Amazon tem 31% do mercado de infraestrutura em nuvem, segundo Gartner: Amazon Web Services (AWS) continua liderando o mercado: Amazon Web Services (AWS) continua liderando o mercado de infraestrutura de nuvem, segundo os números divulgados pela consultoria Gartner. A empresa passou o segundo trimestre de 2016 com 31% da quota de mercado, seguida da Microsoft, IBM e Google.

A Amazon tem conseguido a liderança devido à sua ampla gama de serviços em nuvem, principalmente com a IaaS (infraestrutura como serviço). Desde 2006, quando assumiu o topo dos serviços de infraestrutura em nuvem, a companhia continua a crescer rapidamente no ramo, melhorando consideravelmente sua quota. Apesar disso, a concorrência da Microsoft, IBM e Google tem aumentado a um ritmo impressionante. No segundo trimestre, o mercado global de serviços de infraestrutura em nuvem expandiu 51% na comparação anual, com Microsoft e Google atingindo mais de 100% de crescimento. As vendas do AWS cresceram 53% no trimestre anterior, mas sua taxa de crescimento tem diminuído gradualmente, com 63% no quarto trimestre de 2015 e 57% no primeiro trimestre de 2016.

amzon-tem-adtsys

Para combater a concorrência no setor, um dos objetivos da Amazon é oferecer uma oferta de nuvem mais abrangente. Por isso, a empresa abriu dois novos centos de dados em Mumbai, na Índia, para acelerar a expansão de seus serviços de nuvem na região da Ásia-Pacífico. Os novos data centers ajudarão a empresa a conquistar novos clientes, explorando a crescente demanda por serviços de infraestrutura de nuvem na região. Outra tendência importante divulgada pela Gartner é que as quatro principais empresas do setor aumentaram juntas sua participação de mercado, de 51% no quarto trimestre de 2015 para 54% no segundo trimestre de 2016. Isso deve-se ao fato de tais empresas realizarem aquisições, como no caso da Cloud9 pela Amazon, e também por oferecerem mais ofertas e qualidade em seus serviços.

“Amazon tem 31% do mercado de infraestrutura em nuvem, segundo Gartner:”

FONTE: CANALTECH


Conteúdos que você pode gostar também:

Não haverá software sem o uso da nuvem

Não haverá software sem o uso da nuvem: Até 2020, empresas que não utilizam computação em Nuvem serão tão raras quanto…

2021 deve marcar grande momento da computação em nuvem

2021 deve marcar grande momento da computação em nuvem: O conceito de computação em nuvem é discutido no mercado de…

Como DevOps vai revolucionar o mercado de Softwares!

Como DevOps vai revolucionar o mercado de Softwares: A palavra DevOps é um amálgama das palavras desenvolvedor e…