IoT, APIs, blockchain e chatbots: O que esperar da integração de aplicações: Diante da crescente e cada vez mais complexa demanda por integração de aplicações, em um mercado no qual praticamente tudo precisa estar conectado, a tendência se torna mais presente e fundamental nas empresas em razão do surgimento de projetos de IoT, APIs, blockchains e chatbots. Essas inovações ajudam as companhias que já têm parceiros para a integração de seus sistemas a adotar, cada vez mais, tecnologias disruptivas em seus negócios.

IoT, APIs, blockchain e chatbots: O que esperar da integração de aplicações:

Democratização de ferramentas

A integração está se tornando um desafio recorrente nos negócios, o que significa que suas soluções precisarão acomodar múltiplos tipos de usuários junto a desenvolvedores tradicionais. Dessa maneira, os provedores dessas tecnologias terão que oferecer ferramentas tanto para desenvolvedores sem conhecimento técnico quanto para aqueles que são especialistas, incluindo soluções gráficas e plataformas lowcode.

Microsserviços mais maduros

A partir deste ano, a tendência é que as organizações colocarão suas arquiteturas de microsserviços em prática com projetos reais. E para suportar essas iniciativas, os provedores de soluções de integração irão ao mercado com a oferta de microsserviços utilizando importantes tecnologias como suporte, como a de contêineres (Docker, Kubernetes, etc.).

Integração em IoT por toda parte

A Internet das Coisas gerou um grande buzzword no último ano com a expectativa do surgimento de mais dispositivos e “coisas” inteligentes, além do aumento do uso de edge computing para analytics. Portanto, quanto mais as companhias implementam iniciativas em IoT em seus negócios, mais o papel da integração como um provedor de dados se tornará possível. Afinal, informações são valiosas apenas se estiverem disponíveis.

A união da integração com as APIs

A onda de recentes aquisições de fornecedores de gerenciamento de APIs – a exemplo da compra da Mashery pela Tibco — mostrou que essa tecnologia faz parte de um mercado maior do que se imaginava: o da integração. As empresas agora enxergam o gerenciamento de APIs como uma extensão da integração, porque é a partir dela que elas as estão gerenciando.

O crescimento dos chatbots

A inteligência artificial está em todo lugar atualmente, em especial com o crescimento dos chatbots e de assistentes virtuais no mercado. Mas até os chatbots mais inteligentes apenas provêm respostas de valor se possuírem os dados corretos com os quais trabalhar. Nós observaremos um aumento na necessidade de dados em tempo real, como aqueles referentes aos consumidores, produtos e serviços, para otimizar a experiência virtual dos usuários.

Integração blockchain

O setor financeiro está presenciando um aumento no uso de tecnologias em blockchain para pagamentos mais seguros e ágeis. E as empresas, independentemente do mercado em que atuam, estão se organizando para adotar o blockchain como um caminho para monitorar o registro de transações seguras. A integração será a chave que unirá essas iniciativas aos negócios, adicionando novos canais para operações mais rápidas e seguras.

Agora que o acesso aos dados pode ser melhor gerenciado por meio de protocolos integrados, containers e APIs robustas, torna-se cada vez mais crucial saber como transformar grandes volumes de dados extraídos de múltiplas fontes em diferentes formatos em informações aplicáveis ao dia a dia e em insights valiosos. Os departamentos de TI precisam encontrar uma nova forma de suportar a infraestrutura das companhias, para que as mesmas consigam aproveitar ao máximo os benefícios de se obter acesso a essas inovações.

FONTE: COMPUTER WORLD 


Conteúdos que você pode gostar também:

Nothing found.