Conheça o passo a passo de uma migração para cloud eficaz


 

 

 

 

 

Migração para cloud eficaz: Maior agilidade, redução de custos e otimização da dinâmica de trabalho. A computação em nuvem deixou de ser uma aposta para se tornar uma unanimidade nos tempos atuais.

O backup em nuvem, por exemplo, passou a ser um recurso utilizado por muitas empresas em nome da segurança e privacidade dos dados corporativos.

O recente aumento dos ataques cibernéticos, inclusive neste contexto de pandemia, e o aumento da movimentação de usuários na rede, é também um fator que tem motivado as empresas a buscar novas estratégias que favoreçam a segurança cibernética.

No texto a seguir apresentaremos um passo a passo de uma migração para cloud eficaz para sua empresa.

O passo a passo da migração para cloud

A expansão dos serviços em nuvem, em nome da eficácia e da segurança das organizações, é um movimento que só tende a agregar benefícios ao cenário organizacional.

Mas a popularização da nuvem, como hoje é conhecida, também traz consigo riscos, incluindo novas ameaças digitais.

Para muitas empresas, a logística de implantação da nuvem é um grande obstáculo. Seja pela falta de adequação tecnológica da empresa ou pelo medo de perder o acesso a arquivos e dados, a situação acaba gerando um impasse que muitas vezes só traz ainda mais prejuízos financeiros.

Para colaborar com esse importante processo, a seguir vamos descrever brevemente o passo a passo da migração para cloud.

1. Faça um planejamento

Todo o movimento começa no planejamento, razão pela qual trata-se de uma etapa fundamental para uma migração de cloud eficaz. Aqui, é preciso garantir que todas as partes envolvidas, inclusive no caso da empresa lidar com filiais, participem do processo.

Uma vez que todo sistema de armazenamento vai mudar, todos precisam estar na mesma página. Sabendo o papel de cada um nesse processo, bem como destacar os benefícios que a migração para cloud eficaz pode oferecer, será mais fácil conseguir adesão ao projeto.

Esse é momento de refletir como os processos são executados hoje e como passarão a funcionar. A resposta a esses questionamentos é essencial para o sucesso da migração para cloud.

Assim como a definição do que deve ser migrado para nuvem – aplicativos, dados, softwares e demais ativos de TI – e o que continuará do mesmo jeito para migração futura

2. Defina o tipo de serviço

Existem, no mercado, diversos modelos de nuvem disponível. Daí a importância de escolher o parceiro certo para encarar essa jornada de migração para cloud.

Isso porque fazer uma migração para cloud eficaz não é um desafio apenas tecnológico. Trata-se de uma mudança de comportamento na qual todos os participantes da empresa devem estar inseridos.

Nesta etapa, deve-se definir qual o tipo de nuvem (híbrida, pública ou privada) que é mais adequada para a finalidade desejada pela empresa.

3. Escolha o melhor provedor de Cloud para uma migração para nuvem eficaz

Escolher o provedor de cloud é escolher o responsável por auxiliar sua empresa nesta tarefa de fazer uma migração para cloud eficaz.

O parceiro selecionado deve marcar presença nas diferentes fases do processo, desde o planejamento inicial, até a migração e o posterior acompanhamento dos ativos para correção e solução de eventuais problemas.

4. Execute seu plano de migração

Agora que já existe um planejamento com detalhes do projeto, incluindo atribuições de cada participante do processo, o que será migrado, como será feito o controle, prazos e custos, é hora de colocar em prática seu projeto de migração para nuvem eficaz.

Uma dica para eliminar interrupções é efetuar a implantação do processo de migração em etapas. Após finalizar cada fase, certifique-se que está tudo bem antes de partir para a próxima.

5. Acompanhe a migração

Uma vez definido o provedor e o tipo de serviço de cloud a ser utilizado, hora de executar o planejamento, pôr a migração em prática definitivamente e acompanhar seus resultados.

Como é comum em toda implantação de um novo processo, existe a possibilidade de precisar de ajustes. Assim, o acompanhamento posterior à migração se faz tão importante no intuito de minimizar impactos provocados pela mudança.

Migração para cloud eficaz requer especialistas

A migração para cloud é essencial, mas não deve acontecer no impulso. É necessário muito estudo e análise para que ela ocorra de modo eficaz.

Por ser uma decisão estratégica que impacta o funcionamento de toda a empresa, é preciso garantir que os responsáveis pelo processo sejam capacitados, experientes e possam fazer não só a migração, mas ajudar na gestão e o controle dos ambientes em nuvem.

Definir um parceiro de confiança é crucial! Na ADTsys, o processo de migração para cloud eficaz envolve quatro etapas que vão do estudo do cenário digital até a operação da migração e o monitoramento posterior.

Veja, resumidamente, o passo a passo do processo de migração feito pela ADTsys.

  1. Estudo: estudamos todo o cenário digital da sua empresa para identificar as falhas na infraestrutura e oferecer uma solução que seja compatível com as necessidades do seu negócio.
  2. Arquitetura: nossos arquitetos, especialistas em cloud, são encarregados de desenhar toda uma estrutura personalizada para prover disponibilidade, segurança e privacidade ao seu ambiente em nuvem.
  3. Migração: hora de implementar o setup! Deixe conosco que criamos todo o ambiente em nuvem alinhado com os objetivos da empresa.
  4. Gestão: cuidamos de todo monitoramento do ambiente em nuvem para realizar eventuais ajustes e garantir sempre o melhor desempenho a serviço do seu negócio.

Saiba: os desafios não acabam quando a migração é concluída. É preciso monitorar e otimizar constantemente a nuvem para garantir melhor performance e funcionamento para o seu ambiente. Por isso, sugerimos a leitura de nosso eBook sobre Jornada em Cloud: do planejamento à gestão eficiente.

ADTsys sempre apostou em um serviço personalizado para criar uma jornada de migração para cloud que atenda às necessidades e possibilidades dos parceiros e clientes.

Quer garantir uma migração para cloud eficaz? Fale com nossos especialistas e saiba mais detalhes.


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…