Palmeiras utiliza computação em nuvem para ampliar sua base de torcedores. Sua empresa deveria fazer o mesmo: A estratégia do Palmeiras para se relacionar com milhares de torcedores pelo mundo afora é um bom exemplo para empresas que pretendem criar vantagem competitiva através de um bom relacionamento com seus clientes.

Para uma boa gestão dos clientes é importante conhecê-los, mais do isso, é importante entender as motivações por trás de cada compra, cada ação e cada manifestação dele em relação à empresa. O avanço da computação em nuvem torna isso possível, já que a grande maioria dos pontos de contato com o cliente podem ser automatizados. Essa integração não é uma tarefa simples, porém é de fundamental importância para as empresas que querem se destacar no mercado.

Acessos ao site, compras no e-commerce, atendimentos realizados em lojas físicas, chat online com o suporte, manifestações em redes sociais, todas essas atividades são pontos de contato do cliente com a marca. O problema é que para cada plataforma, o cliente é identificado de um jeito diferente. O ideal é que a empresa trate de forma unificada o mesmo cliente, nas diversas plataformas. O Palmeiras está fazendo isso através de um CRM Online da Microsoft.

O Palmeiras tinha como desafio integrar todas as suas bases de dados. O Avanti (programa de sócio-torcedor), as bases de compra de ingressos, a loja virtual Mundo Palmeiras, as lojas físicas Academia Store, a Palmeiras Tour e a Família Palmeiras. Um projeto tecnológico, recém-lançado que visa identificar os milhões de palmeirenses espalhados pelo mundo, está proporcionando essa integração.

“O Palmeiras está investindo para conhecer o seu torcedor de verdade. Com o Microsoft Dynamics CRM Online, como plataforma de gestão principal, ficará muito mais simples entender as necessidades dos fãs e torcedores, tratando cada um deles como um indivíduo, com necessidades e desejos diferentes, mas ligados pelo mesmo motivo: a paixão pelo clube”, explica Flávio Vasconcelos.
(Fonte: Microsoft)

A promessa é que o torcedor palmeirense poderá comprar ingressos para os jogos, produtos licenciados e acompanhar tudo que acontece no clube através do próprio aplicativo mobile do Palmeiras.

“Em um futuro próximo, o torcedor poderá comprar ingressos para os jogos, produtos licenciados do clube, consultar benefícios, informações sobre o time e diversas outras atividades pelo próprio aplicativo do Palmeiras, facilitando a vida do torcedor e promovendo uma experiência única de contato com a marca”, expõe o dirigente do Verdão.” (Fonte: Microsoft)

O importante aqui não é necessariamente a plataforma, mas sim, a estratégia de utilizar a tecnologia disponível hoje para geração de inteligência competitiva. Existem diversas ferramentas, o importante é escolher a melhor opção para aprimorar o relacionamento com seus torcedores e mantê-los bem atendidos é o primeiro passo para a conquista de novos.

“Palmeiras utiliza computação em nuvem para ampliar sua base de torcedores. Sua empresa deveria fazer o mesmo.”

FONTE: ATRIBUNA


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