Veja dicas para melhorar a performance do seu servidor


Trabalhar na otimização da performance do servidor deve ser uma das principais atribuições dos profissionais do setor de TI. No campo da informática, servidor é o hardware ou o software responsável por centralizar e distribuir tarefas e serviços dentro da rede.

Diante do aumento do volume de informações compartilhadas, e das novas possibilidades tecnológicas oferecidas pelo momento de transformação digital, uma série de fatores podem contribuir para o uso de recursos em excesso.

Aplicações que estejam mal codificadas, desatualizadas ou até mesmo vulneráveis podem ficar sujeitas a ataques persistentes de vírus e outras eventualidades que tragam prejuízo ao sistema, como as falhas de execução.

A digitalização em massa vem intensificando o cuidado das empresas com as questões pertinentes ao setor de TI, como a saúde dos servidores e a capacidade de memória das máquinas. Existem atualmente no mercado uma série de soluções de suporte aplicadas à gestão de servidores, operação de cloud, entre outras questões que englobam o universo da TI.

No caso de uma startup, empresa ainda em fase inicial que reconhecidamente tem o incentivo à tecnologia como parte de seus valores e objetivos, a importância da gestão de softwares é ainda mais relevante, uma vez que os sistemas operacionais são o “cérebro” de todas as atividades da empresa.

Os prejuízos de um servidor ruim

Não dar a devida atenção à saúde dos servidores pode representar um sério risco para a gestão de processos e os negócios da empresa. A desatualização do sistema, a falta de testes, o fato de não monitorar o servidor, entre outros fatores, acabam deixando o sistema com lentidão, o que prejudica o setor de TI e a empresa como um todo.

Um servidor que apresenta falhas na execução acaba colocando em risco as produções e a gestão interna da empresa, sobretudo, com relação aos objetivos e resultados esperados. Outro grande temor diz respeito aos gaps de comunicação entre os sistemas, o que ameaça a manutenção do banco de dados e a segurança de todo o volume de informações compartilhadas.

O prejuízo material também é traduzido em uma perda financeira. Realizar uma rotina de manutenção e supervisão periódica evita que os sistemas da sua empresa sejam colocados em risco pela falta de reparos. E também minimiza os gastos, que podem ser dobrados mediante a ocorrência de eventuais problemas.

Veja dicas para ter um servidor seguro e saudável

Manter a saúde dos servidores, além de garantir a segurança e a total governança dos dados, também facilita o trabalho do setor de TI, que não coloca sua produção e sua estratégia em risco.

Abaixo vamos enumerar algumas dicas que podem ajudar você a cuidar da saúde dos seus servidores e garantir a segurança dos processos da sua empresa. Veja a seguir:

Cuide da memória dos sistemas

Quando falamos de dispositivos de memória para os sistemas em rede, logo vem a cabeça o paralelo entre qualidade e quantidade. Ao mesmo tempo que é necessário quantidade em termos de memória RAM, a qualidade do dispositivo também é indispensável na hora de garantir o suporte ao seu servidor.

Mantenha o sistema operacional atualizado

Uma forma de diminuir a ocorrência de eventuais problemas atrelados ao servidor é manter o sistema operacional vigente sempre atualizado. Essa rotina minimiza eventuais problemas no dia-a-dia do setor de TI e garante eficácia no armazenamento e processamento dos dados.

É importante manter um calendário de monitoramento e revisão periodicamente, assim você consegue trabalhar sempre com a versão em dia e diminui as chances de colocar a produção em risco.

Encare o backup como obrigação

Aliado à rotina de diagnósticos periódicos da rede, o backup dos dados e armazenamento dos arquivos também sugere a adoção de uma rotina. O backup é um procedimento essencial para garantir que dados e registros do sistema não sejam perdidos antes de uma avaliação mais criteriosa.

Trata-se de uma forma de otimizar o backup, garantindo o salvamento dos arquivos e a possibilidade de consulta e avaliação a qualquer momento.

Conheça a ADTsys: solução de suporte ao seu servidor

A ADTsys é uma empresa especialista em cloud computing e com experiência de mercado para oferecer soluções inteligentes e suporte a toda infraestrutura de TI da empresa.

As soluções desenvolvidas pelos nossos especialistas contemplam a segurança das aplicações, o apoio na jornada rumo ao cloud computing e todo o suporte necessário ao centro de operações e monitoramento de rede vinculado à TI das empresas. Conheça mais detalhes!

Quer aprender tudo sobre computação em nuvem? Baixe o e-book “O papel do Cloud Computing e DevOps na Transformação Digital“!

 


Conteúdos que você pode gostar também:

BI

9 motivos para investir em BI – Business Intelligence

Os motivos para investir em BI – Business Intelligence são muitos. Afinal, qualquer organização tem suas perguntas e…

Tendências em cloud computing reforçam seu papel estratégico

Quais tendências em cloud computing nos aguardam nos próximos anos já que, durante 2021, o mundo foi praticamente…

Nuvem eleva experiência do cliente 4.0

Será que a nuvem eleva a experiência do cliente? Essa tem sido uma pergunta recorrente e que merece uma análise. O…