers em nuvem, cada atualização pode ser feita de forma independente nas aplicações. Isso garante maior produtividade e agilidade na rotina de trabalho, o que beneficia o andamento dos projetos como um todo.  

 

Nos dias de hoje, quase todas as empresas já utilizam algum serviço de cloud computing, porém, seu potencial é tão grande que ainda há muito as ser explorado para beneficiar as organizações. E, por todas as facilidades oferecidas, podemos esperar um aumento na demanda por containers em nuvem – que, para serem usados de modo positivo requerem profissionais experientes. 

ADTsys tem experiência em lidar com todos os desafios que surgem na relação à nuvem, e sabe como facilitar sua rotina de trabalho. Nossos especialistas em cloud computing tem soluções inovadoras para beneficiar seus negócios: entre em contato agora mesmo! 


Conteúdos que você pode gostar também:

ADT Cloud Maestro - gestão em nuvem e compliance

ADT Cloud Maestro – gestão em nuvem e compliance

O ADT Cloud Maestro é uma mostra do avanço tecnológico exigido pelo mercado que adotou gestão em nuvem para operações…

Gestão em cloud exige soluções adequadas para total eficiência

Gestão em cloud exige soluções adequadas para total eficiência

A gestão em cloud é uma estratégia essencial no modelo operacional atual, onde a computação em nuvem tem apresentado um…

ADT Cloud ERP

Cloud ERP: maior eficiência e economia aos seus negócios

O Cloud ERP é mais uma novidade que vem melhorando a rotina das organizações, cada vez mais dinâmicas e necessitadas de…