Computação em nuvem como ferramenta para a transparência na gestão pública – caso de sucesso


Computação em nuvem na transparência na gestão pública:

A computação em nuvem está mudando a gestão pública no Brasil. Um caso que comprova essa afirmação, é o do município catarinense de Biguaçu, na Grande Florianópolis, que cresceu cerca de 40% no Ranking Nacional de Transparência no ano de 2016.

Os dados, coletados no mesmo ano pela Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal, mostraram avanço da qualidade e disponibilidade das informações sobre a gestão pública municipal. No ano anterior, os avaliadores fizeram a mesma análise e atribuíram nota 6,6 à cidade — em uma escala de zero a dez. Um ano depois, foi alcançado o índice de 9,1.

Poucos meses antes da segunda avaliação, a cidade de cerca de 63 mil habitantes adotou o Portal da Transparência da IPM Sistemas. A plataforma, desenvolvida pela empresa especialista em soluções para a gestão pública municipal, atende aos principais critérios observados em todos os municípios brasileiros para a composição do ranking. Ela facilita a disponibilização de forma integral e permanente das informações administrativas da cidade, para que o cidadão possa acessar os dados a qualquer momento e fiscalizar a aplicação dos recursos pagos por ele por meio dos tributos.

Como a atualização do portal é feita de forma automática, não há o risco de os dados serem inseridos de forma equivocada, nem de ocorrer qualquer tipo de adulteração. Baseado na Cloud Computing, as informações circulam entre todos os sistemas desenvolvidos pela IPM e utilizados pela cidade. Conforme o diretor de Tecnologia da Informação de Biguaçu, Eduardo Jonker, isso reflete que a eficiência melhorou significativamente. “Antes da implantação do sistema, a cidade tinha 132 pendências para serem corrigidas por meio de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com o Ministério Público. Agora, recebemos elogios da justiça pelo bom desempenho”, diz.

Outros avanços em transparência com o uso de Cloud

Avanço semelhante aconteceu em Palhoça, distante cerca de 30 quilômetros de Biguaçu e também pertencente à região da Grande Florianópolis. A cidade tem quase 155 mil habitantes, que desde 2014 podem acompanhar em detalhes como os gestores a estão administrando. No primeiro levantamento, a nota foi de 5,5 pontos; em 2016,  atingiu a nota máxima: dez.

O responsável pela área de Tecnologia da Informação do município, Anderson Medeiros, diz que desde quando o Portal da Transparência passou a ser fornecido pela IPM, em 2014, mais de 315 mil acessos foram feitos. “Estamos cumprindo uma determinação legal, mas ter uma solução funcional e eficiente serve até como um balizador interno das nossas ações como servidores públicos”, comenta.

Na última avaliação, divulgada em maio de 2016, diversos clientes IPM se destacaram no ranking. Em Santa Catarina, além de Palhoça os municípios de Rio dos Cedros, Timbó e Apiúna também receberam nota 10. 

Os três estados do Sul têm ainda outros clientes da empresa na mesma situação: Pinhais e Mercedes no Paraná; e Gravataí, Candelária e Santa Rosa no Rio Grande do Sul. 

A avaliação se baseou num questionário sobre as principais exigências legais e itens considerados como boas práticas e demonstrou que a tecnologia proporcionada pelo uso de Cloud Computing veio para ajudar em muitas frentes, inclusive na busca por uma gestão pública transparente.

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FONTE: CONVERGÊNCIA DIGITAL


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