Como cloud computing agrega valor ao atendimento ao cliente: Cloud Computing é uma realidade em todo o mundo: É a partir dela que o conceito de TI como serviço ganhou força e passou a alcançar cada vez mais áreas e companhias de todos os tamanhos. Considerada uma ferramenta para aumentar a competitividade, está disponível para todos.

Imagina-se que a nuvem vai ajudar a recuperar o mercado de TI no Brasil, que teve 30% menos gastos em 2015, se compararmos com o ano anterior, segundo dados do Gartner. A expectativa é que o percentual fique em 12,9% negativo este ano, com aumento de 1,6% em 2017, enquanto o setor de cloud pública aparece com -9,6% em 2015 e crescimento de 5,6% e 19,8% em 2016 e 2017, respectivamente.

Na área de atendimento ao cliente não poderia ser diferente. Os serviços em nuvem aliam tecnologia avançada com capacidade de expansão e contração de infraestrutura conforme as necessidades de quem contrata. Uma mão na roda para que os investimentos sejam realizados no momento certo e não haja perdas nem demanda reprimida.

Além de elasticidade, a nuvem também agrega confiabilidade, gestão centralizada da operação, baixo custo de propriedade, atualizações contínuas e simplicidade de configuração. Outro fator importante é a portabilidade. A independência de localidade para acesso ao sistema em nuvem facilita a inclusão e redução de sites, consolidação ou expansão de múltiplas operações, inclusive em diferentes provedores.

Muito se ganha também com a intersecção de serviços em nuvem e offline. Com uma maior integração entre soluções analíticas e de otimização da força de trabalho com recursos de cloud, é possível conectar consumidores, funcionários e todos os canais disponíveis para contato do cliente com a utilização de soluções que estimulam a personalização e a execução de ações inteligentes em tempo real.

O uso de aplicações avançadas em todos os elementos do Contact Center permite que as organizações reinventem o atendimento e adaptem as interações de tempo real à personalidade do funcionário e à compreensão da intenção do cliente ao longo de toda a sua jornada, entre os diversos canais disponíveis.

Dentre os principais itens nesta área podemos considerar que o “empoderamento do agente”, associado à facilidade de acesso às informações, proporcionada pela tecnologia, auxiliam na simplificação do uso das aplicações. Não há nada mais frustrante para um cliente que a espera por consultas a sistemas não integrados e com bases dispersas.

Um fluxo de trabalho com informações relevantes para o atendimento ao cliente transformará a experiência deste de maneira positiva. O objetivo é manter o agente no controle do atendimento, auxiliando-o na tomada de decisões para que seja mais proativo na resolução de problemas.

É tempo de ampliar a percepção do que o consumidor deseja no atendimento realizado pelas empresas, utilizando ainda mais a tecnologia aliada, de maneira a ganhar pontos na retenção de clientes. Um passo importante é perder o medo da nuvem e buscar a solução que mais se adapta à realidade da empresa. Certamente os negócios serão beneficiados.

Como tudo relacionado à infraestrutura, existem desafios para as grandes e pequenas organizações. Apesar da diversidade de soluções, os desafios são similares. Vale lembrar que alguns deles não são inerentes apenas às soluções em cloud, mas relacionados a processos de negócios ou mesmo à tecnologia em geral, que precisam ser considerados para uma transição tranquila e que trarão benefícios positivos à experiência do cliente final.

“Como cloud computing agrega valor ao atendimento ao cliente”

FONTE: COMPUTER WORLD


Conteúdos que você pode gostar também:

Não haverá software sem o uso da nuvem

Não haverá software sem o uso da nuvem: Até 2020, empresas que não utilizam computação em Nuvem serão tão raras quanto…

2021 deve marcar grande momento da computação em nuvem

2021 deve marcar grande momento da computação em nuvem: O conceito de computação em nuvem é discutido no mercado de…

Como DevOps vai revolucionar o mercado de Softwares!

Como DevOps vai revolucionar o mercado de Softwares: A palavra DevOps é um amálgama das palavras desenvolvedor e…