Centro de computação em nuvem do Google no Brasil abre em 2017: O Google anunciou o lançamento de sua primeira infraestrutura para computação em nuvem no Brasil. O complexo de servidores deverá começar a funcionar em 2017, no Estado de São Paulo – por razões de segurança, a empresa não informa o local exato. Dedicado a armazenar remotamente informações e aplicações de outras empresas, a infraestrutura do Google chega após Amazon e Microsoft trazerem seus data centers do gênero para o país, em 2011 e 2014, respectivamente.“A presença da nuvem do Google no Brasil pode trazer mais agilidade no tráfego de informações de empresas que atuam no país e usuárias do serviço em centros de computação em nuvem de outras regiões que optarem por migrar para cá”, diz Fábio Andreotti, diretor de Google Cloud Plataform para a América Latina.

Na prática, isso pode significar vídeos que carregam mais rápido ou, no caso de lojas virtuais, maior velocidade para a aprovação de pagamentos, explica o executivo.

O centro de computação do Google não armazenará informações de produtos da empresa destinados a consumidores finais (como Gmail ou contas de usuários), nem aplicações do próprio Google, como Waze e YouTube. “O que foi feito no mercado de computação em nuvem até hoje não é nem 2% do potencial dele. Acreditamos que, até 2020, o Google será uma empresa mais de ‘cloud’ do que de buscas”.

Aplicativos. Além de anunciar sua plataforma de nuvem no Brasil, o Google também apresentou inovações em sua plataforma Apps for Work (destinada ao mercado corporativo), que passa a se chamar agora G Suite.

Incorporando ferramentas de “machine learning” (aprendizado de máquinas), serviços da plataforma de softwares corporativos da empresa passam a aprender com o comportamento de seus usuários, com o objetivo de gerar aumento da produtividade, explica Alessandro Leal, diretor do G Suite Brasil.

Como exemplo, o aplicativo Inbox, para acesso ao Gmail, passa a aprender respostas comuns de seus usuários em diferentes ocasiões e, com isso, sugerir respostas automáticas personalizadas, quase como um assistente virtual.

Amazon faz evento em BH

A Amazon Web Services promove em Belo Horizonte, na próxima quinta-feira, dia 6, o AWS Experience. O evento, gratuito, tem como objetivo apresentar a plataforma da Amazon Web Services, trazer aos usuários de computação em nuvem um maior aprofundamento e apresentar casos de sucesso. Entre os clientes da Amazon Web Services estão Pif Paf, Hotmart e Supernosso. As inscrições estão abertas, e podem ser feitas no endereço encurtado goo.gl/C7uF4J.

“Centro de computação em nuvem do Google no Brasil abre em 2017”

FONTE: O TEMPO


Conteúdos que você pode gostar também:

Não haverá software sem o uso da nuvem

Não haverá software sem o uso da nuvem: Até 2020, empresas que não utilizam computação em Nuvem serão tão raras quanto…

2021 deve marcar grande momento da computação em nuvem

2021 deve marcar grande momento da computação em nuvem: O conceito de computação em nuvem é discutido no mercado de…

Como DevOps vai revolucionar o mercado de Softwares!

Como DevOps vai revolucionar o mercado de Softwares: A palavra DevOps é um amálgama das palavras desenvolvedor e…