Conheça o Open Source e seus benefícios


Um acesso restrito que pode possibilitar um maior retorno sobre os investimentos. O sistema Open Source, ou código aberto – na tradução literal – se refere ao código fonte de um software que pode ser adaptado para diferentes fins.

Em grande parte, o software open source pode ser compartilhado online pelos desenvolvedores e profissionais de TI, o que possibilita um acesso democratizado à plataforma, sem maiores restrições.

O conceito

O conceito de Open Source foi desenvolvido por Eric Raymond, cientista de dados, hacker e escritor norte-americano, porta-voz do que podemos chamar de movimento open source.

O primeiro projeto de código aberto surgiu com ele ainda em 1982. Raymond também escreveu alguns documentos importantes, entre eles uma série que detalha mais o Linux.

O Kernel Linux é um sistema que foi desenvolvido por alguns entusiastas que acreditavam em manter o código fonte disponível a qualquer pessoa, de acordo com os termos da licença previamente estabelecida. É um dos exemplos mais proeminentes de colaboração e construção de um software livre de código aberto.

Voltando ao Open Source, apesar dos testes na década de 1980, o termo foi oficializado somente em 1998.

A partir daí os conceitos de Software Livre e Código Aberto passaram a se disseminar como mais uma alternativa para a indústria de software – sem nenhuma intenção de se opor ao pensamento capitalista que vigorava na época.

O que um sistema precisa para ser Open Source?

A definição oficial criada pela Open Source Initiative (OSI) determina que um sistema, para ser considerado Open Source, precisa ter, ao menos, três características fundamentais:

  • Não deve restringir a distribuição, que deve ser livre e gratuita, sem aquisição de licenças;
  • Precisa manter o código fonte aberto, permitindo que qualquer programador tenha acesso para fazer as modificações que desejar. Neste caso, deve ser possível identificar e nomear essa nova versão do código;
  • O sistema deve ser livre de discriminações contra pessoas, grupos de pessoas ou qualquer área de atuação.

Por se tratar de um sistema de código aberto, o open source não possui custos de licença, o que dá a empresa a oportunidade de realocar investimentos e desenvolver outros campos estratégicos do setor de TI.

Soluções envolvendo código aberto estão disponíveis em uma série de aplicações, como softwares para computadores, dispositivos móveis ou até ligados à nuvem.

Elas concedem maior liberdade para que as empresas escolham suas infraestruturas de TI – podendo buscar por soluções mais adequadas às suas necessidades.

A possibilidade dos desenvolvedores implementarem alterações no software, via código aberto, ainda ajuda a garantir a segurança de todo o sistema, além de reduzir custos com manutenção.

Com o advento do open source, a experiência do desenvolvedor no dia a dia do trabalho acaba por ficar mais dinâmica e flexível, tal qual as soluções que coordena através do código aberto.

Benefícios do Open Source

Falemos sobre as vantagens de lidar com um software ou aplicação de código livre.

1. Garantia do Produto

Políticas de segurança e privacidade dos dados estão entre os fatores que mais pesam na hora de se buscar uma solução em TI.

Plataformas open source garantem maior confiabilidade no produto, uma vez que é possível conferir as linhas codificadas e saber quais os usos da informação.

Essa maior abertura é um serviço à transparência da informação.

2. Maior interação

A flexibilidade e dinâmica das soluções open source possibilitam uma operação ainda mais interligada entre os sistemas.

No open source, a liberdade de conexão com outros sistemas e bancos de dados é maior.

3. Rede de Suporte

A comunidade de entusiastas e adeptos do open source nunca foi tão extensa!

Isso acaba criando um ambiente colaborativo online. Fóruns de discussão, artigos acadêmicos e cases do mercado fomentam o debate – e ajudam também quem é iniciante no assunto a se inteirar ainda mais.

4. Redução de Custo

Em grande parte dos casos, a solução open source acaba sendo mais barata do que investir em um software proprietário.

Sem custos de licença, é possível aderir ao código aberto e otimizar o trabalho do setor de TI da sua empresa. Os benefícios, porém, vão muito além do custo.

É certo que o custo benefício de uma solução nunca pode ser ignorado, mas o método open source também fornece agilidade no desenvolvimento de novas funcionalidades ou atualizações.

Fique atento às novidades do blog da ADTsys e se mantenha atualizado sobre as principais tendências e debates que rondam o mercado.

 


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…