Cloud computing garantindo a segurança do software

Segurança do software em Cloud: É muito provável que você já tenha se envolvido em alguma interação a partir de nuvens sem nem se dar conta. A computação em nuvem, dentro da gestão de TI, vem se consolidando como uma ótima alternativa para dinamizar processos e garantir a segurança do software.

De acordo com o conceito de cloud computing, as entregas da área de desenvolvimento e computação ocorrem como um serviço e não como um produto.

Ou seja, os dados e arquivos são alocados em um sistema universal a partir de conexões com a internet, o que possibilita o fácil acesso e compartilhamento entre os membros da equipe e também com o cliente. É justamente essa estrutura descentralizada que faz alusão à uma nuvem.

O acesso aos dados de forma remota vem modificando o modelo de negócio das empresas, sobretudo no setor de TI. A partir desta possibilidade, todas as ações podem ser executadas com muito mais segurança, eficácia e transparência dentro de um processo de produção.

Assim, tanto os clientes como os desenvolvedores do software, por exemplo, desfrutam do livre acesso à plataforma e podem ficar igualmente atualizados sobre o andamento dos processos.

Segurança do software: o primeiro dos benefícios

De acordo com uma pesquisa conduzida pela empresa Capgemini, em 2016, a “maturidade digital” das empresas brasileiras vem crescendo progressivamente. Mesmo assim, o levantamento revela setores ainda carentes de investimento para alcançar a transformação digital.

O alto custo para a implantação de novas tecnologias digitais é, em muitos casos, o maior empecilho para as empresas do setor. A pesquisa, que contou com o depoimento de 150 executivos, registrou que 63% dos entrevistados afirmou utilizar as ferramentas tecnológicas, como a computação em nuvem, para atender melhor o cliente e também garantir a segurança do software.

De acordo com outro levantamento da consultoria IDC, a tendência é que a computação em nuvem movimente 50% mais a economia neste ano do que em 2014, quando a tecnologia se consolidou como uma das grandes soluções de armazenamento e compartilhamento de dados para as empresas.

A segurança do software parece estar em primeiro lugar quando o assunto é a adoção de métodos em nuvem. De acordo com a Symantec, ao longo do ano de 2015, os brasileiros tiveram um prejuízo de R$ 33 bilhões com cibercrimes.

Diante de todas as ameaças que os chamados hackers podem oferecer, os serviços em nuvem têm sido implantados de acordo com métodos cada vez mais precisos. Além da segurança, outros benefícios das plataformas em nuvem são:

– Redução de Gastos – com a computação em nuvem, é possível economizar em termos de infraestrutura, já que não é preciso arcar com aquisição de hardware nem licenças de software; mão de obra, uma vez que tudo pode ser feito remotamente; e um alto nível de consumo energético.

– Retorno sobre o Investimento – ao deixar de se preocupar com infraestrutura e ter uma equipe completamente focada nos processos internos, com toda a logística organizada, a chance de escalar o negócio e conseguir um bom retorno sobre o investimento cresce.

– Economia de Tempo – com a otimização dos processos internos, diante de um novo sistema de interação em nuvem, a equipe de trabalho acaba ganhando tempo para aplicar em outras tarefas mais estratégicas;

– Aumento da Produtividade – diante de um sistema de armazenamento e compartilhamento universal de dados e arquivos, a logística interna da empresa acaba sendo simplificada, o que tende a aumentar a produtividade da equipe;

Benefícios do cloud para a gestão de TI

A partir do momento que cada setor da equipe foca em suas respectivas prioridades, a gestão de todo o setor de TI consegue ser otimizada, o que beneficia o ritmo da produção e também a segurança do software que está sendo desenvolvido.

A nova organização do setor, que decorre da implantação dos serviços em nuvem, permite que a equipe se volte a questões mais estratégicas do negócio uma vez que a operação está toda internalizada e automatizada de forma remota.

Neste cenário, a escalabilidade rápida e imediata é mais uma das vantagens do cloud computing.

E os benefícios para o cliente final?

Em se tratando de um processo de desenvolvimento, no qual a segurança do software e dos dados compartilhados é um dos maiores objetivos, a plataforma em nuvem oferece ao cliente a possibilidade de se manter atualizado sobre a rotina de produção até a formatação do produto final.

Esse ambiente remoto, e acessível de qualquer lugar – mediante conexão de internet -, facilita ainda a fase de testes do software antes de sua plena execução. Diante de um sistema cloud, fica ainda mais fácil compartilhar atualizações, modificar versões e fazer o intercâmbio com o cliente.

Agora que você já sabe como garantir a segurança do software em Cloud:

Quer aprender tudo sobre computação em nuvem? Baixe o e-book “O papel do Cloud Computing e DevOps na Transformação Digital“!

 


Conteúdos que você pode gostar também:

Inteligência Artificial e os benefícios do deep learning

Inteligência Artificial e os benefícios do deep learning: Junto com diversas pesquisas e descobertas relacionadas ao…

Infrastructure as a Code: Gerencie nuvens com eficiência

Saiba mais sobre o termo Infrastructure as a Code O termo Infrastructure as a Code (Infraestrutura como Código) tem se…

Como migrar pra cloud computing de forma segura?

Dicas de como migrar para cloud computing com segurança O fato de migrar pra cloud computing nada mais é do que uma…