Case de Sucesso ADTsys-São Luiz: modernização com DevOps


Conheça mais um Case de Sucesso ADTsys, desta vez você confere como a cultura Devops, suas metodologias e tecnologias podem entregar alta disponibilidade no fornecimento de serviços e produtos com agilidade e otimização de rotinas. 

Neste caso, falaremos sobre a Rede D’Or São Luiz e seus desafios de atender sua enorme e crescente demanda, sem gerar custos de expansão em termos de hardware e ferramentas, mantendo o padrão da qualidade de seus serviços. 

Ao final do conteúdo você encontra quais as soluções entregues pela ADTsys e como elas foram aplicadas para atender as necessidades da rede de saúde São Luiz. 

Boa leitura!  

Sobre a Rede D’Or São Luiz 

A D’Or São Luiz foi fundada em 1977 no Rio de Janeiro, como Cardiolab. Hoje, é a maior rede integrada de cuidados de saúde no Brasil. 

A rede presta serviços em 4 diferentes regiões do país. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná e no Distrito Federal.  

A Rede D’Or São Luiz é referência em qualidade técnica e conta com 51 hospitais próprios, mais de 45 clínicas oncológicas, além de atuar em serviços complementares, como banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades. 

O foco da organização é direcionado ao atendimento humanizado, qualificação de equipes, adoção de novas tecnologias e expansão das áreas de atendimento. 

Desafios enfrentados pela Rede D’Or São Luiz 

Antes de se tornar um Case de Sucesso ADTsys, a Rede São Luiz tinha como grandes desafios suportar a crescente demanda de usuários finais sem diminuir a qualidade dos serviços. 

São inúmeras as necessidades e expectativas a atender, em 4 regiões, com costumes e hábitos diferentes, fora a enorme demanda diária e em crescimento. Tudo com o mesmo padrão de qualidade e agilidade. 

Além disso, era preciso de um projeto que não gerasse novos CAPEXs para a rede, ou seja, não estava nos planos investir mais dinheiro com tecnologia e, sim, otimizar as plataformas e ferramentas atuais. 

Para isso, a Rede D’Or São Luiz precisava de: 

  • Aquisição de recurso computacional em forma de serviço;  
  • Redução de espaço para armazenamento de backups; 
  • Aumentar significativamente a disponibilidade de sua estrutura atual. 

A solução do Case de Sucesso ADTsys-Rede D’Or São Luiz 

A ADTsys foi a empresa escolhida por sua expertise em desenvolvimento de projetos baseados em DevOps com foco na modernização dos processos. 

A cultura DevOps se encaixou perfeitamente como solução dos desafios da Rede São Luiz pelo fato de trabalhar as equipes e tecnologias atuais para otimizar processos e automatizar rotinas. 

Assim, seria possível que diferentes áreas e tecnologias da empresa somassem forças para aumentar a alta disponibilidade, além de manter a qualidade de produtos e serviços em um curto espaço de tempo. 

Por esses e outros motivos, identificamos que a adoção do serviço “DevOps as a Service” era a melhor estratégia para superar os desafios e transformar a Rede D’Or São Luiz neste projeto que se transformou em Case de Sucesso ADTsys – veja mais detalhes sobre o DevOps. 

Para isso, automatizamos a criação de múltiplos ambientes de testes temporários para a homologação de recursos positivos destinada a diferentes equipes interessadas. Também foi realizada a automação do processo de backup com baixo RPO (Objetivos de Ponto de Recuperação). 

Para o sucesso da implementação do DevOps as a Service, utilizamos ferramentas de integração e entrega contínua atrelados em uma infraestrutura de servidores com rápido deployment e Rollback.  

Isto foi feito por meio de procedimentos de Blue Green e Canary Deployment automatizados. 

Todos esses ambientes foram criados com práticas DevOps (infraestrutura como código), garantindo melhor rastreabilidade de acesso, alterações de recursos e componentes em nuvem de acordo com as demandas da Rede D’Or São Luiz. 

Até aqui, podemos observar como a cultura de utilizar a infraestrutura como código tem a capacidade de otimizar e aumentar a disponibilidade dos recursos atuais. 

Nosso serviço DevOps, tem o foco totalmente direcionado em entregar agilidade e otimização no trabalho de gestão de infraestruturas cloud 

Temos o poder de automatizar o ambiente de suas aplicações tratando sua infraestrutura como código.  

Entre em contato com um de nossos especialistas e transforme sua empresa em mais um Case de Sucesso ADTsys. 


Conteúdos que você pode gostar também:

Conheça o Data Lake Blockchain as a Service

Assista o vídeo na íntegra para entender a proposta e o funcionamento da Plataforma Data Lake Blockchain! Se tem…

Conheça o Data Lake Blockchain As a Service

A ADTsys em parceria com Von Braun Labs lançou seu novo serviço, o Data Lake Blockchain as a Service.

Data Analytics e BI – transformação digital nas empresas 4.0

Data Analytics e BI têm presença garantida no mercado 4.0, marcado pela corrida das empresas em busca de estratégias e…