Conheça DevOps: o pilar de automatização de tarefas em TI


Toda a dinâmica que envolve o aprendizado de máquinas, o grande volume de informações e a velocidade na codificação das métricas, atualmente, tem forçado as empresas a repensarem suas metodologias de trabalho.

De acordo com a lógica DevOps, que vem se consolidando progressivamente entre as empresas do setor de TI, os processos da equipe de desenvolvimento de software e operação ficam mais próximos de forma a facilitar a automatização de tarefas em TI.

Além disso, essa aproximação evita a ocorrência de gaps ou erros no processo, o que qualifica a entrega e otimiza o processo interno da empresa como um todo. Adotar o método DevOps também agiliza a execução de testes e diminui o tempo de implantação do software quando o mesmo já se encontra em estágio final.

DevOps: o pilar de automatização de tarefas em TI

O método DevOps se vale de uma estrutura de comunicação e de processos automatizados para agir na integração entre as diferentes áreas do segmento de TI. Promover essa unificação não é tarefa fácil e, por isso, é muito mais prático adotar o método DevOps uma vez que sua empresa já tenha iniciado a transição para o digital.

A atuação no esquema DevOps precede de uma equipe de trabalho multidisciplinar, que se utiliza de ferramentas automatizadas para construir códigos, testar e, acima de tudo, prevenir incidentes durante o processo de produção.

Por trazer mais agilidade à equipe de trabalho e apresentar melhores resultados para a empresa, a lógica DevOps vem se espalhando. Esse crescimento se dá devido à independência que os setores de desenvolvimento e operação ganham a partir de uma lógica de comunicação mais integrada.

Benefícios que DevOps pode trazer ao setor de TI

Planejamento, desenvolvimento, implementação, configuração e suporte. Com a lógica do DevOps, todos esses processos podem ser feitos à “quatro mãos” graças à possibilidade da automatização de tarefas em TI.

A rotina de integração entre os setores de operação e desenvolvimento propicia agilidade e estimula maior produtividade por parte da equipe de trabalho.

Automatização de tarefas operacionais

Com a adesão à lógica DevOps, a gestão de todo o processo de produção interna passa a ser automatizada. A automação das tarefas operacionais possibilita que a equipe de trabalho ganhe tempo, além de tornar todo o trabalho mais confiável e menos suscetível a erros.

A automatização de tarefas em TI também possibilita um ganho de produtividade e eficiência, uma vez que agora são executadas de forma muito mais rápida se comparada ao caso da intervenção humana.

Agilidade na entrega

Aliado às plataformas em nuvem, o DevOps contribui para agilizar o ciclo de produção dos materiais. Ao encurtar a distância entre as equipes, a prática proporciona a otimização da produção e diminui o tempo de entrega dos produtos ou serviços.

Economia com despesas operacionais

Com todo o procedimento automatizado através de um software, o processo ganha em agilidade e se torna dependente de menos pessoas para a sua execução. Essa logística enxuta, consequentemente, colabora para a economia com despesas operacionais.

Assim, percebe-se que a redução de custos é um dos benefícios advindos da implantação do DevOps. Agora, com a comunicação integrada e a automatização de tarefas em TI diante de plataformas universais, eventuais problemas podem ser tratados de maneira ainda mais eficaz.

Redução do tempo de operação

Diante de uma estrutura de comunicação integrada, com o compartilhamento de dados e arquivos feito através de plataformas em nuvem, toda a logística de operação voltada à produção interna acontece com um menor tempo de operação.

Uma vez que a gestão de alguns processos produtivos está sendo compartilhada entre os setores de desenvolvimento e operação, há um ganho de tempo representativo no intercâmbio de informações com a equipe.

Quer conhecer mais detalhes sobre os benefícios que a cultura DevOps pode trazer a sua empresa? Baixe nosso e-book “O papel do Cloud Computing e DevOps na Transformação Digital”!

 


Conteúdos que você pode gostar também:

Google aposta em soluções mais baratas

Google aposta em soluções mais baratas

Google aposta em soluções mais baratas: A Google está decida a fazer das ofertas de cloud um serviço tão o mais…