Com APIs e poder computacional, Google Cloud Platform democratiza acesso a machine learning e I.A: Durante o Google NEXT 2017, evento da Google Cloud (GCP), realizado em março deste ano em San Francisco, uma das palestras mais esperadas era da guru em Inteligência Artificial (IA), Fei-Fei Li, cientista chefe da área de IA e Machine Learning (ML) da Google Cloud.

Foi a primeira palestra pública de Fei-Fei Li, que há cinco meses ocupava o cargo de diretora do centro de pesquisas em Inteligência Artificial de Stanford. Fei-Fei anunciou sua principal missão: democratizar o uso de inteligência artificial para as empresas.

O que na prática quer dizer aplicar toda sua experiência acadêmica e de pesquisas para identificar os problemas que o aprendizado de máquina e a inteligência artificial podem resolver em diferentes indústrias e criar formas de as empresas adotarem rapidamente as tecnologias disponíveis da plataforma de cloud da Google.

“Se conseguirmos combinar o alcance massivo da Google Cloud Platform com o poder da IA e tornarmos isso disponível para todos, então estaremos testemunhando a maior melhoria de qualidade de vida que já aconteceu na história”, garante Fei-Fei.

O modelo oferecido pela GCP atende às empresas em duas frentes:

– Colocando seu gigantesco poder computacional na nuvem à disposição das empresas que já possuem cientistas de dados e especialistas em IA para que possam criar seus próprios modelos de machine learning usando algoritmos de deep learning e rodá-los na Cloud Machine Learning Engine;

– Oferecendo modelos pré-prontos e treinados de machine learning que utilizam o Machine Learning Engine e podem ser aplicados pelas empresas usando APIs para incrementar suas aplicações corporativas com benefícios como entendimento de linguagem natural e reconhecimento de imagens e vídeo.

A vantagem das APIs

A proposta da área de IA/ML da Google Cloud Platform ganha ainda mais relevância quando vemos que, embora a IA esteja ganhando importância em velocidade exponencial no mercado, a grande maioria das aplicações ainda acontece em nível acadêmico e as empresas usuárias ainda precisam construir modelos e formar ou contratar pessoas para avançar.

Ao buscar democratizar o uso de IA/ML nas empresas, a Google Cloud oferece em sua plataforma um conjunto de APIs já prontas e expertise que pode ser acessado rapidamente pelas empresas para montar e rodar seus modelos em larga escala.

Assim, usando modelos pré-prontos de machine learning, por meio de APIs é possível agregar às aplicações corporativas serviços inteligentes como reconhecimento de linguagem natural, tradução de linguagem natural, busca e reconhecimento de imagens ou entidades (figuras específicas como “cão”, “carro” etc.) dentro de trechos de vídeos, todos recursos que a Google desenvolveu internamente para seu próprio uso e que agora são colocados à disposição dos usuários da GCP.

Diferentes verticais

Uma das APIs mais interessantes disponíveis atualmente é a Cloud Video Intelligence API, que permite fazer buscas inteligentes em conteúdo em vídeo. O computador é capaz de reconhecer determinadas entidades ao longo de todo o vídeo, permitindo ao operador buscar e localizar rapidamente o trecho onde está aquela determinada entidade buscada.

A suite de APIs de machine learning da GCP ainda inclui:Cloud Jobs API, Cloud Natural Language API,Cloud Speech API,Cloud Translation API, Cloud Vision API

“Com APIs e poder computacional, Google Cloud Platform democratiza acesso a machine learning e I.A”

FONTE: COMPUTERWORLD 


Conteúdos que você pode gostar também:

Não haverá software sem o uso da nuvem

Não haverá software sem o uso da nuvem: Até 2020, empresas que não utilizam computação em Nuvem serão tão raras quanto…

2021 deve marcar grande momento da computação em nuvem

2021 deve marcar grande momento da computação em nuvem: O conceito de computação em nuvem é discutido no mercado de…

Como DevOps vai revolucionar o mercado de Softwares!

Como DevOps vai revolucionar o mercado de Softwares: A palavra DevOps é um amálgama das palavras desenvolvedor e…