Entenda o que são contêineres e os benefícios do seu uso


Contêineres e Computação em Nuvem: No setor de TI e desenvolvimento de aplicações, o termo contêiner se refere a um ambiente isolado que garante que o software a ser executado funcione de maneira uniforme.

A lógica dos contêineres de aplicações se resume em agrupar o código para que ele possa ser executado em qualquer ambiente. O contêiner empacota o código para que todas as dependências do software sejam executadas de forma rápida e confiável, de um ambiente digital para outro.

Os contêineres são mais um retrato da evolução que a TI protagonizou na última década.

Como se aplica a tecnologia de contêiner?

Desenvolvidos para aumentar a eficiência do trabalho, os contêineres são ambientes isolados e portáveis, cuja migração de uma máquina a outra pode ser feita seguramente, e permitem aos desenvolvedores uma melhor organização das aplicações e códigos.

Com os contêineres, no lugar de transportar um sistema operacional inteiro, bem como seus softwares, é possível compactar o código em um contêiner, o que possibilita a execução das aplicações e recursos em qualquer ambiente – seja um data center,  uma rede fixa ou ambiente em nuvem.

A lógica dos contêineres sugere uma mudança radical na forma com que encaramos a arquitetura de micros serviços.

Em vez de aplicações monolíticas e restritas, essa forma de depositar o código em pequenos lotes dota todo o setor de TI de maior independência e eficiência na hora de executar as ações, já que trabalha em um ambiente específico.

Além disso, a subdivisão em diversas aplicações possibilita que o trabalho da TI seja melhor subdividido, com muitas vezes times trabalhando com linguagens diversas e em diferentes partes do software, o que facilita a separação de prioridades e preocupações durante todo o processo.

Em termos de armazenamento, a organização dos códigos em camadas cria pacotes leves e de rápida execução, o que reduz o tempo de processamento das ações e também minimiza a ocorrência de bugs no momento de migração ou implantação de um novo sistema.

Contêiner docker: O que é?

Já falamos aqui que os contêineres são ambientes isolados, pensados sob um mesmo sistema operacional. O docker, por sua vez, é uma plataforma de alto desempenho, desenvolvida na linguagem criada diretamente pelo Google, responsável por agrupar diferentes partes de um software e tudo aquilo que é necessário para sua execução.

Trata-se de um mecanismo complementar à lógica dos contêineres que ajuda a tornar todo o trabalho de empacotamento mais eficiente. Tudo que é instalado no servidor pode ser armazenado em um contêiner, o que eventualmente pode vir a facilitar a execução de determinado software em um ambiente distinto.

O docker possibilita um ambiente leve e isolado para execução do programa, uma vez que é virtualizado seguindo a mesma lógica do contêiner.

Contêineres e Computação em Nuvem

A virtualização da sociedade como um todo, desde as relações de trabalho até o ciclo social, transforma nossa rotina gradativamente. De uns dez anos para cá, a computação em nuvem despontou como uma das novas possibilidades oferecidas pelo avanço da rede.

A nova forma de armazenamento, o acesso democratizado aos arquivos e a flexibilidade em termos de mudanças e salvamento de dados apresentou um novo horizonte de trabalho às empresas.

O profissional de TI passou a otimizar processos, manter registros e ativos em segurança com agilidade e acabou por economizar recursos com a tecnologia em nuvem.

A adoção da nuvem, inclusive, foi precursora de um movimento por maior dinamismo e flexibilidade na própria rotina de trabalho. A ascensão de uma rotina DevOps, que une o desenvolvimento e as operações no setor de TI, e a aplicação de metodologias ágeis em grande parte das empresas explica um pouco esse momento.

A mesma lógica de compartilhamento por trás da computação em nuvem é a aplicada aos contêineres. E graças à expansão da nuvem o contêiner vem se tornando umas principais tendências no setor de TI.

Siga as novidades do blog da ADTsys e se mantenha informado sobre as principais tendências que envolvem o cenário da computação em nuvem.


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…