Cloud para 2017 – O que devemos esperar?: Para começarmos o ano e este post, devemos constatar que Cloud Computing, nos últimos cincos anos, ajudou muitas empresas a se transformarem, mas após algumas pesquisas, vejo muitos especialistas e provedores de tecnologia concordarem que estamos entrando na segunda fase para Cloud.

Nesta fase, o mercado estará acelerado tanto para Cloud públicas quanto para a privada, onde a medida que as empresas buscarem ganhar eficiência, irão escalar cada vez mais seus recursos computacionais. Criarão novos ambientes e farão uso intenso de infraestrutura e plataformas.

Minha percepção para o mercado brasileiro é que, teremos um ano muito promissor sem dúvida nenhuma. Nos últimos dois ou três anos, vimos as empresas superarem questões de: desconfiança como segurança, localidade física, latência, performance, e temos o cenário maduro para que o crescimento seja exponencial.

Vou enumerar alguns fatores que serão impulsionadores para que realmente tudo se torne realidade.:

1.) Empresas com grandes orçamentos, DataCenters locais e aplicações complexas olharão para Cloud na busca por provedores que tornem viável a execução de aplicações essenciais (core business).

Aplicações ‘core business’; como ERPs, CRMs, SAP, Totvs, Oracle e grandes investimentos em DataCenters locais, não serão mais desculpas para que as empresas adotem Cloud.
Sendo infraestrutura, plataforma ou Software, os benefícios de Cloud são evidentes e as empresas passarão a investir fortemente nesta nova modalidade.

2.) Crescimento no número de provedores de Cloud no Brasil.

O número é grande! Cloud hoje no Brasil tem para todos os gostos. Temos de multinacionais até empresas locais – relacionado as principais como, IBM, AWS, AZURE, GOOGLE, e as locais que buscam novos conceitos, como; LOCAWEB, UOL, TIVIT, etc.

Esse número alto de provedores fará com que a competitividade cresça e torne as soluções e produtos cada vez mais qualificados, impulsionando assim novos clientes.

3.) O tamanho ainda não importa! O importante é que as empresas tenham CLOUD;

Quando falamos de infraestrutura por exemplo, é difícil encontrarmos grandes movimentações – a não ser de um projeto ou outro. O fato é que, para que cloud ganhe grandes clientes e uma utilização exponencial, o importante é que as empresas estejam utilizando Cloud.

4.) As ferramentas de migração para cloud estão melhorando e facilitarão a adoção;

Um dos fatores que os clientes sempre colocavam como impeditivo era a questão de migração de seu ambiente para Cloud, e a necessidade em muitos casos de uma customização completa de suas aplicações.

Este problema hoje tem uma real solução. Empresas como; Double Take, Zerto, e CloudMigrator, tem transformado e criado aplicações capazes de migrar o ambiente garantindo estabilidade, baixo custo e diminuindo, cada vez mais, o impacto da ida a Cloud.

5.) Criação de novos negócios;

Não há mais espaço para perda de tempo. Hoje, a criação de novos negócios é cada vez mais importante e Cloud é um parceiro essencial nesta jornada.

O mundo está em se transformando a cada minuto e aplicações web e mobile farão cada vez mais sentido para o atendimento de seus clientes.

“Cloud para 2017 – O que devemos esperar?”

FONTE: THIAGO VIOLA


Conteúdos que você pode gostar também:

Montanha de dados exige profissionais capacitados

Montanha de dados exige profissionais capacitados: A maior dificuldade dos líderes de marketing no mundo digital…

Computação em nuvem irá dominar os negócios em tecnologia até 2020

Computação em nuvem irá dominar os negócios em tecnologia até 2020: O Gartner anuncia que até 2020 as empresas que não…

De Cloud-first para Cloud-only

De Cloud-first para Cloud-only: Nos últimos anos, estratégias de cloud-first e cloud-only vêm substituindo a postura…