Conheça alguns mitos e verdades sobre cloud computing


Quer saber alguns mitos e verdades sobre cloud computing? É comum que a computação em nuvem, ou cloud computing, seja tratada como uma tecnologia disruptiva. Mas, é ainda mais do que isso. Trata-se de um novo conceito, uma quebra de paradigma que tem modificado processos e formas de organização interna dentro das empresas.

A partir da nuvem é possível criar um depósito de informações online, o que garante a segurança e a governabilidade dos dados, além de permitir o acesso a qualquer membro ligado à rede de forma remota, por meio de uma simples conexão com a internet.

As possibilidades da cloud computing estão cada vez acessíveis ao público, sendo abertas ao mercado como um serviço e não um produto. Mas, lembre-se que cada solução é planejada conforme a demanda da empresa, e que nem sempre apenas uma solução em nuvem resolve todos os problemas internos da organização.

Ao criar uma nova forma de armazenar e compartilhar informações, a nuvem tem impacto decisivo sobre a organização interna da empresa, de forma a agilizar os processos, diminuindo os gaps e também reduzindo os custos com infraestrutura, uma vez que não se gasta mais com rotinas de backup ou compra de equipamentos.

Mitos e verdades sobre cloud computing

Ao falarmos sobre cloud computing, estamos nos referindo a um sistema complexo, repleto de variáveis, e que pode ser programado de inúmeras maneiras. Envolve não só o armazenamento, como também a virtualização, a possibilidade de trabalho remoto, novas ferramentas de análise, entre outros aspectos.

A solução cloud, por sua vez, pode englobar softwares renderizados externamente, backups, sistemas operacionais virtualizados e até a criação de históricos de modificação e soluções colaborativas.

Abaixo, vamos pontuar alguns mitos e verdades para esclarecer dúvidas sobre a implantação de um sistema em nuvem na sua empresa. Veja só:

Mitos e verdades sobre cloud computing: Mitos

Os mitos são traiçoeiros. Muitas vezes, impedem que a empresa adote uma nova tecnologia que, certamente, poderia trazer benefícios em termos de administração.

  • Cloud computing exige muito investimento…

A ideia de que, para implantar a nuvem, é preciso realocar um alto investimento a ser aplicado dentro do setor de TI, não é verdadeira. A tecnologia cloud computing promove exatamente o contrário – a redução de custos. Isso porque você só paga pelo serviço e por eventuais manutenções que mantêm a segurança na rede.

No início desse movimento de transformação digital, os serviços em nuvem eram mais caros e direcionados apenas para as grandes corporações. Mas, diante da necessidade e da popularização, foi preciso adotar novas estratégias para se consolidar no mercado. Atualmente, você pode aderir a um modelo de assinatura e pagar apenas pelos serviços e ferramentas contratados.

  • É um risco para os profissionais da área de TI…

Ao contrário do que alguns pensam, a tecnologia cloud computing não vem para confrontar a ação humana, mas sim colaborar. Profissionais da área de TI, por exemplo, são fundamentais para gerir e organizar o sistema cloud, que está presente em grande parte das empresas para facilitar os processos e maximizar os resultados conquistados pela equipe.

De acordo com a pesquisa da consultoria Gartner, a adesão aos serviços de cloud computing cresce de forma exponencial. Existem prognósticos de que, até 2020, a maior parte das empresas estejam utilizando as ferramentas e serviços em nuvem.

  • Depender da nuvem é perigoso…

Isso não se aplica. Apesar de ser novidade para algumas empresas, a tecnologia em nuvem não coloca os arquivos em risco. Pelo contrário. Ficam reservados a um sistema online que pode ser acessado de forma remota desde que o usuário forneça, por exemplo, uma senha de acesso. Isso também garante a segurança.

A nuvem surge, sobretudo, como forma de armazenar e compartilhar dados dentro da rede com total autonomia e segurança.

Mitos e verdades sobre cloud computing: Verdades

Agora é hora de atestarmos as verdades, e também alguns benefícios, sobre cloud computing. Existem outras possibilidades a partir da nuvem, além da acessibilidade, disponibilidade e flexibilidade dentro do mindset de trabalho.

  • Redução de Custos

É, com certeza, uma das principais preocupações de todas as empresas. A redução de custos, entre outros fatores, estimula as primeiras cobranças aos setores de administração. Mas, fique tranquilo! A nuvem é a alternativa ideal para buscar a redução dos custos com infraestrutura.

Isso porque a empresa se livra do custo de manter uma estrutura fixa de servidores e computadores. Com todo armazenamento e compartilhamento de dados nas redes, cortam-se os gastos extras com a infraestrutura.

A maior agilidade nos processos também reduz o tempo de cumprimento das demandas, o que aumenta a produtividade e também otimiza os custos..

  • Segurança dos Dados

Os melhores fornecedores de serviços de computação em nuvem têm times exclusivamente focados em garantir a segurança dos sistemas. Terceirizar a gestão da nuvem é uma boa ideia? Se depender de um profissional especializado, sim!

Cuidar das rotinas de manutenção na plataforma, por exemplo, é fundamental para ficar livre de ameaças e garantir a total privacidade dos dados. Não existe sistema imune a falhas.

Mas, com uma estrutura especializada cuidando da gestão da plataforma, é possível minimizar a ocorrência de ataques aos dados ou paradas repentinas na plataforma, que abalam diretamente a produção, garantindo total segurança ao sistema.

  • Flexibilidade e Escalabilidade da Estrutura

Ao contar com uma plataforma cloud, o fardo de gerenciar servidores próprios deixa de estar sobre os ombros das equipes de TI. Assim, é possível flexibilizar não só o compartilhamento de dados, como a própria rotina de trabalho (que pode se tornar remota).

Bons serviços de cloud podem ajustar, especialmente, a melhor estrutura à necessidade da empresa. Isso não só ajuda a diminuir o custo de tempos ociosos, como ajuda a preparar melhor para picos de operação e o surgimento de novas oportunidades.

Diante da dinâmica do mercado e do grande volume das demandas, o cloud computing é um serviço urgente para as empresas que desejam exponenciar seus ganhos e flexibilizar a rotina de trabalho.

A ADTsys é uma empresa especializada em cloud computing, com experiência para oferecer às empresas todo o suporte necessário para o setor de TI, no que diz respeito à transformação digital dos processos internos. Toda a migração para a nuvem é feita sob demanda, de acordo com as necessidades de cada cliente.

Para saber mais como otimizar processos em nuvem dentro da sua empresa, confira a possibilidade de contar com uma consultoria exclusiva e sem custos que a ADTsys traz a você!

Quer aprender tudo sobre computação em nuvem? Baixe o e-book “O papel do Cloud Computing e DevOps na Transformação Digital“!

 


Conteúdos que você pode gostar também:

BI

9 motivos para investir em BI – Business Intelligence

Os motivos para investir em BI – Business Intelligence são muitos. Afinal, qualquer organização tem suas perguntas e…

Tendências em cloud computing reforçam seu papel estratégico

Quais tendências em cloud computing nos aguardam nos próximos anos já que, durante 2021, o mundo foi praticamente…

Nuvem eleva experiência do cliente 4.0

Será que a nuvem eleva a experiência do cliente? Essa tem sido uma pergunta recorrente e que merece uma análise. O…